Abscesso: Tratamento, Causas, Riscos, Sintomas e Fatores de Risco

O que é um abscesso? O abscesso é uma cavidade contendo pus (pioderma ou sepse), circundada por um tecido inflamado, formado como resultado de uma infecção localizada.

Contém glóbulos brancos, tecido morto e bactérias.

foto de abscesso

Foto de abscesso cutâneo na virilha.

Descrição

Um abscesso pode desenvolver-se, ampliar ou diminuir, dependendo dos microorganismos ou leucócitos (glóbulos brancos), em qualquer e em uma série de locais no corpo.

Eles podem-se desenvolver em qualquer órgão e nos tecidos moles abaixo da pele em qualquer área.

Os locais mais comuns incluem a mama, gengiva e a área peri-retal.

Os locais mais raros são o fígado e o cérebro.

As áreas mais comuns para o aparecimento de abscessos sob a pele incluem a axila (sovaco) e na virilha.

Essas duas áreas têm um grande número de gânglios linfáticos, que são os responsáveis por combater a infecção.

Um abscesso de terceiro grau é aquele no qual uma pequena cavidade do abcesso sob a pele liga-se através de uma cavidade (canal) para tecidos mais profundos.

Quais são as Causas e Fatores de Risco

foto de abscesso na face junto á orelha

Os abscessos podem ser causados por pequenas interrupções e punções da pele, a obstrução das glândulas de suor e óleo glandulas (sebáceas), inflamação dos folículos pilosos, agentes patogénicos microbiológicos, como as bactérias piogénicas (incluindo os estafilococos, estreptococos, gonococos, entre outros), a ameba, todas estas além de algumas outras substâncias químicas (como a essência de terebintina), a alimentação rica em gorduras (principalmente a carne de porco ) e a diabetes.

Eles contêm células mortas, bactérias e outros detritos, que causam inflamação e dor.

As bactérias mais comuns, tais como os estafilococos, são a causa mais comum, embora o bacilo, o responsável pela tuberculose seja também um importante tipo de formação de abcessos .

A MRSA por exemplo é uma infecção causada pela bactéria Staphylococcus aureus resistente à meticilina. 

As infecções por estafilococos geralmente iniciam como pequenos inchaços vermelhos ou saliências cheias de pus, que podem rapidamente se tornar profundas, feridas dolorosas.

Se aparecer uma protuberância vermelha ou cheia de pus na pele que está piorando ou mostrando sinais de infecção (por exemplo, a área fica cada vez mais dolorida, avermelhada ou inchada), consulte o médico imediatamente. 

As infecções fúngicas, por vezes, causam abscessos, enquanto as amebas (parasitas unicelulares protozoários) são uma importante causa de abcessos no fígado.

A infecção geralmente atinge o órgão através da corrente sanguínea ou penetra nos tecidos sobre a pele através de uma ferida infectada ou mordida.

As pessoas com o sistema imunológico debilitado podem estar mais propensas a desenvolver o problema ou estes podem ser mais graves.

A infecção pode também ser o resultado de uma cirurgia recente ou secundária a uma infecção, como apendicite ou diverticulite.

Outros fatores que predispõem os indivíduos ao desenvolvimento da inflamação incluem:

  • Qualquer infecção da pele, especialmente aquelas que não são tratadas
  • Diabetes
  • Obesidade
  • Abuso de drogas por via intravenosa
  • Sistema imunológico enfraquecido devido a doença subjacente ou medicação.

Sintomas

Abscesso Na Ponta Do Dedo

A inflamação (inchaço vermelho e doloroso que surge durante um período de 1 a 2 semanas) tende a piorar com o passar do tempo. Os sintomas incluem dor ao toque.

Os sintomas de desconforto ou dores dependem principalmente do local da bolsa inflamada, embora os maiores – já que são uma fonte de infecção dentro do corpo – podem causar febre, calafrios, suores e mal-estar.

