Alfarrobeira

Atualizado e Revisado por Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006) a 11/08/2019. Publicado originalmente em 2 de abril de 2012

A alfarrobeira é a árvore que dá como fruto a alfarroba, um bem conhecido substituto do chocolate sem estimulantes costumava ser apelidado de pão-de-São-João.

Esta maravilhosa árvore cresce primordialmente em regiões do Meditenâneo, no sul da Europa, África e Ásia. As alfarrobeiras podem crescer até atingirem uma altura de 9 metros e a sua madeira tem uma cor rosada.

A alternativa ao chocolate provém da polpa no interior das vagens, as quais se desenvolvem a partir das pequenas flores vermelhas desta árvore atingindo um comprimento entre 15 a 30 cm.

Usos Terapêuticos da alfarrobeira

– infecções bacterianas, diarreia, indigestã0.
– azia.

Propriedades Medicinais

A utilidade da alfarroba foi validada num estudo realizado com 41 bebés sofrendo de diarreia bacteriana ou viral.

As crianças que tomaram alfarroba recuperaram n0 espaço de 2 dias; as que foram tratadas com medicamentos convencionais levaram cerca de duas vezes mais tempo para melhorarem.

As crianças que tomaram alfarroba pararam também de vomitar e recuperaram a temperatura e peso corporal mais rapidamente.

Porque é que o substituto do chocolate funciona? Porque os seus taninos inibem as bactérias e associam-se a certas toxinas, inactivando-as e permitindo que estas passem através do corpo.

Curiosamente, a alfarroba é também altamente fibrosa, encorajando os movimentos intestinais.

Ainda que isso possa parecer algo contraditório para o tratamento da diarreia, explica talvez a eficácia da alfarroba contra a azia.

A fibra torna o conteúdo do estômago menos viscoso, impedindo desta forma o refluxo do ácido para a garganta.

Opções de Dosagem:

Os adultos podem tomar entre 15 a 20 gramas de alfarroba por dia, misturando esta com algo saboroso como por exemplo molho de maçã.

No estudo sobre a diarreia infantil foi usada um grama e meia de vagens de alfarroba em pó por cada quilograma de peso corporal dos bebés. O pó foi misturado com leite ou outro líquido para ajudar a prevenir a desidratação.

Precauções e contra indicações

Devido ao perigo de desidratação, uma criança com diarreia deve estar sobre a cuidadosa vigilância de um pediatra. Não experimente por conta própria a cura com alfarroba.

Fotos:

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Drª Caroline Vallinhos (Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006)

Nutricionista Clínica e Estética - CRN-3 nº 37006

A Drª Caroline Vallinhos é graduada em ciências da nutrição pela Universidade de Guarulhos/SP. Possui 7 anos de experiência em Nutrição clínica e estética. Forte atuação em coaching de emagrecimento e qualidade de vida para pessoas em busca de melhoria alimentar e enfermos com necessidade de melhoria de quadro clínico.

Vasta experiência com consultoria para empresas do ramo alimentício, tais como grandes indústrias de alimentos, cozinhas experimentais e mercado de food service.

Com registro no Conselho Regional de Nutricionistas CRN-3 (Brasil) nº 37006

Também pode encontrar a Drª Caroline Vallinhos no Linkedin, Facebook: e Instagram.

Telefone: (11) 97670-1909 Atendimento em Guarulhos - SP (Região Jardim Maia)

Última atualização da página em 11/08/19