Alergia ao Látex

Uma alergia é uma reação exagerada por parte do organismo ao contato com determinadas substâncias.

Continua depois da Publicidade

alergia ao látex

Uma das substâncias que podem causar uma resposta alérgica é o látex. O látex é uma substância que se encontra em vários produtos e materiais feitos de borracha.

Poderá encontrar látex em produtos como preservativos, luvas de limpeza, luvas cirúrgicas, chupetas, mamadeiras, roupas de lycra, roupa íntima, balões, alguns brinquedos de plástico, entre outros.

A maioria das pessoas não tem qualquer reação ao contato com esta substância, no entanto, algumas pessoas sofrem algumas manifestações e sintomas, causados pela resposta do seu sistema imunitário ao látex.

Sintomas da alergia ao látex

Os sintomas da alergia ao látex incluem geralmente asma, febre, dificuldade em respirar, congestão nasal, espirros, inflamação da língua e da garganta, olhos lacrimejantes, pele avermelhada, coceira, cólicas, diarreia, vómitos, dores de cabeça e subida da tensão arterial.

Em casos onde a alergia é mais intensa, pode mesmo ocorrer perda de consciência ou uma reação anafilática grave. Os sintomas aparecem normalmente logo após a exposição ao látex.

Quem tem maior risco em desenvolver alergia ao látex

Há certas pessoas e profissões que têm uma maior probabilidade em desenvolver alergia ao látex, devido à sua exposição a esta substância. Assim, todas as pessoas que utilizem luvas com látex de uma forma muito regular poderão desenvolver esta alergia.

Médicos e enfermeiros, devido ao contato contínuo com as luvas cirúrgicas, e profissões ligadas à limpeza, devido ao uso frequente com luvas, são dos mais afetados.

Há também pessoas com propensão genética para esta alergia, nomeadamente os indivíduos com alergias a alimentos como o kiwi, figo, abacate, tomate, noz, mamão papaia e banana. Estes têm também maiores chances de desenvolver alergia ao látex.

 

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 09/09/24