A QUALIDADE DA NOSSA ALIMENTAÇÃO

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

A QUALIDADE DA NOSSA ALIMENTAÇÃO

A alimentação e os problemas de saúde relacionados á qualidade dos alimentos (conservação, contaminação) e aos modismos (vitaminas ,gatorade)

Conservação dos alimentos :

Para aumentar a conservação dos alimentos a sociedade vem criando técnicas de conservação, como secagem, defumação ,salga entre outros .

Com as descobertas de Louis Pasteur ficou mais fácil prevenir a decomposição dos alimentos bastando evitar o contato ou matar todos os tipos de bactérias por refrigeração , conservação em vidros e latas fechadas a vácuo , desidratação ou estufa.

A ação de componentes químicos vem sendo usada para a conservação mas eles podem vir a ser prejudicial e não permitir a assimilação dos nutrientes.

Contaminação e doenças:

A contaminação de alimentos se dá pela presença de material prejudicial ao organismo humano , sejam eles de origem química , física, natural ou vegetal (por bactérias , vírus e microorganismos em geral)

A melhor forma de prevenir a contaminação é tendo cuidados básicos com a higiene , na preparação e conservação . A contaminação pode causar inúmeras doenças como: ascaridiase, hepatite infecciosa , botulismo, febre tifóide, gastroenterites , disenteria bacilar, intoxicação alimentar , cólera asiática, amebiase ou disenteria amebiana, giardiase, triquinose, dracunlose e enterobiose ou oxiuose.

Modismos e problemas de saúde:

Deficiência de ferro : causa anemia , pois o Ferro é um componente da hemoglobina do sangue responsável pelo transporte de O2 , com isso o indivíduo fica com sua resistência aeróbia limitada e sua capacidade de trabalho reduzida.

Vitaminas naturais e encapsuladas: A partir dos 30 anos de idade alguns médicos julgam necessária a ingestão de vitamina C , vitamina E e betacaroteno. Os complexos vitaminicos são úteis quando tomados nas doses específicas de acordo com a carência individual. Outros médicos acreditam que para uma boa saúde basta estar vitaminado sem ultrapassar o RDA ( Dose Alimentar Recomendada). As vitaminas manipuladas em laboratório possuem vantagens em relação as naturais, pois não correm o risco de serem contaminadas por agrotóxicos .

Hidratação:

A forma mais tradicional de hidratação é a água, mas a ciência desportiva desenvolveu produtos para que esta hidratação se faça de maneira fácil e adequada aos atletas. Quando uma pessoa está desidratada, começa a Ter sintomas de: aumento dos batimentos cardíacos, distúrbios do controle motor, queda na capacidade anaeróbia e aeróbia. A ciência desenvolveu produtos chamados de isotônicos que fazem de maneira mais fácil a reposição de sais minerais e água perdidos.

Aspectos sociais , econômicos e políticos:

A fome na maioria dos países subdesenvolvidos não vem em conseqüência de questões naturais. O fato é muito mais decorrente da má distribuição de renda, da falta de intenção política e econômica em se erradicar tal problema, e do passado de exploração desses países .