Quando localizados perto da pele geralmente causam inflamação com vermelhidão, causam um aumento da temperatura da pele e ternura.

Os abcessos tuberculosos são a exceção, daí a sua introdução como abscessos frios.

Chame o médico se desenvolver tiver febre alta, se a bolsa de pus for maior do que ½ polegada de diâmetro, se estiver perto da área retal ou virilha, ou se sairem estrias vermelhas de dendro dele.

Quem está em risco?

A infecção podem ocorrer em qualquer pessoa e ocorre em qualquer parte do corpo. É possível sentir o líquido presente no seu interior pressionando-o com o dedo.

Diagnóstico

A inflamação é diagnosticada clinicamente através da história médica do paciente e exame físico, demonstrando uma massa macia com sobrejacente eritema (vermelhidão).

Tratamento

foto de abscesso nas costas

Os abscessos pequenos podem ser minimizados com a aplicação de compressas quentes sobre a área várias vezes ao dia.

Este procedimento, por vezes, promove a drenagem espontânea da bolsa, o que é importante uma vez que o tratamento primário é a drenagem.

No entanto, é importante não tentar drenar o abscesso, pois o evento pode levar a trauma do tecido circundante e, potencialmente, ajudar a espalhar a infecção subjacente.

A drenagem do abscesso é realizada através de um corte noa bolsa. A área em redor da bolsa será anestesiada antes de ser realizada a drenagem.

A maioria das pessoas sentem-se melhor imediatamente após a drenagem.

Muitos dos abscessos desaparecem sozinhos após a drenagem, outros desaparecem após a drenagem e tratamento com medicamentos.

Ocasionalmente, a sua presença dentro de um órgão vital, como o fígado ou o cérebro, pode causar a perda permanente de funcionamento normal.

Os antibióticos são geralmente os fármacos prescritos pelo médico para tratar infecções bacterianas.

As drogas antifúngicas são usadas no tratamento de fungos, e as drogas Antiamebianas para tratar a amebíase.

Sem a drenagem espontânea ou cirúrgica, por vezes, o pus contido na bolsa é reabsorvido pela corrente sanguínea.

A reabsorção incompleta pode originar uma cavidade cística (pequenas bolsas) dentro de uma parede fibrosa, onde os sais de cálcio, por vezes, se acumulam e formam uma massa calcificada.

A drenagem percutânea

A drenagem percutânea é geralmente o procedimento usado para remover o líquido infectado do corpo, principalmente no abdómen e pelve. Por vezes também pode ser realizada no tórax ou em outras partes do corpo.

Outra solução são alguns tratamentos caseiros como a fitoterapia. O Chá de malva, sabugueiro, barbana, a hidroterapia, os cataplasmas de argila e o carvão vegetal ativado geralmente oferecem bons resultados.

Diretrizes de autocuidado

Não existem opções de autocuidado para estes casos. Enquanto espera pela consulta, pode aplicar uma compressa quente na área afetada e tomar ibuprofeno para ajudar a reduzir o inchaço e a dor.

Perguntas a fazer ao médico 

  • Quais os medicamentos a ser tomados para aliviar a dor?
  • Quanto tempo leva para que a dor desapareça?
  • A bolsa inflamada vai necessitar de ser drenado?
  • Pode reaparecer novamente?
  • O que pode ter originado a inflamação?

Importante

Muitos pacientes acreditam incorretamente que esses inchaços são o resultado de uma picada de aranha quando chegam ao consultório do médico. 

Para evitar a transmissão da infecção para outras pessoas, as feridas infectadas, mãos e outras áreas expostas do corpo devem ser mantidas limpas e as feridas devem ser cobertas durante o tratamento.

Remédios Caseiros

Principais tipos

E você, já sofreu ou sofre com este probleminha? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas!

Referências

https://www.nhs.uk/
https://www.merckmanuals.com/
https://www.mayoclinic.org/