Acamados – como tratar do cabelo

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Publicado em 29 de janeiro de 2011

Acamados – Como tratar do cabelo:

Os cuidados com o cabelo podem incluir o acto de pentear, escovar ou lavar o cabelo de alguém. Consulte no nosso portal o texto sobre: Como lavar o cabelo de um acamado. Apresentam-se, de seguida, algumas razões para o tratamento do cabelo.

Quando uma pessoa está doente, pentear ou escovar o cabelo pode ajudá-la a sentir-se melhor e a ter uma melhor aparência. Escovar o cabelo pode activar a circulação sanguínea no couro cabeludo, o que pode ajudar a evitar lesões na pele. Pentear e escovar ajuda a eliminar a oleosidade e a sujidade do cabelo e do couro cabeludo. Escovar também ajuda a deslocar os óleos naturais do couro cabeludo e, assim, fazer com que o cabelo tenha um aspecto saudável e brilhante.

Como pentear e escovar o cabelo de uma pessoa?

O cabelo pode ser penteado ou escovado várias vezes ao dia. Eis alguns passos que o ajudarão a pentear ou a escovar o cabelo de determinada pessoa.

Preparação:

Ajude a pessoa a instalar-se comodamente, sentada, se lhe for possível. Cubra a almofada colocada atrás da cabeça da pessoa com uma toalha. Pentear e escovar. Se o cabelo for curto, penteie e escove um1 lado de cada vez. Se o cabelo for comprido, penteie uma1 secção de cabelo de cada vez. Como lidar com o cabelo emaranhado e enriçado. Divida o cabelo da pessoa em pequenas secções. Se necessário, use um pouco de óleo para o cabelo na secção correspondente, a fim de desembaraçar a parte enriçada. Use um pente com dentes largos para separar o cabelo. Penteie primeiro as pontas e aproxime-se do couro cabeludo à medida que vai desenriçando o cabelo.

Como evitar que a pessoa fique com o cabelo enriçado?

Quando a cabeça de uma pessoa está em constante fricção com a almofada ou a cama, o cabelo pode ficar enriçado. Apresentam-se, de seguida, algumas sugestões para ajudar a evitar que tal aconteça. Use um amaciador após a lavagem. Se o cabelo da pessoa for comprido, tente fazer tranças largas ou amarre-o atrás.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Última atualização da página em 08/08/19