Como acabar com a artrose?

Revisado por Equipe Editorial a 24 outubro 2018 - Publicado a 14 de maio de 2015

A artrose é uma doença que piora gradualmente com o passar do tempo, e que a dada altura não tem mais cura. Contudo, um tratamento adequado irá retardar o avanço da doença, minimizando os seus sintomas e aliviando a dor. Se tem problemas com esta doença, saiba mais sobre a artrose e como acabar com ela.

Como acabar com a dor da artrose

O que é a artrose?

Também denominada de osteoartrite, a artrose é uma condição de saúde que se caracteriza pela deterioração das articulações, o que por sua vez, leva ao desgaste da cartilagem que cobre as extremidades dos ossos. No entanto, as consequências desta doença nas articulações não se resumem à cartilagem, já que afeta também elementos associados às articulações, como o líquido sinovial, a membrana sinovial e os ligamentos.

Tendo em conta que a cartilagem articular tem como função permitir o deslizamento suave e livre de atrito entre as extremidades ósseas durante um movimento, se estiver desgastada irá causar limitação funcional, inchaço e dores. A artrose é um problema que pode afetar qualquer articulação do corpo, sendo no entanto mais comum nos quadris, na coluna, nas mãos e no joelho.

Causas da artrose

A artrose tem diversas causas, que podem separar a doença em duas categorias: artrose primária e secundária. Confira de seguida as causas em cada um deste tipo de artrose.

Artrose primária

Este é o tipo de artrose mais natural, surgindo especialmente devido ao processo de envelhecimento de um indivíduo, ou então, pela utilização excessiva de uma determinada articulação. Este uso repetitivo e excessivo irá ao fim de alguns anos causar a degradação da cartilagem, provocando assim sintomas como inchaço e dores na zona das articulações.

Isto ocorre pois, com o passar do tempo, os componentes articulares, como o líquido sinovial e a membrana que o recobre, degeneram-se, causando a degradação da cartilagem. Nos casos mais graves, pode haver mesmo perda total da cartilagem, provocando atrito direto entre as extremidades dos ossos, originando limitação funcional e dor.

Artrose secundária

A artrose secundária tem como origem condições de saúde ou doenças já existentes. Assim, entre as várias causas que podem provocar o desenvolvimento de artrose secundária encontram-se a artrite reumatoide, a diabetes, traumas repetidos, a obesidade, anomalias congênitas (nascimento com articulações anormais), entre outras.

Como acabar com a artrose

A artrose é uma condição que, quando grave e avançada, já não tem cura. No entanto, como já referimos em cima, a linha de tratamento adequada ajuda a retardar o processo, e assim, minimizar as limitações funcionais e aliviar as dores. Dessa forma, mesmo que esteja numa fase mais avançada da doença, o tratamento correto irá ajudar a que possa ter uma qualidade de vida muito superior à atual. Confira de seguida quais as terapêuticas mais adequadas para acabar com a artrose.

A opção mais comum para tratar a artrose é a fisioterapia. As sessões devem ser diárias e contínuas até que o paciente apresente melhorias consideráveis nos seus sintomas e alcançar um nível de eficiência funcional apropriado para poder realizar as tarefas do seu dia-a-dia. Durante este tratamento, deve ainda tomar suplementos alimentares, recomendados pelo seu médico ortopedista, como por exemplo o SuperFlex-3, rico em Condroitina, glucosamina e MSM, para promover a restauração da articulação.

Quando a opção terapêutica anterior já não for suficiente para tratar a artrose, a alternativa é a realização de uma cirurgia. Esta designa-se por artroscopia, e irá atuar sobre a articulação afetada pela doença.

Neste procedimento cirúrgico são realizados 2 ou 3 furos de pequena dimensão na articulação, onde serão posteriormente inseridos uma microcâmara e os instrumentos necessários para a cirurgia. Estes serão depois utilizados para reparar danos ou raspar calos ósseos, que estejam a interferir no funcionamento da articulação. Este procedimento é realizado numa clínica médica, sob anestesia.

Cuidados a ter durante o tratamento da artrose

Independentemente da linha de tratamento escolhida pelo médico, há alguns cuidados comuns que devem ser seguidos de modo a aumentar a eficácia do tratamento. Estes cuidados incluem:

– Evitar movimentos repetitivos com a articulação afetada, pois ajudarão a agravar ainda mais o problema. Por exemplo, se tem artrose na coluna, evite levantar-se e baixa muitas vezes ou subir escadas.

– Adote uma alimentação mais saudável, preferindo alimentos ricos em nutrientes protetores e reguladores, e ainda, em propriedades anti-inflamatórias.

– Procure beber a quantidade mais adequada de água para o seu peso. A ingestão correta de água melhora a lubrificação das articulações, a flexibilidade dos músculos e a elasticidade da pele. De acordo com a Organização Mundial de Saúde, as mulheres devem beber 1 litro por cada 25 kg de peso, e os homens 1 litro por cada 30 kg.

– Sendo a obesidade um fator de risco, é importante tentar emagrecer e aproximar-se do seu peso ideal.

– Evitar fazer esforços excessivos.

– Sempre que sentir dor na zona das articulações, pare e descanse.

– Procurar utilizar vestuário adequado, confortável e leve.

Tratamento caseiro para a artrose (cataplasma de linhaça)

Se sofre de artrose, além dos tratamentos indicados e dos cuidados a ter durante a terapêutica, há também algumas soluções caseiras que podem ajudar a complementar o tratamento. A linhaça é uma planta medicinal com inúmeras propriedades, sendo uma delas útil para ajudar o tratamento da artrose e aliviar os seus sintomas. Confira de seguida como fazer este tratamento caseiro para a artrose.

Ingredientes:

  • linhaça (3 colheres de sopa);
  • meio litro de água.

Como preparar:

Coloque a água ao lume e deixe levantar fervura. De seguida, adicione a linhaça à água, deixando ferver até que a linhaça ganhe uma textura mais consistente. Desligue e deixe arrefecer. Quando ficar com uma temperatura morna, coloque esta mistura num pano limpo, aplicando-o de seguida sobre a articulação afetada.

Para usufruir dos seus efeitos benéficos e sentir alívio dos sintomas da artrose, este cataplasma de linhaça deve ser aplicado todos os dias, de manhã e à noite, durante cinco dias seguidos.

É importante relembrar que este remédio caseiro deve apenas ser utilizado como complemento da terapêutica indicada pelo médico, e não como tratamento único.