O que são Cicatrizes e Como se livrar delas naturalmente

O que é uma cicatriz? A cicatriz é um pedaço de pele rosa-claro, marrom ou branco que se estende sobre a parte do corpo onde anteriormente existiu uma ferida, um arranhão, uma queimadura…

As cicatrizes são a forma de “cura”, após uma lesão.

O Que São Cicatrizes E Como Tratá Las

Olhe para a sua pele! Provavelmente tem uma ou mais cicatrizes. Muitas pessoas as têm. Por quê? Porque existem muitas lesões que deixam cicatrizes, desde uma queda na infância, uma cirurgia…

Elas são parte da nossa vida e um lembrete do que aconteceu em determinada altura das nossas vidas.

Para algumas pessoas, têm um significado especial!

É possível uma criança ter uma cicatriz no peito devido a uma cirurgia cardíaca, realizada quando ainda era bebê, ou talvez, por já ter tido varicela (catapora).

Há muitos Séculos atrás, os guerreiros usavam-nas para as exibir orgulhosamente como símbolos da sua bravura e  impressionar os seus amigos com histórias emocionantes sobre os seus passados.

E você – tem alguma história boa ou má das suas cicatrizes?

As cicatrizes ficam para sempre?

Cicatriz Quelóide

Independentemente de qual a causa da ferida, esta é a unica forma de “reparação” da pele. Á pele, são enviadas fibras de colágeno resistentes que agem para reconectar o tecido danificado. E o corpo faz o seu trabalho de cura, cobrindo a ferida temporariamente com tecido seco e duro chamado de crosta.

O papel da crosta é proteger a ferida enquanto esta cura a pele danificada por baixo. Eventualmente, a crosta seca e cai sozinha, deixando para trás a pele reparada e, na maioria das vezes infelizmente, uma cicatriz.

No entanto, nem todas as feridas deixam cicatrizes.

“Não é a profundidade ou a gravidade da lesão que determina se esta vai ou não deixar cicatrizes, mas sim a localização da mesma, e a tendência genética [herdada da familia ] “.

Por outras palavras, algumas pessoas são mais propensas a ficar com cicatrizes que outras, e é mais fácil a cicatrização em certas partes do corpo do que em outras.

O bom disto tudo é que elas podem ser tratadas e minimizadas naturalmente.

Tratamentos caseiros

Tratamentos Caseiros Para Cicatrizes

Manteiga de Karité e Óleo de Coco

Se sofreu uma lesão, um corte, laceração ou queimadura, mantenha a área úmida e coberta enquanto cura. Pode usar a manteiga de karité ou o óleo de coco para manter a ferida úmida.

Esta solução pode ajudar a prevenir a cicatriz ou evitar que ela fique muito grande, profunda ou origine coceira.

Os ácidos graxos ômega-3 e antioxidantes presentes na manteiga de karité e no óleo de coco têm mostrado inibir o crescimento da cicatriz quelóide e reparar a pele.

Além disso, sendo ambos tão eficazes na hidratação da pele, eles podem fazer parte de um regime contínuo para ajudar a minimizar algumas cicatrizes.

Basta aplicar manteiga de karité ou o óleo coco na pele duas a três vezes por dia.

Não há necessidade de lavar o local, pois a manteiga de karité e o óleo de coco são ambos benéficos para a pele.

No entanto, tenha cuidado para não deixá-lo em qualquer peça de seda, pois pode manchar.

Adesivos de Gel de Silicone

Cicatriz Hipertrófica

Outra opção para se livrar das cicatrizes são os adesivos de silicone. Tratam-se de adesivos simples que ajudam a acelerar a cura da ferida –  tornardo as cicatrizes menos vermelhas e doloridas.

Os adesivos de silicone tem sido largamente utilizados na prática clínica desde o início dos anos 80.

No entanto, alguns destes adesivos podem ter desvantagens em algumas pessoas.

Alguns pacientes desenvolvem reações cutâneas à fita usada para fixação, ter sudorese excessiva ou dificuldade e frustração na sua aplicação.

Além disso, a visibilidade do tratamento no caso de cicatrizes localizadas em áreas visíveis, como a face, pode ser óbvia e pouco atraente.

As melhores marcas de adesivos de silicone não requerem fixação e são quase invisíveis quando secos..

Geralmente requerem múltiplas aplicações no mesmo dia e um período de espera enquanto seca.

O atrito nas roupas pode causar alguns problemas, o que nem sempre torna o tratamento prático para todos.

