8 Remédios Caseiros para Hemorroidas (Apoiados pela Ciência)

Revisão Clínica: Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653). Atualizado: 08/09/24

Hemorroidas são vasos sanguíneos localizados na musculatura lisa das paredes do recto e do ânus.

Continua depois da Publicidade

Elas são parte normal da anatomia do nosso corpo e estão localizadas na junção, onde pequenas artérias se fundem.

Hemorroidas Internas E Externas

O problema surge quando elas começam a inchar, causando coceira , dor e / ou sangramento.

O que provoca hemorróidas?

Embora a presença de hemorroidas seja um reflexo normal da anatomia, a maioria das pessoas refere-se a elas como um achado anormal, uma vez que estas só se tornam incómodas quando incham e começam a causar problemas.

O inchaço da hemorroida ocorre quando existe um aumento da pressão nos pequenos vasos que compõem a hemorróida, fazendo com que estas inchem e se encham de sangue.

Esta ocorrência faz com que elas aumentem de tamanho, levando então ao surgimento de sintomas de desconforto na área.

Este aumento da pressão pode ser causado por uma variedade de factores:

Dieta pobre em fibras e Fezes pequenas (ambas aumentam a pressão no interior dos vasos sanguíneos).

A gravidez também está associada ao inchaço das hemorroidas, provavelmente devido ao aumento da pressão do útero (uma vez que este aumenta com o avançar da gravidez) no recto e ânus.

Além disso, as alterações hormonais desencadeadas durante a gravidez também podem enfraquecer os músculos que suportam o reto e o ânus.

Estar muito tempo sentado no vaso sanitário também pode aumentar a pressão dentro dos vasos sanguíneos da hemorroida.

Obesidade;

Diarreia, tanto aguda como crônica;

Câncer colorretal;

Continua depois da Publicidade

Cirurgia rectal anterior;

Lesão da medula espinal e falta de postura erecta;

As hemorroidas são classificadas em graus, baseado na sua gravidade:

Grau 1: Ligeiramente alargadas, que não podem ser vistas do lado de fora do ânus.

Grau 2: Maiores, que podem vir para fora do ânus, por vezes, durante a passagem de fezes, e em seguida, voltam para dentro por conta própria.

Grau 3: Saem do ânus com a passagem das fezes ou durante a prática de atividade física e não voltam para o interior por conta própria.

Grau 4: Estão sempre fora do ânus e não é possível serem empurradas de volta para dentro, devido à sua grande dimensão. Nestes casos por vezes também sai do ânus um pedaço do revestimento anal, conhecido como prolapso retal.

Quais são os sinais e sintomas?

Hemorroidas Internas E Externas

As hemorroidas são a causa mais comum de reclamações, retal e anal. Os sintomas de reclamações mais comuns são:

Sangramento indolor, coceira anal, dor, inchaço e sensação de uma protuberância no ânus. Todos eles estão associados a uma hemorroida inflamada.

É importante lembrar que o sangramento retal ou sangue nas fezes não é normal e, embora possa vir de uma causa relativamente benigna como as hemorroidas, existem outras causas para esse sangramento que podem ser fatais.

Estas incluem hemorragia de úlceras, diverticulite, doença inflamatória do intestino, e tumores.

Sempre que ocorre sangramento anal, é importante entrar em contato com um profissional de saúde ou procurar atendimento médico de emergência. Esta situação é especialmente importante se a pessoa estiver a tomar medicamentos para afinar o sangue (anticoagulantes)

Quando uma hemorroida interna fica inflamada, pode causar inchaço. Normalmente não causa dor, porque não existem fibras de dor associadas às veias acima da linha de pectinato.

No entanto, este inchaço pode causar espasmo dos músculos que circundam o reto e o ânus, causando dor, especialmente se elas se projetam ou através do ânus.

Continua depois da Publicidade

Já as hemorroidas externas, estas se comportam de forma diferente uma vez que são cobertas por “pele regular” e fibras de dor que lhes estão associadas.

