-->Abrasão (lesão na pele, raspagem superficial da pele) - Educar Saúde

Abrasão (lesão na pele, raspagem superficial da pele)

Publicado em 14/03/2011. Revisado por Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368) a 16 dezembro 2018

Abrasão – Esfoladela (lesão, raspagem, superficial da pele):

O que é? É uma lesão na qual uma porção da pele está esfolada, mas não existe atingimento das camadas mais profundas da pele. Estas lesões são comuns no desporto e, apesar serem superficiais, funcionam como porta de entrada para infecções. As crianças e os atletas têm as maiores probabilidades de sofrerem uma abrasão pelo simples facto de sofrerem mais quedas, durante as quais existe raspagem da pele numa superfície dura.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste Guia

Causas

Normalmente este ferimento é provocado por uma queda acidental, laboral ou desportiva, por um acidente de carro, na qual a pele raspa no solo ou noutra superfície dura.

Sinais e sintomas

A dor e ardência são os dois sintomas mais comuns. Em relação aos sinais importa referir a ferida superficial da pele, sem atingir as camadas profundas da mesma, de contornos irregulares, mais ou menos suja, avermelhada e com pele descamada.

Como se Diagnostica

Observando a pele após a queda.

Cuidados a ter

Manter a zona envolvida em repouso, com penso adequado, e recorrer ao médico sempre que a ferida seja extensa ou mais profunda, tenha estado muito suja ou que o perigo de infecção seja provável.

Riscos e Complicações

O maior risco é a ocorrência de infecção, incluindo o tétano. Quando são muito extensas ou mais profundas, a futura pele poderá adquirir alterações da coloração.

Tratamentos

O tratamento imediato consiste em lavar muito bem com água e sabão a ferida. Todos os detritos devem ser gentilmente removidos, sem causar grande dor. Depois é necessário cobrir a ferida com gaze gorda e uma gaze esterilizada. Se esta não existir, serve também um pano limpo. Deve-se manter a ferida e o penso limpos e secos.

O gelo colocado sobre o penso poderá ajudar a diminuir o inchaço e a dor. Também poderá ter de elevar a zona ferida a um nível acima do coração para diminuir o inchaço. A ingestão de um comprimido analgésico ajuda a diminuir as dores. A prescrição do antibiótico ficará ao critério do médico. Se não estiver actualizada, a vacina contra o tétano deve ser tomada.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Dr Daniel Dourado (Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368)

Dermatologista - CRM: 46.608 / RQE: 32.368

O Dr. Daniel Seixas Dourado é Graduado em Medicina pela Universidade Severino Sombra – RJ – 2007. Para além disso possui:

- Especialização em Dermatologia: Hospital Eduardo de Meneses (FHEMIG) – 2009.

- Pós-Graduação Lato-Sensu em Medicina e Cirurgia Aplicada a Estética: CEMEPE – Belo Horizonte – 2010.

- Título de especialista em Dermatologia: Sociedade Brasileira de Dermatologia (SBD) e pela associação médica brasileira – AMB.

- Especialização em cirurgia da restauração capilar: Facultè de médecine Pierre et Marie de Curie de Paris / France – 2014.

- É membro titular da sociedade brasileira de dermatologia – SBD.

- Membro titular da sociedade brasileira de cirurgia Dermatológica (SBCD).

- Membro da associação brasileira de cirurgia e restauração capilar- ABCRC.

Endereço: Rua Bernardo Guimarães, 2717, sala 903 - Santo Agostinho, Belo Horizonte – MG

Email: atendimento@drdanieldourado.com.br

Telefone: (31) 9 9446 2446

Também pode encontrar o Dr. Daniel no Linkedin, Facebook e Instagram. Pode consultar o Currículo Lattes Aqui.