9 Alimentos que Ajudam a Combater a Hipertensão, AVC e Colesterol Alto

O risco para muitas doenças crônicas do dia a dia é substancialmente maior para quem é obeso ou está acima do peso, é hipertenso, ou está com os níveis anormais de colesterol ou triglicerídeos.

Continua depois da Publicidade

No entanto, é possível reduzir drasticamente as chances de todas essas doenças optando pelos alimentos certos e complementando adequadamente a sua alimentação.

Aqui estão alguns desses alimentos maravilhosos que você adicionar à sua dieta.

Azeite de oliva extra virgem

Azeite De Oliva (azeitona)

Óleos como o azeite extra virgem reduzem a oxidação do colesterol que está associada à criação de blocos nas paredes dos vasos sanguíneos, que aumentam o risco de doenças cardíacas e derrames (acidentes vasculares cerebrais).

Além de ser um alimento extremamente saboroso quando combinado com saladas, produz também ácidos graxos que atuam para manter a pressão sanguínea baixa.

Verduras e Vegetais crucíferos

O Espinafre, Couve e outros vegetais de folhas escuras são ótimos na prevenção de doenças cardiovasculares.

Eles são ricos em vitaminas antioxidantes C e A, sendo a A em forma de Betacaroteno, que ajuda a prevenir a oxidação do colesterol que contribui para a aterosclerose e pode resultar em ataque cardíaco ou AVC (acidente vascular cerebral).

Eles também são uma excelente fonte de ácido fólico, que neutraliza a homocisteína, que quando em níveis anormais está associada a um maior risco de ataque cardíaco, AVC, arteriosclerose e até mesmo Alzheimer.

O Espinafre também é rico em magnésio, bem como alguns peptídeos que ajudam a baixar a pressão arterial e protegem contra doenças cardíacas.

Os Vegetais crucíferos como Brócolis e a Couve-flor são responsáveis por um coração saudável.

Este tipo de alimento é rico em compostos de organossulfurado, um grande aliado natural para prevenção de doenças relacionadas ao coração.

Figos e outras frutas

Figos

O figo e outras frutas têm um alto poder antioxidante que fornece ao corpo um alto teor de flavonóides, carotenóides e vitamina C, que são grandes aliados no combate de doenças cardíacas.

Além de também serem bons para pessoas com excesso de peso, o que é outro fator de risco para esse tipo de doença.

Continua depois da Publicidade

Lentilhas e outros Legumes

Lentilhas E Outros Legumes

Alimentos como as lentilhas ajudam a controlar acidentes vasculares cerebrais, doenças cardiovasculares, problemas de colesterol e hipertensão.

A Pressão alta é realmente um sintoma de um desequilíbrio no funcionamento do corpo.

Os Legumes têm um fator K muito alto que ajuda a estabelecer um equilíbrio adequado da proporção de potássio para o sódio que ajuda no controle da pressão sanguínea.

Além disso, os legumes também são excelentes fontes de proteína, que em uma dieta balanceada podem ajudar a equilibrar os níveis de colesterol.

Salmão e Frutos do Mar

Salmão E Frutos Do Mar

Se você consome peixe regularmente nas suas refeições, então está no caminho certo.

Peixes como o Salmão, Cavala e Sardinha são ricos em ácidos gordos ômega-3 e são uma fonte natural de vitamina D que pode reduzir o colesterol, a hipertensão e prevenir ataques cardíacos, além do óleo extraído desses peixes que ajuda na redução de triglicerídeos altos que causam um aumento nos níveis de colesterol ruim.

O consumo de peixe revela-se um grande aliado na redução de morte cardíaca súbita e por AVC.

Nozes, amêndoas e sementes de Linhaça

Nozes como castanhas, amêndoas e sementes como a Linhaça são ricas em ácidos graxos, ômega 3 e ácidos gordos monoinsaturados que promovem o fortalecimento do coração e melhoram a circulação.

As Nozes também são ricas em esqualeno, composto que fornece oxigênio aos tecidos e dilata os vasos sanguíneos que ajudam a reduzir a pressão sanguínea.

Além de também evitar que a aterosclerose afete o corpo.

Inclua um lanche de nozes e sementes mistas na sua dieta diária e estará no caminho certo.

Alho e cebola

Cebola Roxa

Continua depois da Publicidade

O alho é um medicamento milagroso disponível na natureza, com incríveis propriedades medicinais.

Ele pode aumentar a resposta imune e baixar a pressão arterial, prevenir a trombose coronária, ataque cardíaco e o acidente vascular cerebral.

Também tem propriedades que podem inibir as enzimas que estão envolvidas na síntese lipídica, diminuir a agregação plaquetária, aumentar a atividade fibrinolítica, aumentar o estado antioxidante e reduzir os níveis de glicose no sangue.

As cebolas também oferecem vários benefícios para a saúde.

Elass são uma fonte de Flavonol, um antioxidante chamado Quercetina que reduz a pressão arterial, o risco de doença coronariana e o acidente vascular cerebral, além de ser um bom aliado no controle do colesterol.

Aveia e Cereais integrais

Aveia

Os Grãos e Cereais integrais estão associados à redução do risco de doença cardiovascular.

Eles são uma das escolhas mais saudáveis como aliado no combate de doença cardiovascular aterosclerótica.

A aveia por exemplo, promove um efeito de redução do colesterol que, por sua vez, provoca uma redução da pressão arterial.

Uma dieta rica em fibras solúveis como a aveia ajuda a prevenir o risco de doença cardiovascular, além de reduzir a absorção de ácidos biliares particulares, o que resulta num aumento da absorção de LDL pelo fígado.

Este mecanismo resulta na redução dos níveis de colesterol ruim, reduz a pressão arterial e o risco de eventos cardíacos.

Ovos

Ovos

Consumir ovos todos os dias têm muitos benefícios para saúde!

Os ovos são um alimento barato, no entanto oferecem um baixo teor calórico e muitos nutrientes, incluindo minerais, proteínas e ácidos graxos não saturados que podem reduzir o risco de doenças cardiovasculares.

Eles ajudam a combater a obesidade, que é um dos principais fatores que contribuem para problemas cardiovasculares e também reduz os riscos de acidente vascular cerebral hemorrágico.

Escolha uma dieta saudável composta por porções de frutas e vegetais, verduras, peixes, lentilhas, óleos não refinados, porções diária de ovos, nozes, cereais e reduza a quantidade de sal.

Uma dieta equilibrada que compreende os alimentos acima mencionados pode fornecer-lhe os nutrientes e minerais necessários que ajudam no equilíbrio dos níveis de colesterol, pressão sanguínea e protegê-lo de irregularidades cardíacas e ocorrência de AVCs.

Seguindo essas dicas você estará seguindo o caminho certo para uma vida mais saudável.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)


A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24