A alergia à picada de inseto é muito frequente, especialmente durante o verão, época em que tendencialmente há um maior número de insetos em que as pessoas também escolhem um vestuário mais leve, o que resulta numa maior área de pele não protegida por roupas.
Saiba O que fazer em caso de picada de aranha
Os insetos que, por norma, provocam a alergia à sua picada são:
- Abelhas e vespas
- Mosquitos
- Moscas
- Pernilongos e borrachudos
- Formigas de fogo
- Carrapatos
- Pulgas
Sintomas da alergia à picada de inseto
A alergia à picada de inseto provoca alguns sintomas bastante característicos, nomeadamente:
- Inchaço e vermelhidão na zona da picada
- Muita comichão
- Liquido transparente que sai pelo local da picada
Há situações em que a alergia à picada de inseto é intensa e grave, podendo provocar um choque anafilático, ou seja, uma diminuição brusca da tensão arterial e dificuldade em respirar. Nestes casos, a pessoa que sofreu a reação alérgica deve ser encaminhada de imediato para o hospital mais próximo, de modo a iniciar um tratamento eficaz o mais rapidamente possível.
Conheça 7 Remédios Caseiros para Tratar Picada de Abelha e Vespa
Ao contrário do que acontece com a maioria das doenças, nas quais se adquirem defesas ou até imunidade depois de se ter contraído a doença pela 1ª vez, a alergia a picada de inseto não tende a melhorar com o tempo. Na verdade, 60% das pessoas que desenvolvem uma alergia à picada de inseto tem uma reação alérgica igual ou mais grave quando são picadas uma segunda vez.
Tratamento da alergia à picada de inseto
O tratamento indicado para a alergia a picada de inseto vai depender da intensidade dos sintomas apresentados.
Para sintomas moderados, o uso de cremes anti-histamínicos é suficiente, pois garante o tratamento local da alergia, incidindo no local da pele onde ocorreu a picada e promove o alívio imediato da sensação de comichão.
No caso de ocorrerem sintomas mais severos, é necessários usar anti-histamínicos via oral, combinados com cremes que contenham cortisona, por forma a controlar a alergia de uma forma eficaz.
Sempre que a alergia provocar um quadro clínico de choque anafilático a pessoa deve ser de imediato encaminhada para as urgências médicas, pois esse é o único local onde poderá receber o tratamento de que necessita.
Em alguns casos, a comichão provocada pela alergia é de tal forma intensa, que o paciente acaba por se coçar de forma intensa, o que dá origem a uma infeção secundária.
Sempre que ocorre uma infeção secundária poderá ser necessário tomar antibióticos, que serão prescritos pelo médico, após a observação cuidada das lesões em causa.
Fotos
Prevenção da alergia à picada de inseto
Sempre que possível, deve-se procurar prevenir a alergia à picada de inseto, baixando a probabilidade de sofrer uma picada. Para prevenir as picadas de insetos, coloque em prática estas medidas:
- Usar repelentes
- Usar roupas claras
- Não usar perfumes fortes (o odor do perfume atrai os mosquitos)
Link Útil
– Remédio Caseiro para Picada de Inseto
Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541
A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:
- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.
- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.
- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .
Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.