Alimentação no Inverno

A Alimentação no Inverno:

No Inverno, em altura de bastante frio, só apetece vestir muita roupa, sair o menos possível, ficar a ver televisão embrulhados numa mantinha, comer ou beber um chocolate bem quentinho. Também nesta altura do ano, temos tendência para abusar de comida mais pesada, gorduras, doces.

Pois é, uma desculpa nunca vem só, sedentarismo e alimentação desequilibrada dão normalmente origem a uns quilos a mais, a constipações, a gripes, etc. Se pensarmos que nesta altura do ano o nosso sistema imunitário pode estar mais fragilizado, então passamos a ter outra atitude. Devemos vestir roupa quanto baste para nos aquecer, e contrariamente à nossa tendência, devemos fazer movimentos, não parar.

Também relativamente à alimentação no inverno ela deve ser equilibrada, e tendo sempre como base a roda dos alimentos, devemos aproveitar a fruta e os legumes da época. A laranja e o sumo de limão, ricos em vitamina C, são excelentes para nos proteger das constipações.

Com a enorme variedade de legumes e hortaliças podemos fazer sopas diferentes todos os dias, desde os simples purés de legumes à sopa de feijão, grão, lentilhas. Quanto á água, que também esquecemos de beber porque está frio, ela não deve ser esquecida, pelo menos 2 litros de água por dia são fundamentais para controlar o funcionamento do organismo.