-->Acne Neonatal - Educar Saúde

Acne Neonatal

Publicado em 12/08/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A acne neonatal é um dos tipos de acne que pode ocorrer.

Acne neonatal em bebê

A acne é uma doença da pele, e que geralmente tem uma maior tendência a manifestar-se na fase da adolescência, devido à produção de hormonas sexuais que fazem com que as secreções das glândulas sebáceas aumentem.

Esta doença poderá ter consequências mais ou menos graves, sendo que isso depende muito de pessoa para pessoa.

O problema caracteriza-se geralmente pelo aparecimento de cravos, espinhas, pontos negros e bolhas, nas zonas das costas, rosto, peito e ombros. Eventualmente alguns destes pontos ou bolhas podem infectar, principalmente quando as pessoas tendem a coçar-se.

Recomendado: Acne Nas Costas: 12 Tratamentos Caseiros Para Eliminar as Cicatrizes

No entanto, este problema pode também aparecer em bebés, onde é chamado de acne neonatal.

Este, caracteriza-se igualmente pelo aparecimento de espinhas e cravos no bebé, recém-nascido neste caso.

O problema geralmente prolonga-se até aos 3 meses de vida do bebé, não sendo necessário nenhum tratamento, pois o problema irá por esta altura desaparecer sozinho.

As zonas mais comuns para o aparecimento de cravos e espinhas são a testa, o nariz e as bochechas. Igualmente ao que acontece na adolescência, o acne neonatal aparece por alterações hormonais, mas neste caso devido à amamentação e ao período de gestação.

Os cravos e espinhas não devem ser espremidos de forma alguma, sob pena de ficarem marcas ou de o problema se espalhar ainda mais. O ideal é mesmo deixar que o problema passe naturalmente, e ir apenas hidratando a pele.

Embora tenha sido referido que não é preciso tratamento, em casos mais graves poderá ser necessário um tratamento com uma loção de peróxido de benzoíla a 2.5% ou eritromicina a 2%, mas isto mesmo apenas em casos muito graves.

No caso de suspeitar estar perante um caso destes, consulte o pediatra do bebé o mais rápido possível de forma a que possa ser prescrito um tratamento adequado, caso seja necessário.

Continuação » 9 Tratamentos Naturais para Acne

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook