Alergia na Pele

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692) a 14 dezembro 2018

Uma franja da população sofre daquilo que se chama uma reação alérgica.

Esta reação é uma resposta exagerada do sistema imunitário a uma determinada substância, inofensiva para a grande maioria das pessoas.

A reação alérgica ocorre quando existe contato com essa substância, seja por inalação, ingestão ou toque.

Dessa forma, um dos locais onde é mais habitual ocorrerem manifestações alérgicas é na pele.

O maior órgão do corpo humano é também aquele que se encontra mais exposto, logo, mais suscetível ao aparecimento de alergias. Saiba mais sobre alergia na pele, as principais causas, sintomas e tratamento.

Alergia na pele

A alergia na pele é uma resposta imunitária a uma determinada substância, que provoca um processo inflamatório e causa determinadas manifestações.

Coceira, descamação e desenvolvimento de formações e bolinhas, são apenas alguns dos vários sintomas da alergia na pele.

Sendo uma alergia, o seu tratamento é feito através do afastamento do agente alergénico e com medicamentos específicos para reações alérgicas.

Alergia na pele na gravidez

A alergia na pele é um problema bastante comum durante a gravidez. A alergia ocorre como resultado das alterações do sistema imunitário e dos níveis hormonais, o que deixa a pele da grávida muito mais sensível.

Se a gestante tiver algum tipo de alergia na pele, deverá consultar um médico dermatologista. A alergia na gravidez não tem consequências negativas para o bebê.

Causas da alergia na pele

Existem muitas possíveis causas para o desenvolvimento de uma alergia na pele.

Sendo a alergia uma resposta imunitária bastante pessoal, esta pode ser diferente e causada por agentes distintos de pessoa para pessoa. As causas mais comuns para alergia na pele são:

– partículas da pele de cães e gatos;

– picadas de insetos;

– contato com certas plantas;

– contato com materiais irritativos;

– produtos de limpeza;

– produtos de higiene;

– medicamentos.

Conheça os Principais Sintomas de Alergia a Amêndoas

Sintomas de alergia na pele

Apesar de existirem várias causas possíveis, as manifestações numa alergia na pele são bastante idênticas de indivíduo para indivíduo.

Numa alergia na pele podem manifestar-se vários ou apenas um dos seguintes sintomas. Assim, os sintomas na alergia na pele incluem:

– vermelhidão;

– coceira;

– formação de bolinhas avermelhadas ou brancas;

– descamação da pele.

No caso de uma grávida, se sentir muita coceira em todo o corpo, sem a conseguir aliviar, então pode ser sinal de outro problema que não a alergia na pele.

A coceira com estas características durante a gestação pode significar um problema grave e raro do fígado, devendo dirigir-se imediatamente a um hospital.

Saiba Como se Livrar da Descamação da Pele nos Pés

Tratamento para alergia na pele

Se tem alguma alergia na pele deve antes de mais consultar um médico dermatologista. Este irá prescrever medicação específica, que pode incluir anti-histamínicos e corticoides.

Estes podem ser em forma de xarope ou comprimidos.

Além destes, podem também ser prescritos outros medicamentos para ajudar a aliviar os sintomas na pele, como uma pomada para reduzir a vermelhidão e a coceira.

Para lá do tratamento indicado pelo médico, deve ainda ter alguns cuidados para ajudar a aliviar os sintomas.

Assim, deve evitar o agente causador da alergia, hidratar-se bem, e utilizar produtos tópicos calmantes à base de alfazema ou camomila.

» Conheça 10 Tratamentos Naturais para se Livrar da Vermelhidão no Rosto