Alimentação para uma pele saudável

Dicas de alimentos e receitas caseiras para uma pele saudável e bonita.

Alimentos bons para uma Pele Saudável e Bonita

Ter uma pele bonita e saudável, é algo que hoje em dia todas as mulheres ambicionam, porém alcançar uma pele perfeita nem sempre é tarefa fácil, pois nem sempre lhe damos a atenção que esta merece. Claro que para este feito não há tratamento melhor do que a realização de alguns tratamentos estéticos, podendo estes ser mais ou menos invasivos, devendo estes serem sempre prescritos pelo ser dermatologista.

Contudo mesmo quando se recorre a um tratamento estético, ter uma pele perfeita continua a ser uma tarefa extremamente difícil, pois existem determinados factores que contribuem negativamente para com a sua jovialidade, dentro dos quais poderemos destacar os que no meu entender têm um papel decisivo, estamos neste caso a referir-nos à prática de exercício físico e à prática de uma alimentação saudável e equilibrada. Sendo assim, tendo em conta toda a importância que anda em volta destes dois componentes é muito importante que passe a prestar mais atenção aos seus hábitos diários, pois só com bons hábitos conseguirá resultados positivos e duradouros.

Deste modo se quer ter uma pele bonita, jovem e livre de imperfeições, os alimentos ricos em vitaminas A, C, D e E não poderão deixar de fazer parte do seu cardápio, para além disso não deve deixar de parte o consumo de lacticínios, verduras, peixes, grãos, preferencialmente integrais, legumes, entre outros. E porque é que estes alimentos são determinantes para a saúde da nossa pele? Para quem não sabe, todos os alimentos que foram anteriormente referidos são ricos em antioxidantes, logo, como sabemos os antioxidantes são determinantes e imprescindíveis no que toca ao combate contra os radicais livres e para além disso são determinantes no que toca ao envelhecimento da nossa pele, uma vez que este tipo de alimentos ajuda a prevenir e a atenuar as marcas do tempo.

Para além destes alimentos, deve também incluir na sua dieta alimentos ricos em cobre e magnésio, uma vez que estes nutrientes atenuam a formação de rugas e atenuam os problemas de acne, promovem a formação de colagénio e aumentam a elasticidade da pele. Podendo desta forma vir a encontrar estes elementos no cacau e na aveia.

Soluções naturais para uma pele perfeita e livre de imperfeições

Para além de todos os alimentos que expomos anteriormente, abaixo deixamos-lhe uma lista um pouco mais detalhada, com mais alguns dos alimentos determinantes no que toca à saúde da sua pele. Com estes jamais terá uma pele baça, sem vitalidade e envelhecida. Deste modo se quer ter uma pele bonita com pouco esforço e acima de tudo com poucos gastos, veja os alimentos que poderão ser os seus aliados no seu dia-a-dia.

Como sabemos, segundo alguns estudos, veio-se a constatar que a vitamina C tem um papel determinante no que toca à protecção da nossa pele contra os raios solares. Deste modo sabe-se que a vitamina C é uma das principais responsáveis pela regeneração celular, bem como pela reparação das células de ADN, danificadas pelos raios UV, prevenindo assim o envelhecimento precoce, bem como o aparecimento de cancro da pele.

Para além disso a vitamina C também contribui positivamente para a formação de colagénio e para o aumento da elasticidade de pele, prevenindo assim a flacidez.  Logo, tendo em conta todos os benefícios que andam em volta da vitamina C, se quer ter uma pele bonita, saudável e radiante os alimentos ricos em vitamina C, como os morangos, caju, citrinos, kiwi, entre outros, são algo que nunca deve faltar no seu cardápio diário. Para além dos alimentos ricos em vitamina C, o consumo de azeite, brócolos, damasco, abacaxi, ovos, nozes, morangos, lacticínios magros, uva, tomate, entre outros, são outros dos alimentos que nunca se deve esquecer de consumir com regularidade, pois estes podem fazer milagres na sua pele.

