Acne Nas Costas: 12 Tratamentos Caseiros Para Eliminar as Cicatrizes

Revisado por Drª Raquel Pires (Nutricionista - CRN-6 nº 23653) a 19 novembro 2018

A acne nas costas é um evento que desencadeia, em muitos casos, cicatrizes que perduram mesmo após a cura.

Existem muitas soluções disponíveis no mercado, no entanto, os tratamentos caseiros são alternativas mais seguras para atuar sobre o problema e impedir que a acne se ative novamente no futuro.

Foto de acne nas costas

Abaixo listamos os melhores tratamentos caseiros para acne nas costas. Eles ajudam a acelerar o processo de cicatrização da pele e a reduzir a cicatriz.

Pode também aplicar estes remédios em tipo de cicatrizes visíveis. Os resultados serão surpreendentes!

Cuidados diários

Óleo antibacteriano de melaleuca (Óleo essencial de árvore-de-chá)

Óleo essencial de árvore-de-chá, malaleuca para acne

Este óleo é antisséptico, antibacteriano, cosmético e possui propriedades antifúngicas que ajudam a evitar as cicatrizes de acne. Enrole uma toalha nas pontas de um coçador de costas.

Embeba a toalha com água. coloque 5 a 6 gotas de óleo de melaleuca sobre o pano molhado. Aplique nas costas com a ajuda do coçador.

Faça uma massagem com movimentos circulares pequenos, evitando esfregar. Este processo deve ser repetido três vezes por dia para se livrar das cicatrizes de acne.

Leia também 9 Tratamentos naturais para Acne em peles oleosas

Óleo cicatrizante de vitamina E

óleo de vitamina E para acne

A vitamina E é um antioxidante que protege as células contra os efeitos dos radicais livres e reduz as cicatrizes causadas pelo problema.

Arranje cápsulas de óleo de vitamina E, vendidas em farmácias. Extraia o óleo da cápsula. Aplique este óleo nas suas cicatrizes de acne. Deixe atuar durante alguns minutos ou durante a noite. Lave com água normal.

Leia também 3 Remédios caseiros para eliminar marcas e cicatrizes de acne

Cuidados semanais

Tônico regenerador de suco de limão

Suco de limão para acne nas costas

O limão contém ácido cítrico, que clareia as cicatrizes da acne, e vitamina C, que ajuda na regeneração de novas células da pele.

Primeiramente, lave as costas com água morna ou limpe a sua pele com produtos não oleosos. Seque com uma toalha limpa durante alguns minutos.

Em seguida esprema o sumo de limão. Aplique o sumo sobre as suas cicatrizes, usando uma bola de algodão. Deixe atuar durante cerca de 10 minutos. Lave com água normal.

Use protetor solar e cubra as costas. Não se exponha ao sol com o sumo de limão, pois pode deixar a sua pele mais sensível.

Cicatrizante de sândalo e água de rosas

Cicatrizante de sândalo e água de rosas para acne

As propriedades antimicrobianas e cicatrizantes do sândalo (Santalum album) ajudarão a acalmar a pele e a eliminar todas as cicatrizes de acne. A água de rosas nutre a pele.

Ingredientes:

  • Sândalo (em pó)
  • Água de rosas

Misture o pó de sândalo e a água de rosas até obter uma pasta fina. Aplique a pasta sobre as cicatrizes. Deixe atuar durante uma noite.

No dia seguinte, lave as costas com água. A pasta faz com que as cicatrizes de acne nas costas sequem e também alivia as cicatrizes.

Também pode usar a combinação de sândalo com leite, glicerina, açafrão, suco de limão, argila, óleo de melaleuca, suco de pepino, amêndoa, farinha de linhaça, leitelho, aveia, tomate, etc.

Cicatrizante rápido de polpa de tomate

Cicatrizante rápido de polpa de tomate para acne

O tomate é ácido por natureza e atua como agente de clareamento natural, ajudando no desaparecimento de cicatrizes. Corte o tomate em duas partes iguais.

Utilizando umas das metades, esfregue o interior do tomate sobre as cicatrizes nas costas. Repita o processo duas vezes. Espere 15 minutos e lave.

