Alfavaca – Propriedades Medicinais e Benefícios

A planta medicinal Alfavaca de nome cientifico (Ocimum basilicum), e também conhecida por manjericão é procedente do sul da Ásia, Indonésia e Índia; o óleo obtido das folhas de alfavaca destrói as bactérias e insectos.

O sumo das folhas alivia a bronquite, catarros e problemas digestivos. Com o seu odor agradável e suave sabor aromático, usa-se como condimento habitual.Contra a flatulência e gases, é antiespasmódica. Cinco gramas de folhas frescas de alfavaca acabam com uma forte dor de estômago. A infusão das suas folhas é diurética, estimulante, digestiva e relaxante; o sumo das folhas com mel alivia a febre, bronquite, catarros e problemas digestivos.

Ler: Chá de Alfavaca para (Dores) Cólicas Menstruais

CHÁ DE ALFAVACA (MANJERICÃO)

O chá de alfavaca faz as mães produzirem mais leite. Gargarejando, combate fungos na garganta e na boca. O chá frio é bom para problemas dos olhos, tanto em pachos como em bebida.

Quando há dores de parto, toma-se a raiz desta planta e logo alivia a dor, e ajudará a acelerar o parto. Um raminho de alfavaca na casa afasta os insectos. Uma colher de folhas secas tomadas em infusão combate o vómito e a vertigem.

Uma infusão de folhas secas e gotas de limão acalmam dores de estômago e espasmos intestinais.

Um punhado de folhas frescas cozidas e aplicadas na cabeça, massajando, elimina a queda do cabelo.

As folhas frescas fervidas durante 10 minutos convertem-se num elixir para lavagem da boca que elimina qualquer inflamação de gengivas.

Com as flores fazem-se cozimentos que servem pata curar os nervos, vertigens, tosse, cólicas, anginas e enxaquecas de todo o tipo.

As folhas secas trituradas usam-se como cataplasma para aliviar pálpebras, lábios e mamilos doridos. É digestiva e aconselha-se em casos de dispepsia, afecções dos rins e da bexiga.

A alfavaca é a grande reguladora do sistema nervoso.

Conheça 10 Usos e Benefícios das Sementes de Manjericão para a Saúde