A hemorroida externa trombótica ocorre quando uma veia subjacente dentro dos coágulos das hemorróidas causa dor intensa devido ao alongamento rápido da pele que reveste a hemorraida

Nestes casos também pode ser sentido no ânus um nódulo duro doloroso.

Este é um problema extremamente comum, mais comum do que você imagina. Só nos Estados Unidos estima-se que 75 por cento dos norte-americanos as experimente em alguma altura da sua vida.

Geralmente é uma situação que cura por conta própria em poucas semanas, no entanto, como muitos de nós sabemos, elas podem causar um grande desconforto.

Remédios Caseiros

Para torná-las mais toleráveis, pode usar alguns dos 8 remédios caseiros descritos abaixo para tratá-las de forma rápida e eficaz. Todos os tratamentos naturais descritos são apoiados por evidências científicas.

Hamamélis

Hamamélis

A hamamélis pode amenizar tanto a coceira quanto a dor, dois dos principais sintomas das hemorroidas. Além disso, trata-se de um anti-inflamatório natural que pode reduzir o inchaço.

A hamamélis pode ser adquirida na forma líquida, podendo ser aplicada diretamente sobre as hemorroidas.

Ela também pode ser encontrada em determinados produtos, como medicamentos anticoceira, pomadas, extratos, cremes e sabonetes.

Aloe vera

Gel De Babosa

O gel da aloe vera (babosa) está presente em alguns produtos encontrados em farmácias, além de ser coletada diretamente do interior das folhas da planta.

De acordo com a Clínica Cleveland, Estados Unidos, a aloe vera contém propriedades anti-inflamatórias com eficácia comprovada no tratamento de infecções inflamatórias cutâneas.

No entanto, você só deve usar a seiva pura em hemorroidas. Algumas pessoas são alérgicas à aloe vera, particularmente aquelas que são alérgicas ao alho ou à cebola.

Verifique se há reação alérgica após aplicar uma pequena quantidade no antebraço. Espere de 24 a 48 horas. Caso nenhuma reação ocorra, isso significa que o uso do gel da planta é seguro.

Banho quente com o sal de Epsom

Sal De Epsom

Os banhos quentes podem ajudar a aliviar a irritação causada pelo problema. Você pode usar um “banho de assento” (um pequeno recipiente de plástico que se encaixa sobre o assento do vaso sanitário) ou tomar banho em uma banheira convencional.

De acordo com a Universidade de Medicina de Harvard, tomar um banho quente por 20 minutos após cada evacuação é bem eficaz. A adição de sais de Epsom no banho pode proporcionar ainda mais alívio, reduzindo a dor.

Pomadas comuns

Pomadas e cremes comuns, como a preparação H, oferecem alívio imediato e podem ser encontrados em quase todas as drogarias.

Alguns podem até mesmo reduzir o inchaço e acelerar a cura das hemorroidas. Porém, se você usar um creme com hidrocortisona não o utilize por mais de uma semana.

Continua depois da Publicidade

Lenços umedecidos

O uso de papel higiênico após defecar pode agravar o estado das hemorroidas.

Em vez disso, prefira fazer a higiene com lenços umedecidos, que não causam tanta irritação.

Para aumentar a suavidade, você pode utilizar lenços com calmantes — eles contêm elementos anti-hemorroidas, como hamamélis ou aloe vera.

Certifique-se que os lenços escolhidos não contenham álcool, perfume ou outras substâncias irritantes — elas podem agravar os sintomas, em vez de aliviá-los.

Compressas frias

Aplique compressas frias ou com gelo no ânus durante 15 minutos a 1 hora para aliviar o inchaço. Este pode ser um tratamento extremamente eficaz para as hemorroidas grandes e dolorosas.

Enrole o gelo dentro de um pano ou papel toalha — nunca aplique algo gelado diretamente sobre a pele.

