10 Tratamentos Caseiros Eficazes para Tratar Queimaduras Solares

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

Geralmente, quando a queimadura solar não é grave ela se cura em torno de uma semana.

Porém, existem algumas medidas caseiras que podem acelerar esse processo, como beber muito líquido para evitar desidratação, manter distância do sol e tomar um banho frio para refrescar a pele.

Tratamentos Caseiros Para Aliviar Queimadura Solar

A aplicação de chá verde, aloe vera, pepino, hamamélis ou chá de calêndula também pode aliviar uma queimadura solar.

Uma cataplasma de folhas de plátano ou um banho de aveia pode ser igualmente útil.

10 Tratamentos Caseiros para queimadura solar

  • Resfriamento da pele
  • Alta ingestão líquida
  • Aplicação de chá verde
  • Aplicação de aloe vera
  • Aplicação de hamamélis

Sim, todos nós precisamos de um pouco de luz solar em nossas vidas. Mas lembre-se sempre que o sol pode queimar sua pele, além de envelhecê-la e até mesmo aumentar o risco de câncer.

A melanina (pigmento que escurece a pele) pode protegê-lo até certo ponto.

Caso a exposição solar exceda a capacidade protetora desse pigmento, você pode acabar com uma queimadura solar — a qual deixa a pele vermelha, quente e dolorida, além de descascá-la após alguns dias.

As pessoas de pele clara são mais propensas a sofrerem essas queimaduras.

Se você tiver uma pele muito clara, menos de 15 minutos de exposição ao sol do meio-dia pode ser o suficiente para causar uma queimadura solar, enquanto uma pessoa com pele negra pode ficar exposta por horas sem se queimar. (1)

Se você manifestar sintomas graves relacionados às queimaduras solares, como calafrios, temperatura igual ou superior a 38º C, bolhas e inchaço na pele, será necessário consultar um médico.

Determinados sintomas, como tonturas, dores de cabeça e náuseas, também merecem uma avaliação médica, pois eles podem ser um indício de que você está com insolação.

O médico pode recomendar um curativo para queimadura, um creme de hidrocortisona, ou outros cremes para o problema. (2)

Na sequência, são listados algumas medidas e remédios caseiros que podem ajudar ao longo do processo de cura.

Resfrie a pele

Uma das primeiras coisas que você deve fazer se tiver uma queimadura provocada pelo sol é resfriar a pele.

O que fazer: resfrie sua pele ao tomar um banho ou ducha com água fria. Pressionar uma esponja com água fria sobre a pele também pode ajudar.

Beba muitos líquidos

Beber muito líquido não só ajuda a abaixar a temperatura, mas também evita uma desidratação.

O que fazer: não se esqueça de beber muita água. Você também pode preparar um suco com dois pepinos. Além de refrescante, o suco de pepino também ajuda a amenizar a dor. (3)

Fique longe do sol

Queimadura Solar

É importante ficar longe do sol até que a pele se cicatrize. Lembre-se também de cobrir a pele e evitar a luz solar (até mesmo aquela que surge através das janelas) até que a região esteja totalmente curada.

O que fazer: cuidado para não expor a pele ao sol (mesmo através das janelas). Além disso, cubra a região com roupas leves até que a pele se cicatrize.

Aplique chá verde

Chá Verde

Estudos mostram que a epigalocatequina-3-galato (EGCG), um composto presente no chá verde, reduz os danos do DNA causados pela radiação UV e atua como um protetor solar.

Além disso, alguns experimentos feitos em animais demonstraram que a aplicação tópica de extratos de chá verde pode inibir o desenvolvimento de células cancerígenas na pele. (4)

O que fazer: aplique um sachê de chá de verde fresco e úmido sobre a queimadura.

Aplique aloe vera (babosa)

Aloe Vera

A aloe vera é conhecida por suas propriedades curativas para a pele. Ela tem propriedades anti-inflamatórias que podem ajudar a reduzir a vermelhidão da pele causada pela exposição aos raios UV. (5)

Os polissacarídeos e as antraquinonas encontrados nessa benéfica planta também ajudam a curar a pele.

