A pele oleosa resulta do excesso de produção de sebo pelas glândulas sebáceas, situadas sob a superfície da pele.
Substância oleosa constituída de gorduras, o sebo não é totalmente ruim, uma vez que ajuda a proteger e hidratar a pele, além de manter o cabelo saudável e brilhante.
Contudo, o excesso de sebo tende a deixar a pele oleosa, o que pode levar à obstrução dos poros e ao desenvolvimento da acne.
A influência genética, as alterações hormonais e até mesmo o estresse podem aumentar a produção de oleosidade.
Manter uma pele oleosa e com acne sob controle é algo desafiador.
Ainda assim, existem alguns tratamentos caseiros apoiados pela ciência que costumam reduzir os sintomas, descartando o uso de medicamentos convencionais ou de cosméticos caros.
Lavagem do rosto
Parece óbvio, mas muitas pessoas com pele oleosa não lavam o rosto diariamente. Se sua pele for oleosa, você deve lavar o rosto duas vezes por dia — mas não exagere.
Evite os sabonetes ásperos ou detergentes. Use um sabonete suave, como o sabonete de glicerina.
Papel mata-borrão
Esses papéis finos e pequenos não evitarão a produção exagerada das glândulas, mas removerão o excesso de óleo do seu rosto para ajudar a minimizar o aspecto brilhante e oleoso apresentado pela pele.
Os papéis mata-borrão são baratos e totalmente acessíveis. Use-os conforme o necessário ao longo de todo o dia.
Mel
O mel é um dos remédios de pele mais reverenciados da natureza. Graças a suas habilidades antibacterianas e antissépticas, ele pode beneficiar a pele oleosa e acneica.
O mel também é um umectante natural, o que ajuda a manter a pele hidratada, mas não oleosa. Isso ocorre porque os umectantes concentram a umidade da pele, sem substituí-la.
Para usar o mel a fim de tratar a acne e a pele oleosa, espalhe uma camada fina (preferencialmente de mel cru) sobre o rosto; deixe-a secar por cerca de 10 minutos e enxágüe o rosto com água morna.
Argila cosmética
A argila cosmética, também chamada de argila medicinal, é usada para ajudar a absorver o óleo da pele e tratar muitas doenças cutâneas.
A argila verde francesa é utilizada em um tratamento popular para pele oleosa e acne, uma vez que é bem absorvente.
A argila verde francesa está disponível na forma em pó. Para fazer uma máscara de argila verde francesa digna de um spa:
- Adicione água filtrada ou água de rosas em uma colher de chá de argila até obter a consistência de um pudim.
- Aplique a mistura de argila no rosto, mantendo-a lá até secar.
- Retire a argila com água morna e seque o rosto.
As máscaras de argila que podem removidas com água são muito suaves para a pele do que aquelas que formam uma verdadeira “casca” sobre o rosto.
Aveia
A aveia ajuda a acalmar a pele inflamada e a absorver o excesso de óleo, além de esfoliar as células mortas da pele.
Em se tratando de máscaras faciais, geralmente é usada a farinha de aveia, que pode ser combinada com iogurte, mel ou purê de frutas, como bananas, maçãs ou mamão. Para usar a aveia no rosto:
- Misture 1/2 xícara aveia em pó com água quente, a fim de formar uma pasta.
- Adicione 1 colher de sopa de mel.
- Massageie essa mistura de aveia no rosto por cerca de três minutos; enxágue com água morna e seque.
- Como alternativa, aplique a mistura no rosto e a deixe agir por 10 a 15 minutos; enxágue com água morna e seque.
Clara de ovo e limão
As claras de ovo e os limões são um remédio popular para a pele oleosa. Ambos são usados para fechar os poros.
O ácido presente no limão (e em outras frutas cítricas) ajuda a absorver a oleosidade da pele.
Naturalmente, os ovos não são uma boa escolha para pessoas alérgicas a eles. De acordo com um estudo de 2008, o limão tem propriedades antibacterianas.
Para fazer uma simples máscara de clara de ovo com limão:
- Misture 1 clara de ovo com 1 colher de chá de suco de limão (espremido na hora).
- Aplique a mistura no rosto e a deixe agir até a máscara secar.
- Remova a máscara com água morna e seque a pele.
Amêndoa
As amêndoas em pó não só esfoliam a pele, como também ajudam a absorver as impurezas e o excesso de oleosidade. Para usar um esfoliante facial de amêndoas:
- Utilize 3 colheres de chá de amêndoas cruas bem moídas.
- Adicione 2 colheres de sopa de mel cru.
- Aplique a pasta suavemente no rosto e por meio de movimentos circulares.
- Enxágue com água morna e seque.
Você também pode preparar uma máscara facial de amêndoas ao triturá-las e transformá-las em uma pasta, antes de adicionar o mel.
