11 Remédios Caseiros Para HPV e Displasia do Colo do Útero (Apoiados pela Ciência)

Revisão Clínica: Drª Camille Rocha Risegato. Atualizado: 08/09/24

Você realizou um exame de Papanicolau de rotina, esperava que tudo estivesse bem … Os resultados do teste acabaram sendo fora do esperado e o médico te diagnosticou com Displasia Cervical. Sente-se assustada e preocupada, certo? Tenha calma! Apesar de ter uma grande batalha pela frente, você tem plena consciência da mulher forte que é…

Continua depois da Publicidade

Sabendo isso, reunimos 11 Curas Naturais comprovadas pela ciência, que “ajudam” no combate do HPV e em casos de Displasia do Colo do Útero.

11 Remédios Caseiros Para HPV E Displasia Do Colo Do Útero (Apoiados Pela Ciência)

Tratamentos Caseiros

Para a apoiar nesta jornada, reunimos alguns tratamentos naturais baseados em evidências. No entanto, é importante consultar o médico antes de fazer qualquer mudança na dieta ou iniciar o uso de suplementos, já que, de acordo com a University of Maryland Medical Center, alguns nutrientes presentes em determinadas plantas podem interferir com alguns medicamentos e procedimentos.

Composto Ativo Correlacionado de Hexose Ativa (AHCC)

Suplemento De AHCC Em Cápsulas (Composto Ativo Correlacionado De Hexose Ativa)

A pesquisa clínica realizada pela University of Texas Health Science Center em Houston mostra que o Composto Ativo Correlacionado de Hexose Ativa (AHCC) parece ser eficaz na erradicação natural de infecções causadas pelo vírus do HPV e Displasia Cervical.

No estudo, 10 mulheres HPV-positivas tomaram o extrato de AHCC do cogumelo shiitake (Lentinula edodes) por via oral uma vez ao dia durante 6 meses.

Os resultados mostraram que 5 mulheres tiveram resultados negativos no teste HPV e 3 pessoas confirmaram a sua erradicação após a interrupção do suplemento AHCC.

A eficácia do extrato do cogumelo japonês shiitake no combate do HPV é também apoiada pelos usuários de suplementos de AHCC, com várias histórias de sucesso compartilhadas por pacientes com Câncer Cervical e HPV.

» Conheça os Benefícios e Usos do Cogumelo Coriolus Versicolor (Turkey Tail)

Folato (ácido fólico)

Suplemento De ácido Fólico Em Cápsulas

O Folato ou ácido fólico é uma vitamina do complexo B encontrada naturalmente numa grande variedade de alimentos, especialmente em vegetais de folhas verdes escuras.

o Espinafre, Brócolis e a Couve-de-bruxelas são os alimentos com os níveis de ácido fólico mais elevados.

Com base num estudo publicado no American Journal of Clinical Nutrition, 47 mulheres jovens com displasia leve ou moderada do colo uterino receberam suplementos orais de ácido fólico diariamente durante 3 meses.

Os resultados mostram evidências de que o folato pode ajudar a reverter a Displasia Cervical.

Outra pesquisa foi realizada em 724 mulheres que participaram de uma triagem para o câncer do colo do útero.

Continua depois da Publicidade

As descobertas publicadas no International Journal of Women’s Health, indicam que suplementação de ácido fólico e vitamina B12 é benéfica na prevenção do Câncer Cervical causado pelo HPV de alto risco.

Curcumina

Suplemento De Curcumina Em Cápsulas

A Curcumina é um composto medicinal extremamente poderoso encontrado na Curcuma longa (açafrão-da-Índia, açafrão-da-terra), com uma longa história de uso medicinal na medicina Ayurveda, bem como na medicina tradicional chinesa (TCM).

A Curcumina, a substância/pigmento brilhante e amarelo presente na Cúrcuma, é um suplemento natural muito estudado e versátil com vários benefícios para a saúde humana, conforme descrito pelo Dr. Joseph Mercola.

O Regional Cancer Centre de Thiruvananthapuram na Índia revelou a capacidade da Curcumina no combate de tumores associados ao HPV, particularmente em células infectadas com o HPV-16 e HPV-18.

O estudo mostra que a Curcumin possui propriedades anticancerígenas que inibem o crescimento das células tumorais.

