-->7 Tratamentos para Vencer os Sintomas de Abstinência Alcóolica - Educar Saúde

7 Tratamentos para Vencer os Sintomas de Abstinência Alcóolica

Publicado em 23/11/2016. Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 8 dezembro 2018

Cerca de 95% daqueles que tentam deixar de beber acabam por experienciar sintomas de intensidade moderada associados à abstinência do álcool.

Ainda que estes sintomas sejam fáceis de tratar e controlar, existe também quem sinta efeitos colaterais severos que podem levar à hospitalização.

7 Tratamentos Para Vencer Os Sintomas De Abstinencia Alcoolica

Se ao tentar colocar de parte o consumo de álcool tiver dificuldade em lidar com os sintomas resultantes da abstinência, recomenda-se que procure tratamento médico o mais rapidamente possível.

Ao procurar a ajuda de um especialista de saúde, o paciente poderá ter de se submeter às seguintes rotinas de tratamento:

Observação

É possível que o paciente em busca de tratamento para estes sintomas tenha de ficar sob observação no hospital durante algum tempo, de modo a que o ritmo cardíaco, tensão arterial, respiração e temperatura corporal possam ser cuidadosamente monitorados.

Sedação

Em casos mais severos, os sintomas de abstinência alcóolica podem colocar em risco a vida do paciente. Nestas situações, é frequente a administração de sedativos que exerçam um efeito tranquilizante no sistema nervoso central, amenizando assim os sintomas da abstinência.

Tranquilizantes

É possível que o tratamento exija a manutenção de um estado de sedação moderada durante uma semana ou mais, até que o processo de desintoxicação esteja completo. Tranquilizantes como o Valium poderão revelar-se muito úteis no combate a determinados sintomas.

Abstinência total

Durante esta fase o paciente deverá abster-se totalmente do consumo de qualquer tipo de substância alcoólica. O paciente será atentamente observado durante este período de modo a não ter recaídas e poder ser rapidamente auxiliado caso experiencie delirium tremens.

Tratamento de alucinações

A ocorrência de alucinações que não se façam acompanhar também de outros sintomas são raras, mas caso aconteçam, o paciente será tratado através de internamento e medicamentos antipsicóticos.

Tratamento de outros problemas de saúde

O diagnóstico e tratamento de problemas associados ao consumo de álcool também é muito importante durante todo este processo. Alguns desses problemas poderão envolver insuficiências renais e cardíacas, bem como síndromes cerebrais crónicos e distúrbios de coagulação sanguínea.

Reabilitação

Os Tratamentos de reabilitação tendem a ser muito recomendados a alcoólicos, uma vez que já há muito que têm vindo a provar a sua eficácia nesta área. O processo de reabilitação poderá envolver, tanto terapias de grupo e comportamentais, como também medicação.

Conheça alguns fármacos usados no tratamento do alcóolismo:

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 88-99685-0858