Deixe a máscara agir por 10 a 15 minutos. Enxágue com água morna e seque. Não use essa máscara se você tiver alguma alergia a nozes.
Aloe vera
A aloe vera (a babosa) é conhecida por suavizar queimaduras e outras complicações de pele.
De acordo com a clínica Mayo, evidências científicas confirmam que a aloe vera ajuda a tratar a pele escamosa, causada por manchas oleosas.
Muitas pessoas usam a aloe vera para tratar a pele oleosa. Você pode aplicar uma camada fina dela sobre o rosto antes de dormir e deixá-la agir até a manhã.
Porém, convém ressaltar que a aloe vera costuma causar reação alérgica em peles sensíveis. Caso você nunca a tenha usado antes, teste uma pequena quantidade no antebraço.
Se nenhuma reação surgir dentro de 24 a 48 horas, o uso deve ser seguro.
Tomate
Os tomates contêm ácido salicílico, um remédio caseiro comum que combate a acne.
Os ácidos presentes nos tomates podem ajudar a absorver a oleosidade excessiva da pele, auxiliando na desobstrução dos poros. Para fazer uma máscara esfoliante de tomate:
- Misture 1 colher de chá de açúcar com a polpa de 1 tomate.
- Aplique a mistura na pele por meio de movimentos circulares.
- Deixe a máscara agir por 5 minutos.
- Enxágue abundantemente com água morna e seque.
Você também pode usar apenas a polpa ou as rodelas do tomate.
Óleo de jojoba
Embora a ideia de aplicar óleo em uma pele com excesso de oleosidade pareça algo contraditório, o óleo de jojoba é um remédio popular para tratar a pele oleosa, a acne e outros problemas cutâneos.
Acredita-se que a jojoba simula o sebo da pele, o que “engana” as glândulas sebáceas, estimulando-as a produzirem menos sebo.
Com isso, a jojoba ajuda a manter o nível de oleosidade em equilíbrio. Todavia, não há nenhuma pesquisa científica que sustente essa teoria.
Mesmo assim, um estudo de 2012 descobriu que aplicar (duas a três vezes, semanalmente) uma máscara terapêutica feita com argila e óleo de jojoba contribui para a cura de lesões de pele e acnes (em estágios leves).
Um pouco de óleo de jojoba orgânico já é mais do que suficiente. O uso em demasia pode piorar o estado da pele oleosa.
Tente massagear algumas gotas na pele (limpa) durante alguns dias por semana para verificar como ela reage. Se gostar dos resultados, você pode aplicá-las diariamente.
Confira o artigo » Pele Muito oleosa? Use Estas 7 Máscaras Faciais de Mel como Remédio Caseiro
Como prevenir a oleosidade excessiva da pele
Quando a pele oleosa resulta de influência genética ou hormonal, é difícil evitá-la.
Alguns hábitos podem ajudar, como cuidar da pele constantemente e evitar alimentos prejudiciais ao organismo, como frituras, alimentos ricos em açúcar e aqueles que sejam processados.
É tentador usar cosméticos pesados para mascarar os efeitos exibidos por uma pele oleosa, mas isso pode piorar a situação.
Quando a pele oleosa ficar problemática, reduza o uso de maquiagem, principalmente a base. Prefira produtos à base de água, em vez dos outros à base de óleo.
Procure por produtos rotulados como “não-comedogênicos”, que são menos propensos a obstruir os poros.
Muitas pessoas afirmam que os remédios caseiros são eficazes para tratar a pele oleosa, mas a maioria deles não é bem pesquisada pelos usuários.
O sucesso de um tratamento natural depende de muitos fatores, como a situação específica de cada indivíduo e a qualidade dos produtos que ele utiliza.
É possível desenvolver alergia a remédios que você tem vindo a utilizar durante algum tempo. Se a sua pele tornar-se sensível a qualquer produto, interrompa o uso.
Se algum dos remédios caseiros piorar os sintomas, pare de usar e entre em contato com o seu médico ou um dermatologista.
Também deve procurar ajuda médica se os sintomas de pele oleosa como acne são graves, pois eles podem levar ao desenvolvimento de infecção ou cicatrizes.
Referências
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC3609166/
https://www.karger.com/Article/Abstract/338076#
http://thenakedchemist.com/types-of-clay-used-in-homemade-face-masks/
http://www.mayoclinic.org/drugs-supplements/aloe/evidence/hrb-20058665
http://www.dermnetnz.org/topics/sebum/
http://www.acne.org/oily-skin.html
http://onlinelibrary.wiley.com/doi/10.1111/j.1745-4565.2008.00131.x/abstract
Enfermeiro - Coren nº 491692
O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.
Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.
Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.