Alimentação durante a gravidez e aleitamento

Alimentação durante a gravidez e aleitamento.

Durante a gestação e amamentação, é importante que a mulher pense na sua saúde e tenha consciência de que o bem estar e desenvolvimento do bebé depende quase exclusivamente da mãe. Quando se fala de alimentação e nutrição, considera-se que as fases mais exigentes da vida de uma mulher ocorrem durante a gravidez e o aleitamento. Durante estes períodos muito particulares, as necessidades em determinados nutrientes podem aumentar quase para o dobro. No entanto, o valor calórico diário da dieta aumenta apenas 15% ou seja, cerca de 300 calorias extra por dia. Como o aumento calórico é relativamente reduzido, a necessidade em comer muito mais é também relativamente pequena. Por isso se diz que comer bem durante a gravidez não é comer como dois, mas para dois. Assim, é necessário escolher muito bem o que se come e como se come!

Antes de engravidar, aprenda a comer melhor!
Se está a pensar em engravidar, esta é a melhor altura para fazer um balanço da sua saúde e dos seus hábitos alimentares. Isto, porque o bebé desenvolve-se muito rapidamente durante as primeiras semanas de gestação, talvez mesmo antes de descobrir que está grávida. Por isso, adquirir desde já bons hábitos alimentares vai ajudá-la a promover a sua saúde e criar um bom meio de desenvolvimento para o (futuro) bebé.

Comece então por avaliar a sua alimentação:

a sua dieta é equilibrada e variada?

come de todos os alimentos mas com moderação?

ingere pelo menos 2 peças de fruta por dia?

consome legumes a todas as refeições principais?

come também pão, batatas, massa… sem estar sempre a pensar que engordam?

bebe leite todos os dias?

bebe bastante água?

come pelo menos 5 a 6 vezes ao dia?

Se respondeu NÃO a todas ou algumas destas questões, então tem mesmo que repensar a sua alimentação! E mais, se costumava fazer “dieta” antes de engravidar, saiba que esta não é a altura adequada para continuar com grandes restrições!

Aleitamento
Durante o aleitamento, as necessidades em alguns nutrientes são ainda mais elevadas do que durante a gravidez. Para produzir leite, o organismo da mulher consome cerca de 100 a 150 calorias por dia, que vai buscar às reservas do organismo. É por isso que o aleitamento pode ajudar algumas mulheres a reduzir o peso ganho durante a gravidez. Assim, durante o período de aleitamento, a mulher necessita – para além de 500 calorias extra por dia – de mais vitaminas, minerais e água. Por isso, procure comer alimentos ricos em:

Hidratos de carbono: cereais, batatas e pão
Proteínas: carne, ovos, peixe
Cálcio: leite e derivados
Magnésio: legumes, frutos secos e legumes verdes, cereais integrais
Zinco: carne, peixe, ovos
Vitamina B12: carne, peixe, ovos
Vitamina D: a luz solar ajuda o nosso organismo a produzir vitamina D.
Ácido fólico: 500 mg por dia (ver quadro)
Vitamina B6: frango, peixe e porco, cereais inteiros e legumes
E beba bastantes líquidos: 8 a 12 copos por dia

LEIA MAIS sobre a alimentação adequada para os períodos de GRAVIDEZ e PARTO. Fique a saber também como evitar os ENJÔOS e quais são os nutrientes essenciais durante a gravidez.