-->Aleitamento de um prematuro - Educar Saúde

Aleitamento de um prematuro

Publicado em 12/07/2010. Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 12 dezembro 2018

Aleitamento de um prematuro

O leite da mãe de um prematuro, é diferente do leite de uma mãe cujo bebé nasceu de tempo, tem mais proteínas. Nem todas as crianças o podem mamar, porque se são muito pequeninos, ainda não têm bons reflexos de sucção.

Neste caso a mamã deve tirar o leite de três em três horas e poderá dá-lo ao bebé através de uma sonda nasogástrica, até que ele seja capaz de mamar por si mesmo.

Para uma mãe é necessário que o seu filho receba o melhor e por isso todas querem dar o seu próprio leite aos bebés. Isto ajuda-as a superar o trauma de terem prematuros.

Durante a gravidez, qualquer mulher imagina o seu filho saudável, rechonchudo e bonito. Por isso, quando se encontram perante um bebé com as características de um prematuro, pensam se não teriam feito algo de errado. Uma criança pode nascer antes de tempo por milhares de causas diferentes, e em 99% dos casos, a mãe não tem qualquer tipo de responsabilidade.

«Porque havia de calhar a mim?» pergunta-se Sílvia, com a sua bebé de 1,050 gramas despida sobre o seu peito. «Eu nem sequer bebi uma chávena de café durante toda a gravidez, tomei o máximo de cuidados, porque me sucedeu isto?»

Sílvia encontra-se deprimida. «Todavia não encontro justificação, não me sai da ideia, faz-me imensa impressão ver este corpo tão pequenino, até parece que não pode ter vida, mete-me medo tocar-lhe…»

De repente, Laura, tão pequenina, agarra-se ao peito e começa a mamar. A sua mamã chora de emoção e nós que estamos a ver esta cena, esforçamo-nos para também não chorar.

Guia da Gravidez

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.