Água com Limão: A Verdade sobre o seu Poder Desintoxicante

Com a promessa de trazer excelentes benefícios ao corpo, a água com limão surge como uma das opções para limpar as toxinas do corpo.

Os Benefícios De Desintoxicação Da água Com Limão São únicos, Saiba Como Este Líquido Maravilhoso Pode Transformar O Seu Corpo

Mas afinal, o que é um suco detox?

Antes de partir para o conteúdo, entenda primeiro o que é um suco detox, e quais as suas ações sobre o organismo. A palavra detox provém de desintoxicação. Por aí, não é difícil imaginar a sua função.

Feitos por meio da combinação de alimentos de baixo poder calórico – e, em sua maioria, termogênicos – os sucos detox têm em sua composição propriedades capazes de eliminar as toxinas do corpo – por meio do que chamamos de limpeza hepática.

Limpeza hepática

Não podemos falar sobre limpeza hepática sem citar o fígado. O fígado é o responsável por grande parte da digestão no corpo humano, metabolizando e absorvendo nutrientes.

Os péssimos hábitos alimentares e, até mesmo, as impurezas presentes na atmosfera podem sobrecarregá-lo, comprometendo seu funcionamento.

É nesse momento que o detox irá agir. Ao ingeri-lo, as toxinas provenientes do metabolismo hepático serão descartadas através da bile, fezes e, especialmente, pela urina.

Apesar dos questionamentos em torno da atuação dos sucos e soluções detox sobre o fígado, muitas pessoas garantem ter obtido bons resultados. Mas cuidado! Eles não fazem milagre.

De nada adianta incorporá-lo a uma dieta rica em gordura e pobre em nutrientes. A ingestão da bebida feita de maneira errônea estará longe de trazer os benefícios prometidos à saúde, tais como:

  • Saciedade
  • Diminuição das enxaquecas
  • Uma noite de sono tranquila
  • Perda de peso de forma controlada
  • Melhora no sistema digestivo e imunológico
  • Mais disposição ao realizar as tarefas do dia a dia
  • Eliminação constante do excesso de líquido no corpo
  • Aumento na absorção de nutrientes – principalmente vitaminas e minerais.

Supostos benefícios da Água de limão

Água De Limão, A Grande Aposta Para SECAR Até 5kg De Gordura Em 3 Dias

O limão, por si só, já apresenta propriedades ricas em antioxidantes, flavonoides, vitamina C, cálcio, potássio, magnésio e outros componentes.

Aliado à água, ao mesmo tempo em que desintoxica e auxilia na digestão, ele é capaz de promover a reidratação – recompondo sais minerais diluídos em excretas – e de fortalecer o sistema imunológico.

Ao incorporar a água com limão à sua dieta, você estará favorecendo os seguintes aspectos

Eliminação de toxinas

O ácido cítrico não só estimula a produção de enzimas digestivas como também promove o processo de diurese. Dessa forma, os resquícios metabólicos são excretados de forma contínua, sem que haja acúmulo de líquido no corpo.

Sistema imunológico

Para que o sistema imunológico consiga proteger nosso organismo e nos alertar de que algo não vai bem, é primordial que ele esteja em dia. Para isso, é fundamental bons níveis de vitamina C.

Ao ingerir água de limão, você estará cumprindo essa meta! A vitamina C é capaz de fortalecer nosso sistema imunológico, livrando-nos de gripes e resfriados, além de outros problemas respiratórios.

Além do mais, a vitamina C otimiza a absorção de ferro pelas hemácias.

Sistema Circulatório

O sistema circulatório também é presenteado com os benefícios da água com limão devido às quantidades consideráveis de potássio contidas na fruta – aproximadamente 128 miligramas a cada 100 gramas de limão.

O potássio é responsável por reduzir a pressão arterial, além de estimular os impulsos nervosos.

Diminuição de dores e inflamações

A grande culpada pelas dores provenientes de inflamações, é a acidez presente no sangue.

A vitamina C e o ácido cítrico são substâncias de efeito alcalinizante, capazes de atenuar os níveis de acidez que causam os processos inflamatórios.

Perda de peso

A pectina é uma espécie de fibra solúvel, de quantidade variada, encontrada nos frutos, assim como o limão.

Por ser rico em pectina, ele é capaz de inibir a fome e causar uma sensação de saciedade a quem o ingere.

Além disso, o limão é altamente concentrado em enzimas, tornando-o capaz de estimular a produção de bile. Como consequência, a quebra de alimentos e a absorção de nutrientes são mais rápidas, reduzindo o período de digestão.

Uma cútis mais bonita e saudável

O rosto é o cartão de visita de toda pessoa. Acnes e rugas são os piores inimigos de uma cútis perfeita.

A vitamina C, bem como os antioxidantes presentes no limão, combatem os radicais livres motivadores de rugas e algumas bactérias causadoras de acne.

Hidratação

A ingestão de líquidos é, sem dúvida, imprescindível ao corpo humano. Por repor sais minerais, a água com limão contribui para o bom funcionamento e equilíbrio do sistema linfático.

Manter-se hidratado evitará quadros de fadiga, estresse, confusão mental, descontrole da pressão arterial e até mesmo insônia.

Hálito mais refrescante

Devido às suas propriedades cítricas, a solução é capaz de proporcionar uma sensação de frescor após a ingestão.

Porém, deve-se ter cautela! O ácido cítrico presente no limão pode corroer o esmalte do dente. Para que isso não ocorra, recomenda-se escovar os dentes antes e depois de ingeri-lo.

Com os cuidados certos, o seu hálito estará sempre refrescante e livre de odores.

Se você deseja experimentar outras formas de detox, saiba que existe uma infinidade de sucos e preparados que prometem os mesmos benefícios da água com limão.

Especialistas indicam que o detox seja feito de maneira diária e em jejum. Para alcançar os resultados desejados de forma mais rápida, é aconselhável adotar uma dieta balanceada e hábitos saudáveis.

Ver referências +