5 Benefícios em Beber Água Morna com Mel de estômago vazio

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

A água mel pode ser uma excelente opção para todas as pessoas que procuram um rápido reforço do seu estado de saúde.

Continua depois da Publicidade

Além de ser muito barata e fácil de fazer, pode fornecer uma ampla variedade de benefícios inesperados para a sua saúde.

Talvez conheça os benefícios de um copo de água morna com o estômago vazio ou até que o mel é excelente para a sua pele, mas, e o que a maravilhosa combinação destes dois pode fazer pelo seu organismo?

É de facto um combinação recheada de propriedades medicinais incríveis, e não, não é um conto da carochinha!

5 Benefícios Da Água Mel Em Jejum

O Que é a Água Mel?

A água mel, tal como o nome sugere, é uma bebida produzida através da combinação de mel com água morna.

Este tónico de saúde é tipicamente a primeira coisa a consumir pela manhã (de estômago vazio), antes das refeições, ou antes de ir para a cama.

No entanto, os seus benefícios podem ser obtidos a qualquer hora do dia.

Usado em aplicações médicas tradicionais, há várias gerações, este simples tónico caseiro está a tornar-se muito popular em todo o mundo, pois constitui uma estratégia barata e eficaz para melhorar a sua saúde geral.

Conheça Os 7 Melhores Substitutos do Mel

5 Benefícios da Água Mel

Os benefícios mais importantes que a água mel oferece à sua saúde incluem algumas propriedades que dão a capacidade de potenciar as estratégias de emagrecimento que possa estar a seguir, melhorar a saúde imunitária do seu organismo, reduzir a resposta alérgica do corpo, combater problemas respiratórios, fortalecer a saúde cardiovascular e ajudar na digestão, entre outros.

Reduz as alergias

O mel é conhecido por suprimir a resposta alérgica do organismo, otimizando o sistema imunitário.

Tal efeito ajuda a reduzir a inflamação desnecessária em todo o corpo, especialmente em pessoas com sistemas sensíveis, que respondem a estímulos menores.

Ajuda na perda de peso

Beber água pode ajudá-lo a sentir-se cheio, o que reduzirá a probabilidade de comer demasiado ou fazer lanches entre as refeições.

O mel poderá também satisfazer o seu desejo por coisas doces, ajudando-o a evitar lanches açucarados e pouco saudáveis, recheados de hidratos de carbono.

Além disso, esta bebida é conhecida por acelerar o metabolismo, o que pode aumentar o gasto passivo de gordura, reforçando os esforços de perda de peso que esteja a seguir.

Continua depois da Publicidade

Reforça o sistema imunitário

O mel tem poderosas propriedades antibacterianas, reforçadas pela presença de peróxido de hidrogénio.

Além disso, possui bons níveis de vitamina C, o que pode ajudar a estimular a produção de glóbulos brancos e a defesa do corpo contra agentes estanhos e patogénios infecciosos.

Protege a saúde respiratória

Uma das aplicações mais conhecidas da água mel é como remédio para problemas respiratórios, tais como as irritações da garganta, a tosse ou a congestão nasal.

Esta combinação de água morna e mel pode ajudar a limpar os seios nasais, a aliviar a inflamação das vias respiratórias e a suprimir a tosse.

Auxilia na digestão

O mel, em todas as formas, é conhecido pelos seus efeitos anti-inflamatórios que se fazem sentir em todo o corpo, particularmente no estômago.

Se você sofre de náuseas, indigestão, cólicas, inchaço abdominal, flatulência excessiva ou qualquer outro problema gastrointestinal, poderá aliviar esses sintomas irritantes e desconfortáveis rapidamente, consumindo uma dose diária de água mel.

Tal hábito poderá até ajudar a melhorar a eficácia do processo de absorção de nutrientes!

Como Preparar Água Mel?

Fazer a sua própria água de mel é muito simples.

Na verdade, a água mel é um dos remédios mais fáceis de confecionar, pois tudo o que você necessita é de água quente e mel, embora algumas pessoas gostem de adicionar outros ingredientes, na perspectiva de aumentar o impacto sobre a saúde, tais como o vinagre de maçã, a canela ou o limão.

Passo 1 – Ferver 2-3 chávenas de água num bule ou numa panela.

Passo 2 – Deixar a água repousar, durante 2-3 minutos.

Passo 3 – Adicionar 1-2 colheres de sopa de mel – dependendo do seu gosto por doces – uma assim que a água esteja fria.

Passo 4 – Adicionar outros ingredientes, a gosto.

Nota: Não adicione o mel à água, enquanto ela estiver a ferver, pois isso provocará a desnaturação das proteínas e comprometerá a qualidade nutricional da bebida.

Conheça o Mel de Trevo Vermelho (Trifolium Pratense)

Efeitos Secundários da Água Mel

O consumo em jejum não faz mal. No entanto existem alguns efeitos secundários que podem surgir do consumo de mel com água morna, especialmente se consumir uma quantidade excessiva.

Continua depois da Publicidade

Esses efeitos incluem níveis elevados de açúcar no sangue, o desenvolvimento de cáries dentárias e o aumento de peso.

Níveis elevados de açúcar no sangue

O mel contém uma quantidade moderada de açúcar por dose, o que poderá causar problemas em doentes diabéticos que precisam de manter os níveis de açúcar no sangue sob controlo.

Desenvolvimento de cáries dentárias

Tal como acontece com qualquer substância rica em açúcar, a água mel pode espalhar açúcar pelos seus dentes, o que aumenta o risco de desenvolver cáries dentárias e cavidades nos dentes.

Aumento de peso

Com mais de 60 calorias por colher de sopa, uma única chávena de água mel pode representar mais de 5% da sua ingestão diária de calorias, o que eventualmente pode conduzir ao aumento de peso.

Já Provou Mel 100% Puro? Conheça os 6 Benefícios Desta Verdadeira Maravilha Nutricional

Referências

http://www.sciencedirect.com/
https://books.google.com/books?id=26U8KOcAatAC
http://europepmc.org/abstract/med/2394949
http://www.sciencedirect.com/
http://imsear.li.mahidol.ac.th/handle/123456789/46609
https://www.questia.com/library/journal/1P3-768386801

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24