O 4 Melhores Substitutos Do Açafrão (Crocus sativus)

Revisão Clínica: Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902). Atualizado: 09/09/24

Se precisar de um bom substituto para o açafrão na cozinha, saiba que existem algumas opções que podem imitar o estilo e o perfil de sabor da especiaria.

Continua depois da Publicidade

Como Fazer O Chá De Açafrão

O Que É O Açafrão?

O açafrão é obtido dos pequenos estigmas vermelhos da flor Crocus sativus. Nativo do sudeste da Ásia, o açafrão é encontrado em todo o mundo e usado há mais de 2.000 anos.

A especiaria é usada para dar sabor a vários pratos asiáticos, servindo também como um agente corante para alimentos.

Em termos de sabor, o açafrão é floral e picante, com um toque de doçura que pode fazer qualquer prato simples parecer muito mais complexo.

Devido ao fato de ser extraído à mão, e o grande volume que é necessário para fazer o tempero, o preço do tempero é bastante bastante alto.

Seja qual for a sua razão para necessitar de um substituto para o açafrão, algumas das suas melhores opções podem até já estar na sua cozinha!

Substitutos Para o Açafrão

Os melhores substitutos para o açafrão incluem a cúrcuma (açafrão-da-terra, açafrão-da-índia), cártamo (açafrão-bastardo, carthamus tinctorius), cardamomo, flores de Tagetes (Cravos-de-defunto), Colorau ou colorífico (urucum), entre outros.

Cúrcuma

Talvez o substituto mais popular do açafrão em muitas cozinhas, que na verdade é conhecido como açafrão indiano. Através dos seus poderosos antioxidantes, ele pode entregar uma explosão semelhante de nutrientes, ao mesmo tempo que imita o sabor característico do açafrão.

No entanto, não os use em quantidades iguais, pois a cúrcuma é mais potente e pode sobrecarregar o prato com muita facilidade.

Flores de Tagetes (Cravos-de-defunto)

Flores De Tagetes (Cravos De Defunto)

As flores de tagetes têm uma mordida reconhecível que algumas pessoas associam ao açafrão, dando também uma cor amarela ou laranja aos alimentos, tal como o açafrão.

Cardamomo

Cardamomo Verde

O cardamomo tem um aroma e sabor a terra, mas é distintamente diferente do açafrão, na medida em que não é picante. Algumas pessoas substituem o açafrão pelo cardamomo nas suas receitas, mas não é certamente a melhor escolha.

Continua depois da Publicidade

Colorau, Urucum

A Semente Do Colorau, Urucum

Se pretende imitar a cor do açafrão em determinado prato, o colorau é a sua melhor escolha, embora mude o sabor do prato.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Adriely Silva (Nutricionista - CRN-6 Nº 25902)

Nutricionista - CRN-6 Nº 25902

A Drª Adriely da Silva Vicente é Graduada em Nutrição pela Faculdade Estácio do Rio Grande do Norte no ano de 2018. Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-6 Nº 25902.

Atualmente trabalha com Home Care e atende em clínica particular no Brasil.

Contato para marcação de consultas: (84) 99175-5907

Também pode encontrar a Drª Adriely no Linkedin.


Bibliografia
  • Basker, D., Negbi, M. Uses of saffron. Econ Bot 37, 228–236 (1983). https://doi.org/10.1007/BF02858789
  • H. B. Sowbhagya, S. R. Sampathu & N. Krishnamurthy (2004) Natural Colorant from Marigold-Chemistry and Technology, Food Reviews International, 20:1, 33-50, DOI: 10.1081/FRI-120028829
  • Azimi, Paria et al. “Effects of Cinnamon, Cardamom, Saffron, and Ginger Consumption on Markers of Glycemic Control, Lipid Profile, Oxidative Stress, and Inflammation in Type 2 Diabetes Patients.” The review of diabetic studies : RDS vol. 11,3-4 (2014): 258-66. doi:10.1900/RDS.2014.11.258
  • The natural constituents of historical textile dyes
    Ester S. B. Ferreira, Alison N. Hulme, Hamish McNab, and Anita Quye
    doi.org/10.1039/B305697J
A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24