-->Aipo - Beneficios, Propriedades Medicinais, Calorias, Emagrecimento e Vitaminas

Aipo

Publicado em 01/04/2012. Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006) a 15 novembro 2018

O aipo é um legume recomendado em várias dietas, sendo também utilizado tanto na culinária como na medicina alternativa.

Beneficios e Propriedades Medicinais do Aipo

O aipo é uma planta diurética, um excelente tónico digestivo, ajuda a eliminar o ácido úrico, combate o mau-hálito, fortalece as defesas imunitárias, ajuda ao relaxamento das fibras musculares das artérias, originando uma menor pressão de fluxo sanguíneo. Entre muitas outras aplicações os frutos e as raízes do aipo podem ser utilizadas para o tratamento de problemas de gota e reumático.

É uma planta que pode também ser usada externamente em queimaduras e inflamações, e indicada sobretudo para o tratamento da pedra na vesícula e pedra nos rins. Sendo rica em vitamina C, faz com que o seu organismo esteja protegido contra infecções e possíveis danos nas células. É igualmente muito benéfico para a saúde óssea devido ao cálcio e fósforo que fazem parte das suas propriedades nutricionais.

Pela sua enorme riqueza em vitamina A, considera-se extremamente importante para a saúde das membranas mucosas e para a visão. Sendo tambem uma boa fonte de sódio, assume muita importância no organismo sobretudo nas contracções musculares, impulsos nervosos e no equilíbrio de água no organismo.

Deve-se ter algum cuidado, porque o seu excesso pode provocar o aumento da pressão arterial, sendo um dos principais factores de risco para o desenvolvimento de acidente vascular cerebral. Atenção: Não deve ingerir as sementes se tiver problemas renais ou durante a gravidez, porque pode causar contracções uterinas.

Se pretender usar o aipo para fins medicinais pode utilizar toda a planta. Se preferir, pode também juntar este legume às suas preparações diárias combinando com almondegas, saladas e empadas. É de salientar também que apesar de ser menos utilizado pode também fazer chá com 20g de qualquer parte do aipo e 250 ml de água fervida.

O aipo pode também ser utilizado, conforme já foi referido anteriormente, para várias dietas e isso deve-se ao seu baixo teor calórico. Trata-se de um legume com poucas calorias e muita água. Em 100 gramas de aipo ingere 16 calorias e tendo em conta que quase 95% do aipo é água, irá fazer com que coma menos do que o habitual, sendo um aliado fundamental para o sucesso da sua dieta.

O aipo emagrece

As folhas do aipo são utilizadas na medicina naturista para eliminar febres e muitas vezes servem de infusão para a elaboração de chás. Na maioria dos casos o que as pessoas procuram no aipo é perder peso. Um copo de sumo de aipo de manhã é o ideal para controlar o apetite.

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)