Alimentação do Bebê dos 0 aos 12 Meses

Publicado em 04/09/2014. Revisado por Drª Gizele Cunha (Pediatra, Alergologista e Pneumologista Infantil - CRM/SP: 116541) a 16 dezembro 2018

A alimentação do bebê dos 0 aos 12 meses é uma alimentação extremamente importante para o bebê.

Publicidade

Mais que isso, a alimentação do bebê durante este período de tempo poderá ser extremamente preponderante para o seu desenvolvimento até ao estágio adulto.

Estamos a falar aqui numa idade em que o sistema digestivo do bebê é ainda relativamente frágil, o que significa que o bebê ingere ainda poucos alimentos que sejam sólidos e a sua alimentação centra-se essencialmente no consumo de leite materno.

Durante estes primeiros meses de vida a alimentação do bebê deve evoluir de forma bastante lenta e gradual. Idealmente, até aos 6 meses de vida o bebê deverá apenas ingerir leite materno por causa da questão da imaturidade intestinal já referida.

No entanto, iremos aqui descrever um bom regime alimentar adequado para diversas fases da vida do bebê no seu primeiro ano de vida.

Abaixo você tem um índice com todos os pontos que discutiremos neste artigo:

Dos 0 aos 6 meses

Entre os 0 e os 6 meses de vida o bebê deverá alimentar-se apenas de leite materno. Caso por algum motivo não lhe possa dar leite materno, 6 ou 7 biberões de leite em pó especial para o bebê podem ser utilizados, sendo ainda neste último caso necessário dar água ao bebê frequentemente.

Dos 4 aos 6 meses

Entre os 4 e os 6 meses o bebê pode já começar a ingerir algumas sopas, nomeadamente sopas do género de um puré de legumes, como complemento para um regime alimentar cujo alimento central deverá ser ainda o leite.

Publicidade

Dos 6 aos 7 meses

Entre os 6 e os 7 meses de idade o bebê deverá começar a comer puré de legumes mais vezes ao dia. Pode ainda acrescentar-se nesta altura algum tipo de papa com ou sem fruta para o bebê, mas sem glúten.

A partir dos 8 meses de idade

A partir dos 8 meses de idade o bebê poderá já começar a comer alguma fruta cozida. Para além disso, algumas carnes brancas como o frango ou o peru poderão também já passar a fazer parte da dieta do bebê.

Entre os 9 e os 12 meses

Entre os 9 e os 12 meses a fruta que o bebê come já não precisa de ser fruta cozida, podendo estar crua. O peixe poderá começar a ser introduzido, bem como a continuidade da introdução da carne e nomeadamente carnes brancas.

Publicidade

Ao fim destes meses, ao 12º mês de vida o bebê deverá já tomar o pequeno almoço, o almoço, lanche, jantar e eventualmente uma ceia e alguma comida ao meio da manhã, conforme as suas necessidades energéticas e a vontade que ele demonstre.

Saiba mais sobre:
Publicidade

Alimentação do Bebê dos 0 aos 12 Meses