-->5 cuidados para ter uma pele jovem e bonita - Educar Saúde

5 cuidados para ter uma pele jovem e bonita

Publicado em 23/03/2015. Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

A pele deve ser bem tratada, hidratada, higienizada e cuidada. Seja homem, mulher, criança, bebé ou idoso, todos devem ter cuidados básicos diários. Quando a nossa pele e o nosso aspeto exterior refletem bem-estar e saúde, o nosso bem-estar físico, psíquico e geral aumenta. A saúde também é importante e ter uma pele bonita, sem sinais de estar mal tratada, ajuda o nosso organismo e o nosso sistema imunitário.

5 cuidados para ter uma pele jovem e bonita

Cuidados e dicas a ter com a pele

  • Ter sempre a pele limpa e hidratada
  • Evite exposições prolongadas ao frio ou ao calor
  • Tenha uma alimentação saudável, rica e variada
  • Usar protetor solar sempre, em todas as estações do ano
  • Use cremes exfoliantes para retirar as células mortas

Com estas dicas e cuidados podemos retardar o envelhecimento natural da pele. Devemos seguir todas as regras básicas e apostar em posturas corretas e na prevenção. No mercado atualmente, existem soluções muito boas, para minimizar certos estragos ou falta de cuidados da pele.

A alimentação deve conter alimentos ricos em fibras, proteínas, vitaminas e pouca gordura. A flora intestinal e o equilíbrio do intestino devem ser respeitados.

A exfoliação habitual da pele, elimina as células mortas promovendo o equilíbrio do colagénio. Ajuda também na eliminação das manchas inestéticas que por vezes aparecem.

O uso de protetor solar é essencial. Em todas as estações do ano e com qualquer temperatura o seu uso é recomendado. Os raios ultra violetas estão cada vez mais fortes e provocam danos por vezes irreversíveis. Ajuda também no combate ao cancro da pele. As modificações cutâneas são diversificadas e muito profundas.

A limpeza, a hidratação e a higienização são cuidados bastante importantes. Podemos dizer que são a base de tudo. Qualquer tipo de pele necessita de miminhos. O uso de produtos de beleza com álcool devem ser totalmente evitados. A pele deve ser limpa uma ou duas vezes por dia, sem grandes exageros. Retire todos os resíduos de produtos ou sujidade. Os produtos não oleosos são preferíveis. Cada pele deve ser tratada com produtos para o seu próprio ph e equilíbrio.

Cada caso é um caso diferente. O que pode ser bom para os outros, pode não ser o ideal para si. Respeite isso e preserve-se ao máximo.

Aposte sempre na prevenção como primeira e única solução. Procure ajuda de especialistas se for caso disso. Aceite conselhos apenas de quem sabe bem do que fala e receita. Tenha cuidados. Invista em si….

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965)

Dermatologista - CRM-SP 195965 / RQE 73850

Consultar > Currículo Lattes.

O Dr. Pedro Secchin é Graduado em Medicina pela Universidade Gama Filho (UGF) – 2011. É Mestrado em Medicina pela Fundação Oswaldo Cruz (IOC/Fiocruz). Além disso o Dr. também possui:

- Especialização em Dermatologia no Hospital Universitário Clementino Fraga Filho da Universidade Federal do Rio de Janeiro (HUCFF/UFRJ) - 2018.

- Título de especialista em Dermatologia pela Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e Associação Médica Brasileira (AMB).

- É membro titular da Sociedade Brasileira de Dermatologia.

Endereço: Rua Inglês de Sousa, 449. CEP: 01546-010 - Jardim da Glória São Paulo - São Paulo Telefone: ‪(11) ‬4301-9931

Também pode encontrar o Dr. Pedro no Linkedin e Instagram.