Um estudo realizado em 2009 publicado no Journal of Cutaneous and Aesthetic Surgery examinou a eficácia do gel de silicone em cicatrizes em 30 pacientes com cicatrizes.

No final do estudo, os pesquisadores descobriram que o “gel de silicone tópico é um tratamento seguro e eficaz para cicatrizes hipertróficas e queloidais”.

Extrato de Cebola / Gel

O extrato de cebola é outra opção natural que pode ser usada uma vez que contém vários bioflavenóides únicos, como quercetina, kaempferol e cepalina.

Um estudo publicado no Journal of Clinical and Aesthetic Dermatology avaliou a aplicação do extrato em alguns pacientes e verificou que no final todos eles mostraram cicatrizes mais macias.

Após quatro e oito semanas de aplicação, o aspecto geral das cicatrizes melhou significativamente.

Concluiu-se então que o extrato de cebola é seguro e melhora significativamente a aparência da cicatriz após quatro semanas de aplicação diária.

Aloe Vera

Gel De Aloe Vera Para Acne

Conhecido como um ótimo remédio natural para ajudar em muitas doenças da pele, os benefícios do aloe vera incluem também o tratamento de cicatrizes.

Não só acalma a pele danificada, como também ajuda a regenerar os tecidos danificados, acelerando o processo de cicatrização.

Embora seja melhor usar a substância gelatinosa que é encontrada diretamente na folha de aloe vera, é fácil encontrar aloe vera pura numa loja de produtos naturais.

Para usar a folha de aloe vera, descasque a sua cobertura verde externa para obter a substância interna – semelhante a gel. Aplique o gel diretamente na área afetada.

Deixe atuar no local cerca de meia hora ou mais, se possível. Pode até dormir com o gel, pois seca rapidamente.

Tente aplicar o gel duas a três vezes ao dia.

Não apenas as cicatrizes de acne diminuirão, como também oferece um brilho agradável à pele – apertando e reduzindo as rugas como um benefício adicional!

Óleos Essenciais: Óleo da árvore do chá e Helichrysum

O óleo da árvore do chá (Melaleuca alternifolia) é um remédio natural incrível para curar cicatrizes. É muito eficaz porque tem propriedades anti-sépticas, antibacterianas, antifúngicas e antivirais.

Como um tratamento natural eficaz contra acne, o óleo da árvore do chá é também ele eficaz na cicatrização de cicatrizes de acne.

É mais benéfico na cicatrização de cicatrizes hipertróficas – podendo diminuir gradualmente a cicatriz.

Use duas a quatro gotas de óleo de melaleuca alternifolia combinado com óleo de coco e esfregue na área afetada duas vezes ao dia.

O óleo essencial de Helichrysum também é uma ótima opção para ajudar a diminuir a aparência de cicatrizes devido ás suas propriedades antibacterianas.

Por ser um antioxidante, o helichrysum ajuda a prevenir e regenerar a pele danificada.

Óleo de Emu

O óleo de emu (Dromaius novaehollandiae) é proveniente da gordura localizada na parte de trás do Emu – uma ave nativa da Austrália.

Provavelmente já ouviu falar dele – semelhante a uma avestruz. Há muito tempo que o seu óleo é conhecido por ajudar a matar bactérias e reduzir a inflamação.

O óleo de emu é rico em ácidos graxos ômega – ômega-9, ômega-6 e ômega-3 – que ajudam a dar um brilho saudável à pele, pois tem a capacidade de penetrar profundamente e, portanto, hidratar profundamente.

Por este motivo, pode ser benéfico no tratamento da inflamação e minimizar o aparecimento de cicatrizes, promovendo, em última análise, o processo de cicatrização natural da pele.

Vinagre De Maçã

Vinagre De Maça

O vinagre de maçã é um adstringente e um desinfetante natural – que o torna um ótimo anti-séptico e um tratamento eficaz para cicatrizes de acne.

Como ajuda a eliminar as células mortas da pele, pode até mesmo ajudar a eliminar algumas cicatrizes de acne.

Misture o vinagre de maçã com mel; depois, usando uma bola de algodão, aplique na pele ou na área afetada. Deixe atuar por cerca de 10 minutos e enxague. Realize o processo duas a três vezes por dia.

Conheça alguns tipos de cicatrizes, acompanhados pelos seus respectivos tratamentos:

Leia também o artigo (Remédio Caseiro para Cicatrizes).