O que é o Açúcar Demerara? É mais saudável do que o açúcar branco?

O açúcar Demerara é essencialmente um açúcar levemente menos refinado obtido na primeira pressão da cana-de-açúcar.

Contém cerca de 93% de sacarose, enquanto o açúcar branco contém 97-98% de sacarose. Contém alguns minerais, mas a quantidade é muito reduzida para contribuir para a Ingestão Diária Recomendada.

A sua diferença é apenas no sabor, e não em termos de benefícios para a saúde.

O Que é O Açúcar Demerara, É Mais Saudável Do Que O Açúcar Branco,

Parece um exótico e a sua cor dourada a caramelo promete ser deliciosa! Abaixo respondemos à sua dúvida – “é mais nutritivo ou saudável do que os outros açúcares?”

1. O açúcar Demerara também é feito de cana-de-açúcar

O açúcar Demerara é feito por desidratação do xarope de cana obtido da cana-de-açúcar, essencialmente o mesmo processo seguido para o açúcar branco, feito por xarope de purificação da cana-de-açúcar ou da beterraba.

O nome provém principalmente da suas origens nas plantações da antiga colônia britânica de Demerara, atualmente na República da Guiana.

O açúcar foi extraído da cana cultivada nos solos vulcânicos da região. O seu sabor distintivo, intenso a notas de caramelo, tornaram-no extremamente popular.

2. É um açúcar parcialmente refinado ou cru

Durante a sua produção, o açúcar demerara sofre os mesmos processos iniciais que o açúcar branco. No entanto, este é retirado do açúcar bruto logo na primeira pressão da cana e não é submetido a processamentos adicionais para todo o seu melaço e cor.

Alguns acreditam que este processo faz do açúcar Demerara diferente e mais nutritivo do que o açúcar normal.

3. Tem Menos Sacarose e Melaço Que o Açúcar Branco

Infelizmente, e apesar de não ser processado até ao fim, ainda assim dispõe de 96 a 98 por cento de sacarose. Alguns dados sugerem que o açúcar demerara pode ter em torno de 93% de sacarose, o equilíbrio composto por glicose e frutose, bem como minerais como potássio, cálcio e magnésio em pequenas quantidades do melaço que contém.

No entanto, este alto teor de sacarose mostra que é um carboidrato cristalizado muito idêntico ao açúcar normal.

Então, se você é diabético ou pretende perder peso, não terá nenhum benefício em escolher o açúcar demerara em vez do açúcar branco.

4. Contém alguns minerais, mas em pequenas quantidades

Açúcar Demerara Tem Menos Sacarose E Melaço Que O Açúcar Branco

O nível de “cinzas” presente no açúcar ou melaço é um indicador do seu conteúdo mineral, já que grande parte desta cinza vem dos minerais (a menos que haja impurezas).

No açúcar demerara, os padrões dos nível de cinzas geralmente são definidos abaixo de 0,45 por cento. Isso é diferente dos açúcares como o açúcar mascavo (muscovado), outro açúcar parcialmente refinado, onde os padrões de fabricação limitam a cinza a menos de 3%.

Em outras palavras, o teor de cinzas presente no açúcar demerara é muito menor do que algumas outras alternativas ao açúcar branco.

Para permanecer dentro deste limite, o açúcar de cana em bruto precisa ser processado por centrifugação parcial, de modo que o excesso de melaço possa ser removido. No processo, são perdidos ainda mais conteúdos minerais.

No entanto, nem o açúcar demerara – nem o açúcar mascavado – contém minerais suficientes para merecer qualquer atenção pelos benefícios de saúde.

Seria necessária a ingestão de enormes quantidades de açúcar para obter uma quantidade significativa de minerais, o que é impensável.

5. Seus cristais são maiores e têm um sabor mais rico

O que pode esperar desta alternativa, é um sabor intenso a caramelo e uma textura dourada diferente do açúcar branco.

Independentemente do conteúdo de nutrientes e benefícios para a saúde ou a falta deles, o açúcar demerara tem um sabor único que o torna um tesouro para muitos.

É um tipo de açúcar popular em algumas partes do mundo, como a Inglaterra, onde as pessoas gostam do sabor intenso a caramelo. Também é popular em crumbles ou como cobertura para bolos.

É mesmo sugerido como um adoçante para algumas frutas picantes como a toranja.

Os cristais são maiores do que o açúcar branco médio, demorando mais para se dissolver nas bebidas do que o açúcar branco normal.