Agora falando um pouco de forma mais cientifica, sabe-se que o licopeno, substância que dá a cor avermelhada aos alimentos, para além de ser um antioxidante, é um componente fundamental para a protecção das células contra os radicais livres. Isto porque este elemento quando absorvido pelo nosso organismo ajuda a atenuar a acção dos radicais livres sobre o nosso organismo. Para além disso o licopeno atua como protector de queimaduras solares, evitando assim que a pele fique avermelhada após uma exposição prolongada ao sol.

Tendo em conta todos os benefícios que este componente acarreta para o nosso organismo e pele, é muito importante que fique a conhecer as suas principais fontes, de forma a poder incluir esses alimentos no seu dia-a-dia. Deste modo o licopeno poderá ser encontrado em grandes quantidades, no mamão, no tomate e na melancia. Em relação ao seu consumo, sabe-se que o organismo consegue absorver muito mais quantidade de licopeno quando os alimentos se encontram cozinhados, vejamos o caso do tomate. O tomate quando consumido cru, o nosso organismo limita-se a absorver unicamente 13 por cento, enquanto que quando consumido cozido o nosso organismo poderá vir a absorver até 70 por cento do licopeno presente no tomate.

Para além dos benefícios do consumo de alimentos ricos em licopeno apresentados anteriormente, sabe-se também que o licopeno pode ser determinante no que toca à prevenção do cancro da próstata e dos pulmões.

Para além do licopeno, a luteína, substancia que confere a tonalidade amarela ao limão, podendo deste modo vir a ser encontrada nas ervilhas, nos brócolos, nos espinafres e na maior parte das frutas, como o kiwi, o pêssego e a laranja. É também uma das substâncias antioxidantes com maior relevância sobre a protecção da pele no que toca aos raios UV, sendo também hoje em dia utilizada no tratamento de algumas doenças, como é o caso da degenerescência macular da idade. Deste modo pode-se afirmar que esta substância também é determinante para a vitalidade da nossa pele, bem como para a saúde da mesma, uma vez que previne o aparecimento de cancro da pele. Para além de todos os alimentos referidos anteriormente a luteína também poderá ser encontrada no milho, na gema de ovo, nos espinafres e até mesmo no café.

Tenha uma pele bonita e jovem com simples gestos

Actualmente são muitas as pessoas que pensão que só conseguem obter uma pele bonita e jovem com a utilização de cremes e tratamentos caros. Contudo apesar de grande parte desses método serem extremamente eficazes no que toca à desidratação da pele e ao seu cansaço, estes por si só não vão trazer resultados duradouros e eficazes.

De entre todos os factores que levam a que a nossa pele envelheça e perca toda a sua vitalidade, sabe-se que esta pode ficar mais jovem e bonita com a alteração de alguns hábitos no nosso quotidiano. O que hoje lhe queremos dar a conhecer, são 9 dicas bastante simples que lhe serão muito úteis. Com estas jamais verá a sua pele sem brilho e vitalidade.

9 dicas para uma pele bonita e perfeita

1 –  Não exagere nos cuidados que tem para com a sua pele;

Como sabemos, ter uma pele bonita requer alguns cuidados, porém se pensa que cuidar excessivamente da sua pele lhe vai trazer muitos benefícios engana-se, pois por vezes esse acto pode ser muito prejudicial para a sua pele. Por exemplo, tomar banhos muito demorados e quentes, não traz quaisquer benefícios para a sua pele, pois este acto leva a que a sua pele se torne muito seca e sem brilho.

2 – Pratique uma alimentação rica saudável e equilibrada;

Já não é de hoje que se conhecem os benefícios de uma alimentação equilibrada, deste modo se quer ter uma pele bonita e jovem por muito mais tempo, a alimentação poderá vir a ser determinante.

3 – Retire sempre a maquilhagem antes de se deitar;

Nas horas de maior preguiça é comum que muitas mulheres não retirem a maquilhagem. Contudo este acto poderá ser bastante prejudicial para a sua pele, isto porque a pele necessita de respirar e descansar livremente. Logo se dormir maquilhada a pele pode ficar irritada e poderão vir a surgir algumas impurezas, como acne e pontos negros.

