A alimentação do bebê com 7 meses deverá já ser uma alimentação mais completa, e de todo não ser uma alimentação unicamente baseada no leite materno.
Esta é uma excelente idade para se continuarem a introduzir novos alimentos que foram já começados a introduzir aos seis meses de idade do bebê.
Aos 7 meses, recomenda-se que se sigam as seguintes indicações ao nível alimentar:
- As sobremesas do bebê deverão ser compostas apenas por frutas ou por compotas de fruta;
- Deverão ser ingeridos 700 ml de leite diariamente;
- Deverão ser fornecidas papinhas de carne que seja moída ou desfiada;
- Cereais e legumes amassados deverão ser preferidos em relação a sopas que sejam preparadas no liquidificador;
- Os alimentos sólidos poderão começar a ser introduzidos nesta fase, já que são bastante importantes para que o bebê possa começar a treinar a sua mastigação. São também bons para que o bebê perca o hábito de pegar nos alimentos com as mãos. Banana descascada, lascas de carne, lascas de cenoura, feijão, peixe (sem espinha), requeijão e pedaços de maçã ou pera são alguns dos alimentos recomendados;
- O uso de como e de caneca deverá começar a ser introduzido e treinado por esta altura;
- Dar pão ou biscoitos depois da refeição é também bom, pois ajuda igualmente o bebê a começar a treinar a mastigação;
- A carne deverá ser bem cozinhada, principalmente quando se trata de carnes como a carne de porco. Isto é importante para evitar que os parasitas presentes nas carnes possam afetar o bebê e alojar-se no seu organismo;
- O bebê não deverá ser alimentado nos intervalos das refeições, porque isso fará com que ele tenha a tendência para comer menos às refeições por se sentir mais saciado;
- Frutas e vegetais que sejam cozinhados deverão ser guardados em períodos não superiores a 48 h na geladeira;
- A carne cozinhada não deverá ser guardada na geladeira por mais de 24 h;
- As refeições poderão e deverão ser temperadas com cebola, tomate, ervas finas e sal (mas pouco sal);
- Os óleos deverão ser evitados nestas alturas.
Aos 7 meses de idade o bebê poderá e deverá já fazer cerca de 5 refeições por dia. No entanto, isto varia de criança para criança, pois crianças diferentes terão obviamente necessidades diferentes ao nível alimentar.
Preparação do almoço
O almoço é uma refeição muito importante do dia, e por isso seguem-se aqui algumas sugestões de alimentos que devem fazer parte de uma refeição de almoço.
Nomeadamente, poderemos optar pelas seguintes sugestões:
- 2 ou 3 colheres de sopa de puré de batata inglesa ou de batata-doce;
- 2 colheres de sopa de puré de ervilha ou puré de feijão;
- 2 ou 3 colheres de sopa de massa, arroz, aveia ou tapioca (ou sagu);
- 1 ou 2 colheres de sopa de carne de galinha ou de vaca, que deverá ser previamente moída ou cozida;
- 2 ou 3 colheres de sopa de puré de legumes (cenoura, abóbora, nabo, caruru, espinafre, chuchu ou maxixe).
As sopas que tradicionalmente são preparadas para refeições como o jantar poderão alternativamente ser substituídas por caldo de carne, numa quantidade entre 150 a 210 gramas. Pode ainda substituir-se essa sopa por 1 gema de ovo cozida, 1 ou 2 colheres de sopa de puré de legumes ou 1 colher de sobremesa de algum tipo de cereal.
Dieta do bebê
Vejamos aqui duas sugestões genéricas de dietas para os bebês, nomeadamente para os bebês que façam 4 ou 5 refeições por cada dia.
Para um regime alimentar com 4 refeições por dia mais amamentação deveremos tentar cumprir o seguinte:
- 6 h: amamentação ou biberão;
- 10 h: fruta (cozida);
- 13 h: almoço e sobremesa;
- 16 h: mingau;
- 19 h: jantar e sobremesa.
Para um regime alimentar com 5 refeições por dia mais amamentação deveremos tentar cumprir o seguinte regime de horários:
- 6 h: amamentação ou biberão;
- 10 h: fruta cozida;
- 13 h: almoço;
- 16 h: mingau ou alternativamente fruta cozida;
- 19 h: sopa e sobremesa;
- 23 h: amamentação ou biberão.
Rotina do bebê com esta idade
Um bebê com 7 meses deverá ter uma rotina alimentar mais ou menos específica ao nível de horários.
É importante que sejamos capazes de respeitar os horários das refeições para que o bebê se possa começar a adaptar às rotinas que utilizamos nas nossas casas.
No entanto, em situações que envolvam viagens ou deslocações ou o sono do bebê, os horários das refeições poderão ser mais flexíveis tendo em conta essas situações. No entanto, deveremos tentar procurar que essa flexibilização de horários não seja feita de forma muito frequente.
Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541
A Dra Gizele Ferreira Cunha é Graduada em Medicina pela Universidade de Ribeirão Preto - SP - 2004. Além disso possui:
- Especialização em Alergia e Imunologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2009.
- Especialização em Pneumologia Infantil pelo Hospital das Clínicas da Faculdade de Medicina de Ribeirão Preto da Universidade de São Paulo (HCRP - FMRP - USP) – 2007.
- Especialização em Pediatria pela Universidade de Ribeirão Preto - 2006 .
Endereço: Avenida Senador César Vergueiro, 571 - Ribeirão Preto - SP - Email: cviver@bol.com.br - Telefone: (16) 33291337
- TheBump.com – 7 Month Old Baby
Disponível em: https://www.thebump.com/baby-month-by-month/7-month-old-baby - What to feed your baby
Disponível em: https://www.nhs.uk/start4life/weaning/what-to-feed-your-baby/7-9-months/ - Tua Saúde
Disponível em: https://www.tuasaude.com/alimentacao-do-bebe-com-7-meses/ - SOCIEDADE BRASILEIRA DE PEDIATRIA. Manual de orientação do departamento de nutrologia: alimentação do lactente ao adolescente, alimentação na escola, alimentação saudável e vínculo mãe-fi lho, alimentação saudável e prevenção de doenças, segurança alimentar. 2012. Disponível em: https://www.sbp.com.br/fileadmin/user_upload/publicacoes/14617a-pdmanualnutrologia-alimentacao.pdf. Acesso em 14 Jun 2021
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Receitas Regionais para crianças de 6 a 24 meses. 2010. Disponível em: https://www.cfn.org.br/wp-content/uploads/2017/11/12-receitas-regionais-para-criancas-de-6-a-24-meses.pdf. Acesso em 14 Jun 2021
- MINISTÉRIO DA SAÚDE. Guia Alimentar Para Crianças Brasileiras Menores De 2 Anos. 2019. Disponível em: http://189.28.128.100/dab/docs/portaldab/publicacoes/guia_da_crianca_2019.pdf Acesso em 14 Jun 2021
Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.
Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.