-->Abóbora - Benefícios, propriedades das sementes de abóbora

Abóbora (Curcubita pepo)

Publicado em 03/03/2012. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Esta grande abóbora cor de laranja é uma feliz mensageira do outono. A abóbora é indígena das regiões tropicais da América, onde não existe primavera ou outono temperados, mas existe actualmente em quase todo o mundo. Da próxima vez que cortar uma abóbora, guarde as sementes.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Usos Terapêuticos:

Doenças e pedras na bexiga.
Adenoma, cistite, hipertrofia benigna da próstata, prostatite, nemátodos, ténia.
Usos tradicionais: Enurese, inflamação dos rins, dores urinárias.

Propriedades Medicinais:

Em algumas zonas da Europa, comer mãos cheias de sementes de abóbora são um tratamento recomendado para a hipertrofia benigna da próstata. O óleo das sementes de abóbora é um diurético apelativo, mas isso não explica inteiramente o seu efeito terapêutico sobre a próstata. As sementes contêm também uma forte concentração de fitoquímicos chamados de cucurbitacinas, as quais em alguns estudos mostraram prevenir uma reacção química chave neste problema – a transformação da testosterona em dihidrotestosterona. Os delta-7-esteróis podem funcionar ainda melhor nesta situaçã0. As sementes de abóbora são ricas em zinco e selénio, minerais que se tem verificado diminuírem o risco de cancro na próstata. As sementes contêm também quantidades razoáveis de três arninoácidos que reduzem o tamanho das glândulas: alanina, glicina, e ácido glutâmico.

Opções de Dosagem:

Tantas mãos cheias de sementes de abóbora quanto as que lhe apeteça comer.

Precauções:

Nenhuma registada, Algumas investigações alertam para o facto de que algumas sementes de abóbora não conterem quaisquer cucurbitacinas, Infelizmente, não há maneira de o saber com certeza a não ser analisando quimicamente cada lote.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.