Aftas nos Bebês

As aftas são um problema que ocorre frequentemente nas pessoas, um pouco por todas as idades

A origem de aftas poderá ser variada e poderão haver várias causas que levam ao aparecimento deste problema, desde problemas que surgem na alimentação, por exemplo, a problemas mais graves ao nível do fígado.

Este problema geralmente não evolui para estados mais graves. É algo que se torna bastante incomodativo e que deve ser tratado mesmo por este motivo, e claro, para evitar problemas de maior, embora estes sejam raros.

Nos bebês pode-se dizer que as aftas não são um problema muito frequente. No entanto, é mais frequente o aparecimento de sapinhos, assim chamados na gíria, que são algumas manchas brancas que poderão aparecer no interior da boca.

Estas manchas são consequência de uma infecção que se deve à proliferação de um fungo. É importante estar atento ao aparecimento destas manchas, já que o tratamento atempado é importante, e inclusive existem alguns remédios caseiros que poderão ajudar a uma melhoria significativa do problema.

O facto de aparecem estas manchas brancas nos bebés deve-se bastante ao contacto com objectos que podem estar contaminados com bactérias e agentes agressores.

Nomeadamente, o facto de os bebés em algumas idades colocarem os seus brinquedos na boca depois de estes estarem no chão, é uma forma muito normal de se criarem infecções. Também a partilha de brinquedos com outras crianças pode originar este problema, já que o mesmo é contagioso.

Também as feridas que possam aparecer na gengiva, devido a diversos motivos, podem ser um ponto de partida para o aparecimento do problema do sapinho.

Para além disso, existem ainda alguns medicamentos que podem ter como efeito secundário o aparecimento deste problema, pelo que é importante estar atento aos potenciais efeitos secundários da toma de alguns medicamentos.

O sapinho poderá ser facilmente diagnosticado e é relevante procurarmos ajuda de um pediatra para conseguirmos aplicar desde logo um tratamento eficaz.