A diabetes é provocada pela ingestão de açúcar em excesso

A diabetes é provocada principalmente pela ingestão de açúcar em excesso – FALSO

Existem alguns mal-entendidos no que diz respeito ao aparecimento da diabetes, dizendo-se muitas vezes que está associado à ingestão em excesso de alimentos açucarados, a uma alimentação desequilibrada ou até ao contágio (há quem afirme que se pode “apanhar” diabetes como se apanha qualquer vírus da gripe). No entanto, as causas da diabetes não estão só ligadas a estes factores. A diabetes é uma doença relacionada com a produção de insulina, uma hormona produzida pelo pâncreas responsável pelo equilíbrio dos níveis de açúcar no sangue.

No caso da diabetes de tipo I (ou insulinodependente como também é chamada) o pâncreas não é capaz, por existirem células danificadas ou destruídas, de produzir insulina. Na diabetes tipo II (que aparece mais em pessoas com uma certa idade) existe uma produção anormal de insulina ou o corpo resiste aos efeitos desta hormona.

Até há alguns anos atrás, os nutricionistas recomendavam dietas com elevado teor de gordura e baixo teor de hidratos de carbono a pessoas com diabetes. No entanto, como está provada a relação entre a ingestão de gorduras e as doenças cardíacas (para as quais as pessoas com diabetes têm uma maior tendência), hoje em dia recomenda-se a ingestão de alimentos ricos em hidratos de carbono complexos e fibras.