O que fazer: quebre uma folha de aloe vera, retire a seiva e a espalhe sobre a pele queimada pelo sol para aliviá-la.

Recorra aos pepinos

Banho Para Queimadura De Sol, Pepino E Aveia

Um pepino fresco pode ser seu melhor aliado para tratar queimaduras. Eles proporcionam um efeito calmante e também são ricos em antioxidantes, que podem combater os efeitos prejudiciais dos raios solares. (6)

O que fazer: fatie um pepino e o aplique sobre a pele. E como vimos anteriormente, beber suco de pepino também ajuda a reduzir a dor.

Aplique hamamélis

Hamamélis

A hamamélis é um calmante muito conhecido por suas propriedades anti-inflamatórias e pode ser usado para tratar queimaduras.

Um estudo, que analisou o efeito de uma loção contendo hamamélis sobre uma pele com inflamação e vermelhidão (causadas pela exposição aos raios UVB), descobriu que essa loção é bem eficaz. (7)

O que fazer: use uma compressa para aplicar um pouco da solução de hamamélis sobre a pele com queimadura provocada pelo sol.

Folhas de Tanchagem (Plantago major L)

Tanchagem, Plantago Major

Eis um remédio caseiro improvável para queimaduras: as folhas de tanchagem! As folhas desta planta maravilhosa contêm alantoína, um composto que ajuda a curar as células deterioradas da pele. (8)

O que fazer: tradicionalmente, um cataplasma de folhas de tanchagem é aplicado diretamente sobre a queimadura para curar e promover alívio à pele.

Para preparar um cataplasma, esprema uma folha em um recipiente com água fria, obtenha uma pasta e a envolva com um pano bem limpo. Em seguida, aplique o pano sobre a pele queimada pelo sol.

Calêndula

Chá De Calêndula

A calêndula tem propriedades anti-inflamatórias e pode ajudar na reparação tecidual e alívio da dor, quando usada topicamente sobre as queimaduras.

Os flavonoides presentes nessa erva são considerados os responsáveis por gerar esses efeitos terapêuticos. (9)

O que fazer: prepare uma infusão com 2 colheres de chá de flores de calêndula em uma xícara de água — deixe ferver por cerca de 10 a 15 minutos. Depois, filtre o chá e o deixe esfriar.

Aplicar um curativo limpo imerso neste chá pode ajudar a aliviar a queimadura.

Aveia

Durante eras, a aveia tem sido utilizada em banhos para aliviar a coceira e a irritação da pele, além de também auxiliar no tratamento de queimaduras cutâneas causadas pelo sol.

Ao ser misturada com água, a farinha de aveia coloidal se transforma em uma pasta pegajosa, a qual pode revestir sua pele e evitar a perda de umidade.

O glúten, presente na aveia, é considerado o responsável por propiciar as propriedades hidratante e calmante. (10)

O que fazer: adicione uma quantidade de aveia coloidal suficiente para o banho, deixando a água com uma coloração branca leitosa.

Geralmente, 2 a 3 copos de aveia devem causar este efeito. Depois, basta desfrutar de um banho relaxante.

Tome precauções para prevenir o evento

Prevenir é sempre melhor do que remediar. Então, aqui vão algumas dicas que podem ajudá-lo a proteger a pele.

Use protetor solar

Antes de se expor ao sol, certifique-se de usar um protetor solar de amplo espectro, que ofereça proteção contra os raios UVA e UVB. E lembre-se: usar um batom que tenha filtro solar ajuda a proteger os lábios.

Use roupas e acessórios de proteção

Use um chapéu e roupas, como camisas de mangas longas, que possam cobrir e proteger a pele dos raios do sol. Use óculos escuros com proteção UV.

Evite os horários de pico

Evite se expor ao sol durante os horários de pico da incidência solar, ou seja, entre às 10h e às 16h.