Algaliação Masculina – Como Colocar a Algália no pénis

Revisão Clínica: Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Atualizado: 08/09/24

Algaliação masculina em si próprio (homem) – Como colocar a algália?

Continua depois da Publicidade

O que é a Algália (Sonda de Foley)?

como colocar a algália, sonda de foley

Um catéter é um fino tubo de borracha que é introduzido na bexiga para drenar a urina. A bexiga é um órgão oco que armazena a urina.

Normalmente, a urina passa da bexiga, através de um tubo designado por uretra, para o meato urinário. O meato é a abertura no pénis através da qual a urina sai do organismo.

Com a cateterização intermitente, o catéter é introduzido na bexiga quando precisa de urinar.

Porque é necessário usar algália?

Poderá necessitar de uma cateterização devido a uma infecção ou para obter uma amostra da urina para análise.

Também poderá necessitar de uma cateterização em caso de uma doença ou lesão. Se não conseguir eliminar a urina por si próprio, poderá recorrer à utilização de catéteres.

Como efectuar uma cateterização em si próprio?

algaliação masculina, como colocar

Reuna todos os objectos necessários:

Catéter. O médico indicar-lhe-á o tamanho necessário. Gel lubrificante solúvel em água. Bacia ou recipiente para recolher a urina. Bacia de água morna, sabão, pano absorvente e toalha de rosto. Película de protecção à prova de água ou toalha de banho.

Lave as mãos com água morna e sabão. Deite-se ou sente-se com os joelhos flectidos. Coloque uma toalha ou uma película de protecção à prova de água debaixo do pénis ou deixe-se estar de pé, em frente à sanita.

Lave o pénis usando a bacia de água, o sabão e o pano absorvente. Retraia o prepúcio e lave a glande e o meato urinário, se não tiver sido circuncidado. A glande é a cabeça do pénis.

Enxugue e seque o pénis. Coloque a bacia junto a si para recolher a urina. Aplique o gel lubrificante na extremidade do cateter.

Segure o pénis com a mão esquerda, se for destro. Segure o pénis com a mão direita, se for canhoto. Segure o pénis num ângulo de 90 graus, em relação ao corpo.

Continua depois da Publicidade

Lentamente, coloque o catéter lubrificado no pénis usando a sua outra mão. Quando a urina começar a sair do catéter, introduza o catéter no pénis mais 7,5 cm a 10 cm. Tal garantir-lhe-á que o catéter fica totalmente dentro da bexiga.

Solte o pénis e coloque a outra extremidade do catéter numa bacia ou na sanita. Aperte o catéter, fechando-o com a mão que estava a segurar no pénis, quando a urina já não sair.

Retire o catéter do pénis de forma delicada e lentamente. Mantenha a extremidade levantada para evitar que a urina comece a gotejar.

Puxe o prepúcio para a cabeça do pénis, se não tiver sido circuncidado. Tal evitará o inchaço. Poderá deitar o catéter fora ou reutilizá-lo.

Quando deverá efectuar uma cateterização em si próprio?

Efectue uma cateterização em si próprio pelo menos 4 vezes por dia e ao deitar.

De que forma pode ajudar a evitar uma infecção?

Lave as mãos com água e sabão antes e depois de efectuar a cateterização. Use sempre um catéter novo aquando de cada cateterização ou siga os passos seguintes para lavar um cateter reutilizável.

Lave todos os catéteres usados durante o dia com água morna e sabão. Desinfecte os catéteres num recipiente com água a ferver durante 20 minutos. Tal matará os germes e ajudará a evitar infecções.

Deixe os catéteres a secar à temperatura ambiente sobre um toalhete de papel limpo. Guarde os catéteres secos num saco de plástico limpo. Use cuecas de algodão para permitir uma boa circulação do ar e uma secagem eficaz da zona genital.

Beba 6 a 8 copos (tamanho de uma lata de 33 cl) de líquidos por dia. Tal ajudará a manter a urina transparente e amarela.

Alternativamente, siga os conselhos do seu médico se estiver num regime de limitação de fluidos. A água, o leite e os sumos, especialmente os sumos de uva, laranja, etc., constituem exemplos de bons líquidos para beber.

Limite a quantidade de cafeína que ingere sob a forma de, por exemplo, café, chá e bebidas gasosas. Deite fora os catéteres danificados, endurecidos ou todos aqueles que apresentarem fendas.

Contacte o médico se:

A urina mudar de cor. Lembre-se que alguns medicamentos e vitaminas podem alterar a cor da urina. A urina estiver espessa, turva ou contiver muco.

Detectar manchas vermelhas na urina ou se ela parecer cor-de-rosa ou vermelha. A urina tiver um odor forte. Tiver dores ou ardor na uretra, bexiga ou abdómen. Tiver tremores ou febre acima dos 38°C.

E você, já passou por esta situação inconveniente? Partilhe suas dúvidas e experiências no fórum e ajude muitas pessoas!

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24