Acupuntura

Revisado por Equipe Editorial. Publicado em 7 de junho de 2010

A acupuntura não é uma alternativa apenas para tratar problemas da coluna, como muitas pessoas imaginam, ela oferece muitos outros benefícios para a saúde.

acupuntura facial antes e depois

A terapia alivia distúrbios de todo tipo, até estresse e em clínicas de dependentes químicos, reduz a angústia dos viciados; vale ressaltar que é apenas uma parte do tratamento. Também pode ser usada em consultórios dentário, para a prevenção da dor e até no tratamento de asma e bronquite.

Em 1995 a acupuntura foi reconhecida como especialiadade médica pelo Conselho Regional de Medicina, mas demorou a ser vista com bons olhos, até que os brasileiros decidiram procurar as agulhas “milagrosas” e a acupuntura ganhou espaço até na recente telenovela “Laços de Família”, como alívio das tensões sofridas por Helena (Vera Fisher).

Ela funciona para aliviar náuseas em pacientes submetidos à quimioterapia, ameniza enjôos das grávidas e atenua a dor causada pela retirada de um dente.

Estudos científicos já comprovaram sua eficácia em casos de alívio de dor e de processos inflamatórios como rinites alérgicas, bronquites e perturbações intestinais. Também é muito usada no tratamento de ansiedade, depressão e obesidade.

A acupuntura busca basicamente o equilíbrio do organismo e faz isso através do estímulo de pontos específicos espalhados por todo o corpo. O estímulo chega ao cérebro que libera substâncias naturais, que têm alto poder analgésico, relaxante muscular e calmante, eliminando dores, ansiedade de depresão.

Nos Estados Unidos a especialidade é empregada para tratamentos de dor de cabeça, dores nas costas, tendinites, desordens digestivas, urinárias e intestinais, asma, sinusite, cólicas irregulares menstruais e alergias. A Sociedade de Medicina Tradicional Chinesa aponta cerca de 300 doenças que podem ser tratadas com a acupuntura.

Agulhinhas poderosas

As agulhas utilizadas na acupuntura devem dar ao paciente e ao médico a segurança total contra qualquer forma de infecção. Esta condição é importante para evitar a transmissão de doenças do tipo viral como hepatite ou bacterianas.

Pessoas idosas, pacientes com doenças metabólicas tipo diabetes ou crônicas têm menor resistência e ficam mais expostas aos riscos de contaminação. A escolha das agulhas descartáveis é, portanto, de grande importância à saúde e atende às exigências da vida moderna.

Ler Também:

Acupunctura Estética – Adeus Estrias, Celulite, Gordura Localizada e Flacidez
Acupuntura para Emagrecer – A Acupuntura emagrece?
Acupuntura a Laser
Electroacupuntura

Terapias Naturais e Outras Sugestões:

Aromaterapia, Plantas Que Curam, Plantas Medicinais e Óleos Essenciais
Fitoterapia
Chocoterapia ou Chocolaterapia
Feng Shui – Cores
Mesoterapia

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Equipe Editorial

A essência da medicina não se restringe apenas ao diagnóstico e prescrição. A verdadeira missão está em informar, acolher, participar, apoiar e confortar as pessoas em suas dores e sofrimentos. Em ser uma referência técnica e humana em momentos de intensa insegurança e medo.

Todos os artigos desenvolvidos pela nossa equipe editorial são revisados por médicos da sua especialidade, esforçando-nos sempre para ser objetivos e apresentar os dois lados do argumento. Pode consultar a nossa equipe de especialistas Aqui

A nossa equipe concentra-se assim em garantir que o conteúdo, os produtos e os serviços fornecidos pela plataforma mantenham os mais elevados padrões de integridade médica, ajudando a garantir que todas as informações que o usuário recebe, sejam precisas, e baseadas em evidências, atuais e confiáveis.

Para além disso, todo o conteúdo é revisado e atualizado continuamente para garantir a sua precisão.

O processo de atualizações é simples.

Sabemos que os padrões de tratamento para algumas condições, como o câncer e a diabetes (por exemplo) mudam e estão em constante evolução, de modo que, existem conteúdos que devem ser revisados com maior frequência, de forma a garantirmos que a informação existente e recém-publicada reflita sempre as informações mais precisas e atuais. Saiba mais sobre nós Aqui

Se encontrou alguma imprecisão ou erro nos nossos conteúdos, informe-nos através da nossa página de Contato.

Última atualização da página em 30/10/19