Sal de Epsom: Benefícios e Como usar no banho

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Publicado em 1 de setembro de 2017

Quem já sentiu o profundo efeito calmante de um banho com sal de Epsom, sabe o quão benéfico ele pode ser no alivio de dores musculares e outros problemas de saúde. Trata-se de um banho de imersão simples de aproximadamente 15 a 20 minutos que envolve a adição de uma pequena quantidade de sais de Epsom em água morna.

Conheça 10 Benefícios Poderosos Do Banho Com Sal De Epsom

É classificado como sal devido à composição química que o caracteriza, que ao dissolver em água liberta dois compostos: o sulfato de sódio e o magnésio, minerais que podem penetrar a pele durante o banho, fornecendo uma série de benefícios para a saúde.

Como usar no banho

Banho Com Sal De Epsom

Tomar um banho com sal de Epsom é um processo simples. O sal pode ser adquirido com facilidade em algumas lojas, principalmente lojas de produtos naturais e ervanárias.

Apenas precisa de 1 a 2 xícaras de sal de Epsom por banho — dependendo da quantidade de água usada.

Lembre-se usar apenas água morna, já que a água muito quente pode danificar profundamente a pele, além de remover a oleosidade natural e prejudicar e eficácia do “sal mágico”.

Deixe que o sal se dissolva na água antes de entrar na banheira, o que deve levar cerca de 4 a 5 minutos.

Mergulhe o corpo durante 15 minutos, tentando manter o corpo relaxado.

Pode realizar o banho 2 a 3 vezes por semana.

Benefícios do banho com sal de Epsom

Benefícios Do Banho Com Sais De Epsom

Além de relaxantes, também fornecem uma série de benefícios para a saúde, incluindo o alívio de dores musculares, redução de processos inflamatórios na pele e alivio da dor da artrite.

Reduz processos inflamatórios

O sal de Epsom pode ser usado no alivio de processos inflamatórios na pele, como psoríase, eczema, acne ou rosácea. Ele estimula a circulação sanguínea nessas áreas, melhorando a cicatrização, ao mesmo tempo em que colabora na eliminação de células mortas.

Atua como analgésico

As propriedades analgésicas dos banhos de sais de Epsom podem ser úteis no alivio de algumas dores.

Alivia alguns sintomas de artrite

Artrite Reumatoide

Os sais e o calor da água podem ajudar a aliviar a tensão muscular, dor e inflamação nas articulações das mãos, quadris e pés.

Alivia o estresse

Ao ajudar a equilibrar os níveis de eletrólitos e a promover o funcionamento correto dos nervos, o banho também modifica os níveis hormonais e as transferências de neurotransmissores — fundamentais para o humor e comportamento em geral.

Melhora a qualidade do sono

Sintomas Da Privação De Sono

Um banho com sal de Epsom uma hora antes de dormir pode ser uma solução rápida e simples para todos os que sofrem de insônia. A natureza calmante do magnésio, um mineral presente nas células do nosso corpo, também desempenha um papel importante na produção de neurotransmissores.

Quando o organismo tem magnésio em excesso, o corpo é capaz de converter mais triptofano em serotonina, o que auxilia no sono e na regulação do ritmo circadiano.

Desintoxica o organismo

Alguns estudos apontam que os banhos de sais de Epsom podem acelerar a limpeza do corpo, devido ao impacto que exercem sobre os níveis de eletrólitos.

O aumento da eficácia corporal na metabolização dos líquidos faz com que o organismo armazene menos toxinas, além de eliminá-las mais rapidamente.

Mantém o sistema nervoso saudável

Considerando o fato de como ele é capaz de regular a concentração de eletrólitos, isso significa que a função neural também é aperfeiçoada.

O sistema nervoso depende de um fluido de eletrólitos equilibrado para transmitir mensagens e sinais de forma eficaz. A eficácia dessas transmissões colaboram para um bom funcionamento muscular e aperfeiçoamento das atividades cognitivas.

Queimaduras solares

Queimadura Solar

Os efeitos calmantes e anti-inflamatórios do sal de Epsom podem ser eficazes em pessoas com queimaduras.

Aqui, a água morna, em vez de quente, é novamente recomendada — já que a água muito quente pode causar uma sensação de queimação na pele.

O banho conduz a circulação do sangue para o local da queimadura e, assim, acelera o processo de cicatrização, além de também reduzir a dor.

Reduz o inchaço

O inchaço nos pés é um transtorno doloroso para muitas pessoas, principalmente gestantes e pessoas que trabalham de pé todos os dias. Nestes casos os sais podem ajudar a reduzir o inchaço e a aliviar a dor.

Picadas de insetos

Picada De Abelha No Rosto

Se sofrer uma picada de um mosquito, abelha, aranha, carrapato ou outro inseto, após desinfectar a ferida e remover o ferrão, um banho com este sal pode ser benéfico no alivio da dor e estimular o processo de cicatrização. Além disso também reduz a vontade de coçar feridas de picadas mais intensas.

Efeitos Colaterais

Apesar de ser uma boa opção para muitas pessoas, existem alguns possíveis efeitos colaterais que devem ser conhecidos. Diarreia e desidratação são alguns deles.

Evite banhos (de sais) muito longos ou frequentes para evitar alguns efeitos colaterais.

Diarreia: a exposição excessiva ao sulfato de magnésio pode originar um efeito laxante e, dependendo da quantidade absorvida pelo organismo, pode ocorrer diarreia, em alguns casos. Limitar os banhos a, no máximo, 20 minutos ajuda a evitar esse efeito secundário.

Desidratação: a presença de água com alto teor de sal faz com que o mineral absorva a umidade da pele, podendo causar desidratação. Limite a quantidade de banhos a 2 ou 3 por semana.

Continuação » 5 Usos do Sal do Mar Morto e Sal Rosa dos Himalaias

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.

Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

Última atualização da página em 16/09/19