4 – Diminua o consumo de doces;

Como sabemos, os doces são para muitas mulheres uma grande tentação. No entanto fique ciente que o consumo excessivo de doces poderá levar ao envelhecimento precoce, isto porque o açúcar em excesso promove a perda da elasticidade da nossa pele, logo existe maior probabilidade do aparecimento de rugas precoces.

5 – Procure fazer semanalmente um limpeza de pele;

Ao longo dos dias, a nossa pele encontra-se constantemente em contacto com alguns radicais livres, como os raios UV e a poluição. Logo para manter a sua pele jovem durante muito mais tempo, é muito importante que procure fazer uma limpeza de pele regularmente, isto para que se consiga eliminar de forma mais eficaz todas as impurezas mais profundas que a pele vai acumulando ao longo dos dias. E não pense que para fazer uma limpeza de pele necessita de ir a um centro de estética, pois para fazer uma limpeza de pele eficaz, basta ter alguns ingredientes na sua despensa.

Deste modo, e tendo em conta a importância da limpeza de pele, queremos dar-lhe a conhecer algumas máscaras caseiras que poderão tornar a sua pele mais bonita do que nunca.

Máscara hidratante abacaxi

Para fazer esta máscara vai necessitar unicamente de: 100 de abacaxi triturado e uma folha de gelatina branca dissolvida.

Preparação

Junte todos os ingredientes no liquidificador e ligue o liquidificador até que todos os ingredientes estejam bem envolvidos. Findo isto, aplique a máscara sobre todo o rosto e deixe actuar durante 10 a 15 minutos. Para finalizar remova a mascara com água morna, limpe o rosto e aplique um bom creme hidratante.

Mascara hidratante abacate

Para fazer esta máscara vai necessitar de: 1 abacate e uma colher de sopa de mel.

Preparação

Coloque todos os ingredientes no liquidificador e ligue o liquidificador até que os mesmos estejam bem envolvidos. Findo isso, aplique a mascara de forma uniforme sobre todo o rosto e deixe actuar entre 10 a 15 minutos. Findo isso retire a máscara com água morna, limpe o rosto e aplique um bom creme hidratante.

6 – Evite exposições prolongadas ao sol;

Todos nós já temos conhecimento de todos os malefícios que o sol poderá trazer para a nossa pele, deste modo, se quer uma pele bonita e jovem por muito mais tempo, deve ter em conta que o sol é um dos principais pelo envelhecimento precoce da mesma. Deste modo é fundamental que evite a exposição solar durante as horas de maior calor, especialmente entre as 11 e as 16 horas. E claro, quando for tomar banhos de sol nunca se esqueça de colocar protector solar.

Outra coisa muito importante e determinante para que possa manter a sua pele jovem, para além de aplicar o protector solar quando for tomar banhos de sol, deve ter a preocupação de o aplicar diariamente sobre as zonas do corpo que estejam sempre em contacto directo com o mesmo, nomeadamente rosto, pescoço e mãos, inclusive durante o inverno, pois apesar do sol parecer inofensivo nessa altura do ano ele também danifica a nossa pele.

7 – Beba muita água ao longo do dia;

A água é um bem indispensável para a nossa vida. Deste modo deve procurar beber pelo menos 1,5 litros a 2 litros de água diariamente, pois só assim conseguirá manter o seu organismo hidratado bem como eliminar eficazmente todas as toxinas que este acumula ao longo do dia.

8 – Durma pelo menos 8 horas diárias;

Dormir bem é algo determinante para a saúde da sua pele, bem como para a sua própria saúde. Pois não é à toa que o sono é denominado por sono de beleza, pois é através do sono que o seu organismo consegue restabelecer toda a sua energia e vitalidade, e claro, quando isto não acontece, acaba-se por se reflectir bastante na sua pele.

9 – Evite o stress e ansiedade;

Como sabemos, o stress é algo que nos irá acompanhar ao longo de toda a nossa vida. Contudo ter uma vida muito estressante pode ser sinónimo de envelhecimento precoce, isto porque tanto o stress e a ansiedade acabam por actuar de forma negativa sobre o nosso organismo, tanto a nível interno como a nível externo. Deste modo é muito importante que procure organizar melhor o seu dia-a-dia, pois só assim conseguira uma vida jovem plena de alegria e satisfação.