Alexander Ferguson

Revisado por Andre a 28 outubro 2018

Alexander Chapman Ferguson, conhecido no mundo do futebol como Alex Ferguson é um treinador escocês, célebre pela sua longa ligação ao Manchester United, onde se encontra desde 1986.

Alexander Ferguson antes e depois

Filho de uma família de posses modestas, Ferguson cresceu em Govan, e apoiava o Glasgow Rangers. Enquanto futebolista, Alex Ferguson começou a jogar nos amadores do Queen’sPark, em 1957, acumulando a prática desportiva com o trabalho numa fábrica de construção de navios.

Apesar de se tratar de um clube modesto, Ferguson conseguiu marcar 15 golos em 31 jogos, o que não foi suficiente para lhe garantir a tão desejada titularidade. Por essa razão, decidiu mudar-se para o St. Johnstone. Ali continuou a marcar golos de forma frequentemente, mas voltou a não ser aposta regular. Em 4 temporadas apenas disputaria 37 golos, marcando 19 golos.

Ferguson voltou a mostrar insatisfação, pedindo várias para o St. Johnstone o deixar sair. Como o clube não cedia, chegou a considerar a possibilidade de emigrar para o Canadá. Tudo mudaria, quando sem mais opções, o treinador do St. Johnstone teve que apostar em Ferguson num jogo contra o Rangers. Ferguson exibe-se a grande nível, apontando um hattrick e ajudando assim o seu clube a vencer o poderoso opositor.

A sua grande exibição despertou o interesse do Dunfermline, que o contrataria no verão de 1964. Só nessa altura se conseguiu tornar 100% profissional, deixando o seu antigo emprego. Se a primeira época não lhe correu de feição, perdendo a titularidade depois de um jogo pouco conseguido contra o seu antigo clube, na segunda brilhou intensamente, marcando 45 golos em 51 jogos. Juntamente com Joe McBride, do Celtic, sagrou-se o Melhor Marcador do campeonato escocês, com 31 golos.

Na temporada seguinte transferiu-se para o seu clube de infância, o Glasgow Rangers, por uma verba recorde em transferências entre clubes escoceses. A sua passagem pelo Rangers fica marcada por rumores de discriminação, por ser casado com uma católica. Contudo, Ferguson sempre negou categoricamente que tenha sido discriminado por esse motivo.

Em 1969, na Final da Taça da Escócia que opôs o Rangers ao eterno rival Celtic, Alex Ferguson é acusado de ter falhado na marcação ao capitão do Celtic num lance que resultou em golo. Como castigo, é obrigado a jogar pela equipa de reservas. Este episódio acabou por ser determinante para que decidisse abandonar o clube.

Junta-se então ao Falkirk, onde jogaria por mais 4 épocas, marcando 36 golos em 95 partidas. Por fim, disputa a sua última época enquanto jogador de futebol ao serviço do Ayr United, retirando-se em 1974.

Iniciou então um percurso como treinador, que haveria de seguir sempre num sentido ascendente. Começa no EastStirlingshire em 1974, clube que treinava em part-time. Aqui já se começou a notar a sua postura autoritária. Bobby McCulley um dos jogadores que integrava a equipa havia de confessar anos depois: “Nunca tive medo de ninguém, mas Ferguson conseguiu assustar desde o início.”

Pouco meses depois Alex Ferguson muda-se para o St. Mirren, onde permanece durante quatro temporadas. Nesse período, o talentoso treinador transforma uma pequena equipa, habituada a disputar a manutenção na Second Division, numa formação temível recheada de jovens com valor, que venceria a First Division em 1977.

Apesar deste sucesso, o St. Mirren despediu Ferguson, sendo o único clube a tê-lo feito, durante a sua carreira. Esta dispensa terá sido fundamentada por alguns problemas internos entre funcionários do clube e o treinador.

Em Junho de 1978, junta-se ao Aberdeen, um dos maiores clubes da Escócia. Os primeiros tempos não correram particularmente bem, com Ferguson a sentir algumas dificuldades em conquistar o respeito de alguns dos jogadores. Ferguson nesta altura tinha 37 anos, não sendo muito mais velho do que alguns dos veteranos da equipa.

Em 1980, FuriousFergie, como era conhecido entre os jogadores consegue conduzir o Aberdeen ao título, quebrando a hegemonia do Rangers e do Celtic. Em 1982, venceria também uma Taça da Escócia. Eem 83-84, voltaria a conquistar o campeonato e a taça. Na temporada seguinte o Aberdeen iria renovar o título e começam a chover propostas de clubes como: Rangers, Arsenal eTottenham Hotspur.

No início de Novembro de 1986, Alex Ferguson finalmente cede ao apelo do futebol inglês e assina pelo Manchester United. Iria iniciar-se aqui uma parceria de sucesso. Entre os títulos conquistados ao serviço do United contabilizam-se: 12 vitórias na Premier League, 5 vitórias na FA Cup, 4 Taças da Liga, 10 Community Shield, 2 Ligas dos Campeões, 1 Taça das Taças, 1 Supertaça Europeia, 1 Taça Intercontinental e 1 Campeonato do Mundo de Clubes.

A título individual Ferguson seria nomeado 10 vezes Melhor Treinador de Inglaterra, 2 vezes Treinador do Ano da UEFA, entre dezenas de outros prémios. Em 1999 seria nomeado Cavaleiro da Ordem Britânica, passando a ter o direito de usar o prefixo Sir antes do seu nome.
Contudo, nem tudo foram rosas no percurso de Sir Alex Ferguson.

A forte disciplina que sempre impôs aos seus jogadores originou vários conflitos com algumas das maiores estrelas do Manchester United. Jogadores como Paul Ince, JaapStam, DwightYorke, David Beckham, Ruud van Nistelrooy e Gabriel Heinz saíram do Manchester após desentendimentos com o treinador.

Os jogos mentais com os treinadores das equipas adversários e as críticas aos árbitros valeram-lhe um mar de críticas nos últimos anos, mas Alex Ferguson parece não querer abdicar destas “ferramentas”.

Com Ferguson prestes a fazer 70 anos, a especulação em torno da sua continuidade e de quem será o seu sucessor tem aumentado. Mas ao que parece ainda não será esta temporada que surgirá uma resposta.

Todas as fotos:

Pesquisar Mais Famosos Antes e Depois de A a Z:

IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT
IMG_HOVER_TEXT