-->5 dicas para evitar as estrias na gravidez - Educar Saúde

5 dicas para evitar as estrias na gravidez

Publicado em 04/11/2014. Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018

As estrias são cicatrizes que resultam da rutura das fibras que conferem firmeza e elasticidade à pele, como o colágeno e a elastina. Estas fibras, localizadas na camada mais profunda da pele, a derme, podem romper-se quando existe um estiramento demasiado rápido da pele ou devido a alterações hormonais.

estrias da gravidez antes e depois 3

É por isso habitual o aparecimento destas cicatrizes em pessoas que engordem ou emagreçam de uma forma muito rápida. Na gravidez, devido à distensão excessiva da pele da barriga causada pelo crescimento do bebê, é muito comum surgirem estrias.

Aliás, quase 90% de todas as gestantes acabam por ter estrias, que no entanto, com alguns cuidados, podem ser evitadas ou minimizadas. Confira de seguida 5 dicas para evitar as estrias na gravidez.

5 dicas para evitar as estrias na gravidez

Dica nº 1 – Durante a gravidez, especialmente quando a barriga começar a ficar maior, prefira roupas de algodão e mais largas, de modo a deixar a pele respirar.

Dica nº 2 – Utilize um sutiã que se adeqúe ao tamanho dos seios, que sirva de apoio e não aperte as mamas. No caso de os seus seios serem muito grandes, então deve usar o sutiã também durante o sono.

Dica nº 3 – Deve adotar hábitos saudáveis de alimentação durante a gravidez para que o aumento de peso se faça de uma forma mais gradual, de modo a permitir que a pele se estique progressivamente e se adapte à nova forma. Se engordar muito depressa, a pele não se conseguirá adaptar e ficará com estrias.

Publicidade

Dica nº 4 – Hidrate diariamente a pele do seu corpo, especialmente nas zonas onde ocorrem as maiores alterações, como a barriga, os seios e as costas. Existem cremes próprios, à base de óleos com vitamina E, adequados para as gestantes.

Dica nº 5 – Ao aplicar os cremes hidratantes nos seios e na barriga, deve massageá-los, de modo a evitar que sinta coceira, habitual com o esticar da pele. A massagem, juntamente com os cremes hidratantes, irão ajudar a dar maior elasticidade à pele, ajudando a prevenir as estrias.

Leia Também:

Publicidade

Estrias, o que fazer? Será o Peeling Químico a melhor Solução?
Carboxiterapia para Flacidez e Estrias

Estrias da gravidez Antes e depois

 

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial baseiam-se em evidências científicas, sendo todos eles revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

Publicidade