10 Frutas com Baixo Índice Glicêmico que previnem a Diabetes

Estudos mostram haver uma ligação entre o consumo de frutas com baixo índice glicêmico (IG) e uma redução na incidência da diabetes. A fruta não pode ser valorizada apenas pelas vitaminas contêm. Em alguns casos, como na diabetes por exemplo, o índice glicêmico dessa fruta é bem mais importante que os nutrientes que ela possui. Algumas das frutas com menor índice glicêmico, indicadas para indivíduos com diabetes, incluem: peras, ameixas, pêssegos, laranjas, damascos… Abaixo pode conhecer melhor cada uma delas.

Pera

Pêra

IG: 25

As peras não são apenas deliciosas, mas também apresentam um índice glicêmico baixo. Embora com baixo nível de vitamina C, elas são uma fonte confiável de fibra dietética e potássio.

Existem diferentes variações de peras. As peras enlatadas em xarope de açúcar reduzido atingem a pontuação IG mais baixa, mas também as peras cruas (IG: 33), as peras secas (IG: 43) e as metades de pera enlatadas em sumo natural (IG: 43) são boas para comer.

» Conheça as 10 Frutas Secas / Desidratadas Mais Ricas em Proteínas

Ameixa

Ameixas

IG: 29

As ameixas secas são ricas em fibras dietéticas e vitamina K. As ameixas secas fornecem vários benefícios favoráveis à saúde.

Além disso, elas pertencem à lista de frutos com menor índice glicêmico. Mas, por questões de segurança, não coma muitas, pois estão secas e têm mais hidratos de carbono.

Em vez disso, as ameixas frescas são uma boa alternativa, com um IG de 39.

Pêssego

Pêssego

IG: 30

Os pêssegos são uma excelente escolha para as pessoas com diabetes, tanto os pêssegos enlatados em sumo natural (IG: 30), como os pêssegos secos (IG: 35).

Embora em pequenas quantidades, os pêssegos contêm muitas vitaminas diferentes.

Laranja

laranja

IG: 33

Este citrino popular é uma ótima fonte de vitamina C e de outros nutrientes. Existem diversas variações, como laranja de sangue e laranja de umbigo.

Além disso, a Marmelada feita de laranjas sem açúcares adicionados tem um IG baixo de (27).

Alperce (Damasco)

Damasco

IG: 34

Um alperce (damasco) médio contém apenas 48 calorias e é uma fonte moderada de vitaminas A e C. Com um IG entre 30 e 32, os secos são também uma boa escolha.

Tâmaras

Tâmaras

IG 31-50

Esta típica fruta exótica do Médio Oriente é uma boa fonte de vários nutrientes essenciais, como potássio, magnésio e vitamina B6.

As grandes variações nas tâmaras e a forma como foram embaladas são responsáveis pela diferença no índice glicêmico.

Maçãs

IG: 39

As maçãs têm um IG reduzido e são uma boa fonte de fibra dietética. Elas apenas fornecem pequenas quantidades de nutrientes essenciais, mas são fáceis de comer como um lanche saudável.

Morango

IG: 40

Os morangos fazem aumentar a sua vitamina C e contêm uma grande quantidade de manganês e outras fibras alimentares. A variante seca de morangos tem a mesma pontuação de IG.

Nectarinas

Nectarina

IG: 43

Como um mutante do pêssego, a nectarina é uma boa fonte de potássio e magnésio. 100 gramas de nectarina apenas contém 36 calorias.

Tangerina (mandarina, Citrus reticulata)

Mandarina

IG: 47

Semelhantes às laranjas, as tangerinas contêm muita vitamina C. Elas também são ricas em fibras alimentares, vitamina A e vitaminas B1 e B6.

» Conheça As 15 Melhores Frutas e Vegetais Low Carb

VOLTAR PARA »

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.