Achados semelhantes foram relatados pelo Cancer Biology Research Center no Dakota do Sul, e no Chittaranjan National Cancer Institute na Índia, de que a Curcumina pode ser um agente bastante eficaz na prevenção e tratamento do Câncer Cervical, ajudando a combater a infecção cervical causada pelo HPV.

Selênio

Suplemento De Selenio Em Cápsulas

Os efeitos antitumorais do Selênio no papilomavírus humano tipo-16 foram relatados no Journal of Cancer Prevention.

Útil na prevenção, bem como no tratamento natural do HPV, o Selênio é um mineral importante na proteção do sistema imunológico do corpo e um forte reforço na defesa a nível celular.

Este composto pode ser encontrado em forma de suplemento ou em alguns alimentos, como a Castanha do Brasil e na Sardinha.

De acordo com as descobertas publicadas no The British Journal of Nutrition, 58 mulheres diagnosticadas com Displasia de baixo grau (primeiro grau, ou displasia ligeira) (CIN-1) foram administradas, ou 200 mcg de Selênio ou placebo diariamente.

Após 6 meses, os resultados mostram que o grupo que administrou o Selênio teve regressão no CIN-1.

Antioxidantes

Amora Silvestre

O consumo frequente de frutas com alto teor de nutrientes antioxidantes pode reduzir o risco de desenvolvimento de lesões intraepiteliais de baixo grau (SIL) escamosas no colo do útero, diz um estudo publicado no Journal of Oncology Gynecologic como conclusão de um estudo de caso-controle com 265 mulheres positivas para o HPV.

Continua depois da Publicidade

Os antioxidantes “de todos os tipos” são uma opção maravilhosa para adicionar a uma dieta para a prevenção de câncer.

Esta é sem dúvida uma das melhores opções naturais que você pode e deve começar a incluir na sua dieta para a ajudar na luta contra a Displasia do colo do útero, antes que este chegue a uma fase mais avançada, e grave.

No estudo acima, o risco de lesões intraepiteliais de baixo grau (SIL) foi reduzido em mulheres que consumiram Mamão por ≥1 vezes por semana e em mulheres que consumiram laranja por ≥1 vezes por semana.

Outras frutas com níveis elevados de antioxidantes incluem: Mirtilos, Amoras, Morangos, Framboesas, Cerejas, Uvas Vermelhas e Ameixas.

Indole-3-Carbinol (I3C) 

Suplemento Indole 3 Carbinol (I3C) em Cápsulas

Enquanto os pesquisadores no Albert Einstein College of Medicine afirmam que o Indol-3-Carbinol (I3C) tem atividades anti estrogênio que ajudam a prevenir o câncer em células cervicais, a Oregon State University publicou um estudo que revelou que 44% a 50% das mulheres que tomaram 200 mg ou 400 mg de Indole-3-Carbinol (I3C) diariamente tiveram uma regressão completa de Displasia CIN-2/CIN-3 após 12 semanas.

O Indol-3-carbinol é encontrado em muitos vegetais crucíferos, incluindo a Couve-flor, Couves de Bruxelas, Brócolis, Repolho, e Couve.

Quando administrado por via oral, o Indol-3-Carbinol (I3C) é convertido em Diindolylmethane, ou DIM.

Beta-glucanos

Suplemento De Beta Glucano (β Glucano) Em Cápsulas

O Beta-glucano (β-glucano) é um dos imunomoduladores naturais mais estudados.

Existem centenas de estudos científicos publicados no PubMed, que mostram que o composto pode ajudar no combate do câncer.

Os Beta Glucanos são fibras solúveis encontradas naturalmente nas paredes celulares dos fungos, bactérias, leveduras, líquens, algas e plantas (como a Cevada e a Aveia).

O Hospital San Camillo-Forlanini de Roma realizou uma pesquisa em 209 mulheres com lesões vulvares correlacionadas ao HPV e tratou-as com 2 ciclos de uma aplicação tópica diária de Beta Glucano por 15 dias consecutivos.

Os resultados demonstraram a eficácia do Beta Glucano no tratamento de lesões correlacionadas ao HPV, sem qualquer evidência de doença após o primeiro mês de tratamento.

