Alimentação do Bebê aos 6 Meses

A alimentação do bebê aos 6 meses é muito importante. Esta é uma fase da vida do bebê em que o regime alimentar que o bebê possui é muito importante e até mesmo determinante para o seu adequado desenvolvimento futuro.

Nesta idade, geralmente inicia-se o desmame, pelo que se trata de uma idade muito importante para o bebê mas também para os seus pais.

Nesta altura, os nutrientes que são obtidos através do leite não são só por si suficientes para garantir todas as necessidades nutricionais e alimentares do bebê.

Assim sendo, poderá por estar altura começar-se a introduzir novos tipos de alimentos.

Por exemplo, a carne, é um alimento que introduzido nesta fase ajuda a evitar a anemia. No entanto, esta deverá ser introduzida de forma gradual e não de forma repentina. Idealmente 5 gramas ao almoço e mais 5 gramas ao jantar serão o ideal e suficiente por esta altura.

Deverá começar a introduzir carnes como são o caso do frango, e apenas depois mais tarde carnes como a carne de vaca.

No que diz respeito aos legumes e vegetais, deverá começar por introduzir a cenoura, batata, arroz e abóbora. No entanto, deverá ter o cuidado de oferecer apenas um destes alimentos de cada vez e durante alguns dias seguidos, para que possa conseguir identificar eventuais reacções alérgicas que ocorram devido à ingestão destes alimentos.

Numa fase inicial custará um pouco ao bebê a adaptar-se a este novo regime alimentar. Assim sendo, muitas vezes o bebê irá comer pouco e poderá ter que complementar a sua alimentação com o leite materno.

Ao início procure ter um número de refeições deste género baixo, dando ao bebê idealmente uma refeição com estes novos alimentos uma vez por dia.

Aos 7 meses de idade pretende-se que o bebê consiga fazer já cerca de 4 refeições deste género por cada dia.

A sopa, nesta idade, é muito importante. Mas deverá procurar dar a sopa ao bebê num biberão, para uma ingestão mais facilitada. Deverá de todo evitar o sal nas primeiras refeições do bebê.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.