Acne (Cravos e Espinhas): Entenda como tratar e as principais causas

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

A acne é o pavor dos adolescentes, especialmente para o sexo feminino. E não apenas adolescentes, mesmo os adultos podem ter. Sim, acne.

A acne é de facto irritante, prejudica a nossa aparência e causa bastante sofrimento. O que está causando essas espinhas? É o acne hormonal?

Ou é estresse que está causando isso? Qual é a causa? Qual é a cura? Saiba tudo neste artigo sobre a acne e as formas de se livrar dele.

foto de paciente com acne antes e depois

acne (espinhas ou cravos) é uma doença dermatológica que tem como principais causas a inflamação dos folículos pilosos e as glândulas sebáceas, responsáveis pela produção de óleo (oleosidade) da pele.

Os Folículos capilares são as pequenas estruturas que fazem crescer o cabelo no couro cabeludo. As glândulas sebáceas produzem o sebo (oleosidade), que hidrata o cabelo e a pele.

A acne pode começar a aparecer durante a puberdade e afeta aproximadamente 80 por cento dos adolescentes. Ela ocorre quando as glândulas sebáceas da pele são estimuladas a produzir sebo em excesso.

As células da pele são normalmente células pegajosas que bloqueam os folículos capilares, retendo a gordura.

Os Folículos bloqueados cheios de sebo, fazem as bactérias se multiplicarem nos folículos pilosos. Isto causa a inflamação, vermelhidão e espinhas (pústulas).

Em adolescentes, o aumento do acne provavelmente está relacionado a um aumento natural dos hormônios masculinos (androgênios) durante a puberdade, que estimulam as glândulas sebáceas que produzem sebo em excesso.

Os Fatores hereditários também contribuem para o problema.

Outros fatores que podem causar a acne incluem o uso de cosméticos oleosos, humidade, problemas nos ovários , transpiração intensa ou as glândulas supra-renais.

O Acne também pode ser causado pelo consumo de drogas como o lítio ou esteróides prescritos pelo seu médico ou o alguns usados para os suplementos de musculação “, que são potencialmente prejudiciais.

A acne não está relacionada com a dieta ou a falta de higiene. Na verdade, a lavagem excessiva pode até causar um aparecimento de acne . 

Sintomas da acne (espinhas ou cravos)

o que são espinhas acne

O Acne pode causar:

Pontos pretos (cravos pretos) comedões que são ampliados com os folículos de cabelo com excesso de sebo. Os pontos pretos são comedões que se abrem na superfície da pele.

A cor do sebo faz lhes o olhar negro. As manchas brancas são comedões fechados ficam na superfície.

Espinhas (pústulas): estes são folículos pilosos inflamados. São bactérias que se multiplicam no folículo, que atraem a infecção de combate a células, que liberam substâncias que causam irritação e vermelhidão.

Então quando estes folículos rebentam e derramam o seu conteúdo sobre a pele circundante produzem ainda mais inflamação.

Nódulos e cistos: Estas infecções são maiores , que se estendem mais profundamente na pele, formando-se firmes, profundos e inchados.

Como as espinhas são causadas por uma produção excessiva de sebo o crescimento da bactéria causa a irritação e a vermelhidão.

Em mulheres e meninas, muitas vezes o acne intensifica-se em certos momentos do ciclo menstrual (acne hormonal).

Diagnóstico da acne

peeling profundo para acne antes e depois

acne

Geralmente, o médico pode diagnosticar a acne com base em um simples exame físico. Procurar cravos, espinhas, nódulos e cistos no rosto, peito, costas, braços e ombros.

Ele também perguntará sobre o seu histórico médico para tentar identificar os factores que contribuem para tal.

O medico irá querer saber tambem algumas informções sobre o seu ciclo menstrual, os padrões de crescimento do cabelo, cosméticos que utiliza , produtos de limpeza facial e medicamentos .

Quanto tempo dura a acne (espinhas ou cravos)

As Manifestações da acne podem ocorrer a qualquer momento após a puberdade, mas são mais comuns durante a adolescência.

Como prevenir a acne

A acne não pode ser impedida. No entanto, algumas pessoas são mais propensas a desenvolver o acne do que outras.

Já ouviu falar sobre Acne vaginal? Conheça as Causas e Tratamentos

Tratamento da acne (espinhas ou cravos)

acne antes e depois do ácido glicólico

A acne pode ser tratada com:

Limpadores com ácido salicílico ( ex : peeling de ácido salicilico ), que ajudam a esvaziar os comedões de sebo.

Geléias ou geis de peróxido de benzoíla: Estes produtos são aplicados em uma camada fina sobre a pele.

A Lavagem e esfoliação da (casca) da pele, combate o crescimento das bactérias e ajuda a limpar os folículos capilares bloqueados.

Alguns destes produtos estão disponíveis em loções suaves que não exigem receita médica. Se não resultar , o médico pode prescrever um creme mais concentrado mais eficaz.

Tretinoína (Retin-A): É aplicada na pele como um creme, geléia ou líquido. Ajuda a limpar os folículos da pele , aumentando a renovação das células epiteliais (células da superfície da pele).

Como também aumenta a sensibilidade da pele à luz solar, a tretinoína deve ser usada com um protetor solar.

Os antibióticos que podem ser aplicados são a Clindamicina (Cleocin) e a eritromicina (existem várias marcas) diretamente sobre a pele para reduzir o crescimento das bactérias que causam a acne.

Se estes tratamentos tópicos (locais) não funcionarem, então a acne é tratada com antibióticos orais (geralmente tetraciclinas) ou isotretinoía (Accutane).

No entanto, esses medicamentos podem ter efeitos colaterais e estão disponíveis somente por prescrição.

Além disso, devido á isotretinoína poder causar defeitos congênitos em recém-nascidos, as mulheres que bebem e são sexualmente ativas devem utilizar contracepção para terem a certeza de não engravidar, durante os cinco meses de tratamento com o Accutane.

» Descubra como o Óleo de rícino ajuda a tratar marcas e manchas de acne

Quando contactar um profissional

acne antes e depois do ácido glicólico

Dirija-se ao seu médico se você ou seu filho tiver acne que não é controlada com produtos de limpeza ou geis normais de farmacia.

Lembre-se que nos adolescentes, a quantidade de acne não pode realmente indicar o impacto do problema na vida do jovem. Às vezes, um caso suave de acne pode começar a embaraçar e causar problemas psicológicos para os jovens.

acne pode causar cicatrizes que o seu filho possa vir a arrepender-se mais tarde.

Quando Oferecer-lhe a possibilidade de um tratamento certifique-se de que o seu filho esteja ciente de que a acne pode deixar cicatrizes.

Saiba também que existem excelentes tratamentos para as cicatrizes de acne, como por exemplo o Laser Co2 Fracionado.

Previsões

A Acne quase sempre pode ser controlada com medicação, embora os resultados possam ser um pouco demorados como semanas ou meses. Por exemplo, a maioria das drogas aplicadas sobre a pele apenas actuam em cerca de quatro a oito semanas. Embora os melhores resultados da tretinoína tendem a ser só de três a seis meses após o início do tratamento.

Continuação » 9 Tratamentos Naturais para Acne