-->Acamados - Escolha do revestimento para colchões - Educar Saúde

Acamados – Escolha do revestimento para colchões

Publicado em 31/01/2011. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Acamados – Escolha do revestimento para colchões:

O que são?

Os revestimentos para colchões são dispositivos especiais que diminuem a pressão exercida sobre a pele das pessoas acamadas. Apresentam-se, de seguida, 2 tipos de revestimentos.

Revestimento ortopédico e Revestimento de pressão alternada.

O que é um revestimento ortopédico?

Trata-se de um revestimento de espuma semelhante a uma embalagem de ovos. Possui protuberâncias e cavidades que diminuem a pressão exercida sobre a pele. Poderá comprar um revestimento ortopédico através de um fornecedor de equipamento médico.

Siga estes passos para colocar o revestimento ortopédico sobre o colchão:

Peça ajuda, se necessário, para tirar a pessoa da cama. Retire os lençóis da cama. Coloque o revestimento ortopédico sobre o colchão com as protuberâncias viradas para cima. Coloque uma protecção à prova de água debaixo da parte correspondente à região nadegueira do acamado. Tal ajudará a evitar que o revestimento ortopédico se suje com a urina ou as fezes. Cubra o revestimento ortopédico com um lençol. Coloque a pessoa na cama e cubra-a com o lençol e os cobertores.

O que é um revestimento de pressão alternada?

Publicidade

Publicidade

Um revestimento de pressão alternada é colocado na cama debaixo do lençol. É constituído por um plástico macio, dividido em secções que contêm água ou ar. Um revestimento de pressão alternada ajuda a cicatrizar eventuais lesões na pele. O revestimento possui um tubo ligado a uma bomba eléctrica. A bomba enche e esvazia as várias secções do revestimento.

Siga estes passos para colocar o revestimento na cama:

Examine o fio e a ficha e certifique-se de que não estão danificados. Peça ajuda, se necessário, para tirar a pessoa da cama. Retire os lençóis da cama. Coloque o revestimento sobre o colchão, com o lado correcto virado para cima. Coloque o motor num banquinho ou no chão, junto aos tubos do revestimento. Ligue os tubos do revestimento ao motor. Certifique-se de que os tubos não estão torcidos. Ligue o fio a uma tomada eléctrica e ligue o motor. Examine as secções do revestimento e certifique-se de que se estão a encher e a esvaziar correctamente. Cubra o revestimento com o lençol de baixo, deixando alguma folga. Coloque novamente a pessoa na cama e ajude-a a instalar-se comodamente.

Limpe o revestimento com um pano molhado e um detergente suave quando ele se sujar. Seque-o sempre devidamente. Não use álcool para limpar o revestimento. O álcool pode danificar a cobertura de plástico.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Publicidade