Os resultados de outro estudo realizado em 60 mulheres, tal como publicado no Minerva Ginecologica journal, demonstraram que o Beta-Glucano é um tratamento eficaz para mulheres com lesões HPV-CIN1 e lesões ASCUS-LSIL, com aumento de 15% a 20% da taxa de regressões após 12 meses de tratamento.

Sulforafano

Suplemento De Sulforafano Em Cápsulas

Sulforafano é um composto anticancerígeno presente nos vegetais crucíferos, como o Brócolis, Repolho, Couve-flor, Couve, Couve-rábano e Couve de Bruxelas.

Numa pesquisa publicada pelo International Journal of Molecular Sciences, o Sulforafano (como um isotiocianato dietético) mostrou inibir e retardar o desenvolvimento de células cancerosas do colo do útero regulando e contendo o crescimento celular.

Extrato de Chá Verde

Suplemento De Extrato De Chá Verde Em Cápsulas

O Chá Verde (Camelia sinensis) é amado por todas as razões possíveis, em termos de saúde e também no combate da Displasia Cervical causada pela infecção por HPV.

Continua depois da Publicidade

Tal como afirma o WebMD, o Chá Verde ajuda a fortalecer e manter saudáveis as células do colo do útero.

O Chá Verde é conhecido por ajudar a manter as células saudáveis em todas as fases de crescimento.

A The Catholic University of Korea relatou um estudo em 51 pacientes, concluindo que os extratos de chá verde são eficazes no tratamento de lesões cervicais, tendo sido observada no estudo uma taxa de eficácia de 69% para o tratamento com extrato de Chá Verde sob a forma de pomada e cápsulas.

Licopeno e Carotenóides

As Pesquisas mostram que o Licopeno (um caroteno vermelho brilhante) e o pigmento Carotenóide, encontrado no Tomate e em outras frutas/legumes vermelhas como as Cenouras vermelhas, são um ingrediente extremamente eficaz contra o HPV.

As mulheres com altos níveis de Licopeno no sangue parecem recuperar do câncer associado a infecção por HPV mais rápido que as mulheres com níveis mais baixos de Licopeno no sangue, diz o MedlinePlus.

Esta observação é também suportada pela University of Arizona, após o estudo com 84 mulheres com pelo menos uma infecção oncogênica.

Os resultados deste estudo mostraram que maiores concentrações de Licopeno podem reduzir o tempo de depuração de uma infecção oncogênica por HPV.

Multi-Vitamina A, C, E.

A University of Maryland Medical Center recomenda a ingestão de uma dieta rica em multivitamínicos diariamente, contendo vitaminas antioxidantes A, C e E para proteger contra o desenvolvimento de Câncer Cervical.

Entre outros estudos de apoio, o Nutrition and Cancer Journal revelou uma pesquisa realizada em 169 mulheres que receberam o exame de Papanicolau.

Os resultados mostraram que as mulheres com baixos níveis de vitamina A ou Betacaroteno têm um risco 3 vezes mais elevado de displasia grave ou carcinoma in situ (CIS).

Pesquisas realizadas pela University of Washington também mostram que as Vitaminas A, C e E inibem a proliferação e mostram um efeito preferencial nas células epiteliais orais imortalizadas por HPV (IHGK).

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Camille Rocha Risegato

Ginecologista e Obstetra - CRM SP-119093

Dra Camille Vitoria Rocha Risegato - CRM SP nº 119093 é formada há 14 anos pela Fundação Técnico Educacional Souza Marques, Rio de Janeiro.

> Consultar CRM (Fonte: https://portal.cfm.org.br/index.php?option=com_medicos&Itemid=59)

Dra Camille mudou-se para São Paulo onde realizou e concluiu residência médica em Ginecologia e Obstetrícia (RQE nº 25978) no Centro de Referência de Saúde da Mulher no Hospital Pérola Byington em 2007.

Em 2008 se especializou em Patologia do Trato Genital Inferior nesse mesmo serviço. Ainda fez curso de ultrassonografia em ginecologia e obstetrícia na Escola Cetrus.

Trabalha em setor público e privado, atendendo atualmente em seu consultório médico particular situado na Avenida Leoncio de Magalhães 1192, no bairro do jardim São Paulo, zona norte de São Paulo.

Também pode encontrar a Dra Camille no Linkedin, Facebook e Instagram

.
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24