Laxantes

Psyllium Husk (Fibra Solúvel)

De acordo com o Instituto Nacional de Diabetes e Doenças Digestivas e Renais (E.U.A.), os laxantes ou suplementos de fibra, como o psyllium, podem aliviar a constipação intestinal, tornando as fezes mais macias e deixando as evacuações mais rápidas e indolores.

Muitos desses suplementos (incluindo o psyllium), estão disponíveis em pó, cápsulas e na versão líquida. O uso é por via oral e de uma vez a três vezes por dia.

Roupas de algodão folgadas

A substituição de roupas apertadas, feitas de poliéster, por roupas de algodão ultrarrespirável (principalmente roupas íntimas) pode ajudar a manter a região anal limpa e seca.

Esse detalhe tende a reduzir significativamente os sintomas provocados pelas hemorroidas. Evite usar sabonetes perfumados ou amaciantes para reduzir a irritação.

Como prevenir hemorroidas

Mudanças na dieta e no estilo de vida são a melhor forma de prevenir as hemorroidas.

O consumo de alimentos ricos em fibras (principalmente de origem vegetal) e o hábito de beber muita água são essenciais para essa prevenção.

Esses detalhes mantêm o bom funcionamento do processo digestivo, fazendo com que o intestino se mova corretamente e prevenindo a prisão de ventre.

Fazer exercícios regularmente e evitar permanecer sentado por longos períodos também ajuda a prevenir as hemorroidas.

A maneira mais eficaz de evitar a constipação intestinal consiste em defecar quando você sentir vontade.

Atrasar o movimento intestinal faz com que o intestino reabsorva a água das fezes. Por consequência, a saída das fezes se torna bem mais difícil.

Quando consultar um médico

Foto De Hemorroida Externa

Geralmente, as hemorroidas são de fácil tratamento e costumam melhorar naturalmente.

Em casos muito raros, pode causar complicações. A perda crônica de sangue causada por uma hemorroida pode provocar anemia (escassez de células vermelhas do sangue).

As hemorroidas internas também podem ter seu suprimento de sangue interrompido, o que pressiona outras hemorroidas e, consequentemente, causa uma dor extrema.

Se os tratamentos caseiros não surtirem efeito após duas semanas, faça uma consulta com seu médico.

Um clínico geral pode diagnosticar e tratar o problema — eles podem prescrever cremes medicamentosos, pomadas e supositórios.

Se estes tratamentos forem ineficazes, os médicos podem recomendar algumas alternativas, como o uso de um elástico de contenção ou uma cirurgia de remoção das hemorroidas.

Você também deve marcar uma consulta médica imediatamente após notar sangramento retal pela primeira vez ou se o esse sangramento aumentar.

Recursos de Pesquisa

https://health.clevelandclinic.org/2016/06/7-best-worst-home-remedies-hemorrhoids/
http://www.health.harvard.edu/diseases-and-conditions/hemorrhoids_and_what_to_do_about_them
https://www.ncbi.nlm.nih.gov/pmc/articles/PMC4541377/
http://www.mayoclinic.org/diseases-conditions/hemorrhoids/manage/ptc-20249278
https://www.niddk.nih.gov/health-information/digestive-diseases/hemorrhoids/treatment
http://hemorrhoidcentersamerica.com/anal-rectal-problems/anal-itching/

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653)

Nutricionista Clínica - CRN-6 nº 23653

A Drª Raquel Pires é Nutricionista, Health Coach e Personal Diet, com grande experiência em atendimento em consultório e Idealizadora do Projeto ESD (Emagrecimento sem Dor).

Formação Acadêmica

- Graduada pela Universidade Santa Úrsula. - Pós Graduada em Nutrição Clínica. - Pós Graduada em Prescrição de Fitoterápicos e suplementação Nutricional Clínica e Esportiva. - Pós Graduada em Nutrição Aplicada ao Emagrecimento e Estética.

Também pode encontrar a Drª Raquel no Linkedin, Facebook e Youtube

Marcação de consultas 85-99992-2120

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24