-->Alergia no Bebê - Educar Saúde

Alergia no Bebê

Publicado em 10/07/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

Quando um bebê faz uma reação alérgica, inicialmente é difícil perceber qual o agente que ativou essa resposta do sistema imunitário da criança.

Há diversos agentes alérgicos, desde alimentos, produtos de higiene, temperatura, e até, pelos de animais, entre outros.

assaduras em bebe

Apenas relacionando as crises alérgicas com algum fator presente em todas é que se consegue descobrir qual o agente responsável.

Neste artigo pode saber o que fazer em caso de alergia no bebê, e ainda, saber mais sobre algumas alergias muito comuns nesta idade.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste artigo:

Alergia no bebê – o que fazer

Como referimos em cima, uma alergia no bebê pode ter diversas causas, sendo por isso fundamental saber qual a origem da reação alérgica.

Por exemplo, se está a fazer alergia na pele, então deve trocar os produtos de higiene, um de cada vez, até perceber qual o responsável.

Na alimentação o método é o mesmo. Retira os alimentos da dieta do seu filho, um de cada vez, até perceber a qual ele é alérgico.

Depois de identificado o agente alérgico, deve deixar de usar esse elemento. Adicionalmente deve também consultar o médico pediatra, pois ele poderá prescrever um tratamento à base de medicamentos corticoides ou anti-histamínicos.

Publicidade

Se o seu filho apresentar alguma alergia durante o primeiro ano de vida, ele poderá apresentar outras alergias. Assim, depois de fazer um ano, o pediatra pode pedir que o bebê realize testes específicos para verificar a que agentes é alérgico.

Publicidade

Alergia alimentar no bebê

Uma alergia alimentar normalmente manifesta-se no bebê através do aparecimento de manchas inchadas e avermelhadas por todo o corpo.

Nalguns casos, estas manchas podem aparecer nos ouvidos, provocando dor.

Há também outros sintomas que podem surgir em caso de alergia alimentar no bebê, como problemas respiratórios (dificuldade em respirar e nariz congestionado) e problemas digestivos (gases, diarreia e vómitos).

Alergia na pele do bebê

Quando a alergia é causada pelo contato da pele do bebê com produtos de higiene, como cremes hidratantes, shampoos, ou até mesmo produtos de limpeza da roupa, essa reação manifesta-se através do aparecimento de pele seca ou escamosa, coceira e manchas vermelhas.

Nalguns casos podem mesmo formar-se pequenas bolhas da pele.

Conheça os Óleos Essenciais Seguros para Bebês

Saiba mais sobre:
A informação foi útil? Sim / Não

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541)

Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541

A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:

- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.

- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.

- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .

Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337

Também pode encontrar a Drª Gizele no Linkedin e Facebook

Publicidade