Cicatrizante de Cúrcuma

Cicatrizante de Cúrcuma para acne

A cúrcuma (açafrão-da-terra, açafrão-da-índia), é uma especiaria picante e agente esfoliante que ajuda a secar as cicatrizes.

Ingredientes:

  • 2 colheres de sopa de cúrcuma em pó
  • 2 c.olheres de sopa de creme de leite

Misture os ingredientes até obter uma pasta fina. Aplique a pasta nas costas para que a acne desapareça. Se for usado regularmente, este remédio minimizará a aparência das cicatrizes.

Máscara clareadora de alho

Máscara clareadora de alho, cicatrizes de acne antes e depois

Contém propriedades antibióticas e antifúngicas que reduzem as cicatrizes lentamente. Corte alguns dentes de alho em rodelas.

Esmague as rodelas e aplique sobre as cicatrizes. Lave. Este método irá clarear as cicatrizes e eliminá-las dentro de um período de tempo.

Cicatrizante de casca de laranja

Cicatrizante de casca de laranja para acne

A casca de laranja contém retinol, que ajuda a pele a regenerar-se. Tem também vitamina C, que melhora o tom da pele, clareando as cicatrizes quando aplicada.

Ingredientes:

  • Casca de laranja seca
  • Água

Triture as cascas até obter um pó fino. Adicione água e misture até formar uma pasta fina. Aplique esta pasta sobre as cicatrizes. Deixe secar e retire com água.

Descubra como o Óleo de rícino ajuda a tratar marcas e manchas de acne

Máscara anti-inflamatória de aveia

Máscara anti-inflamatória de aveia

A aveia reduz o estado inflamatório, acalma a pele e combate a acne.

Ingredientes:

  • 1 chávena de aveia
  • 2 chávenas de água a ferver

Misture a aveia com a água a ferver, até obter uma pasta fina. Aguarde alguns minutos, até a aveia arrefecer. Aplique esta pasta nas costas usando o coçador de costas e um pano.

Deixe atuar durante pelo menos 10 minutos. Lave com água morna. Este processo deve ser repetido pelo menos uma vez por semana para acalmar a acne e evitar a irritação.

Cicatrizante de cebola e pepino

Cicatrizante de cebola e pepino para acne

O suco de cebola é rico em propriedades anti-inflamatórias e antibacterianas que ajudam a regular a produção de colágeno, fazendo com que as células da pele rejuvenesçam. É, por isso, eficaz na remoção de cicatrizes num curto espaço de tempo.

Ingredientes:

  • 2 cebolas roxas grandes
  • 1 pepino
  • 2 colheres de chá de farinha de aveia ou de linhaça

Rale a cebolas. Com um liquidificador, extraia o sumo do pepino. Misture todos os ingredientes até obter uma pasta fina. Aplique a pasta sobre as cicatrizes e deixe atuar durante 20 a 30 minutos.

Lave e repita regularmente para ter um resultado eficaz em algumas semanas. A cebola, quando misturada com silício (aveia, pepino, linhaça), origina resultados eficazes.

Cicatrizante de abacaxi

Cicatrizante de abacaxi para acne

O abacaxi contém um anti-inflamatório natural composto chamado bromelina, que sara as feridas rapidamente, o que ajuda a evitar a formação de cicatrizes. Contem também ácido ascórbico, que ajuda a clarear as cicatrizes.

Corte um pedaço de abacaxi fresco e extraia o suco. Aplique-o diretamente sobre as cicatrizes acneicas usando uma bola de algodão.

Deixe atuar cerca de 15 a 25 minutos e depois enxague com água. Repita regularmente para se livrar das cicatrizes de acne de forma eficaz.

Vinagre de maçã

Vinagre de maçã para acne

O vinagre de maçã tem propriedades antissépticas e anti-inflamatórias que ajudam a curar a pele das células mortas.

Junte quantidades iguais de água e vinagre de maçã. Mexa bem e aplique esta solução sobre as cicatrizes de acne usando uma bola de algodão.

Deixe durante algumas horas e depois lave em água morna. Pode aplicar este vinagre diretamente sobre as cicatrizes sem diluir em água, mas pode causar alguma irritação, pois o vinagre pode ser muito agressivo, devido à acidez.