Alimentação por Gastrostomia percutânea endoscópica (PEG)

Revisão Clínica: Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Atualizado: 08/09/24

Alimentação por  gastrostomia percutânea endoscópica (PEG):

Continua depois da Publicidade

O que é?

Um tubo de gastrostomia percutânea endoscópica (PEG) consiste num tubo de plástico muito macio que, sendo introduzido no estômago, é utilizado para efeitos de alimentação. É vulgarmente designado por tubo PEG (Percutaneous Endoscopic Gastrostomy). O tubo PEG é introduzido no estômago através de um estoma (orifício aberto no abdómen ou barriga) durante um procedimento cirúrgico. Este tubo permite-lhe obter os alimentos (em estado líquido) e os líquidos necessários ao seu organismo sem ter de usar a boca e o esófago (tubo de deglutição). O tubo PEG pode ser usado durante um curto período de tempo ou permanecer no local durante toda a sua vida.

Porque é necessário?

Poderá necessitar de um tubo de gastrostomia percutânea endoscópica (PEG) devido a problemas associados com a ingestão ou a deglutição. Poderá não conseguir comer como consequência de uma lesão ou de uma doença grave, tal como o cancro ou um traumatismo. Poderá necessitar de um Tubo PEG enquanto recupera de uma cirurgia ao estômago ou ao intestino. Os alimentos desempenham um papel importante para manter o seu organismo vivo. A ingestão de alimentos na quantidade certa também o pode ajudar a recuperar mais depressa de uma lesão ou doença.

Manutenção:

Cabe-lhe a si assegurar a manutenção do seu Tubo de gastrostomia percutânea endoscópica em casa. Tal inclui alimentar-se a si próprio através do tubo PEG. Após cada refeição introduzida pelo tubo, deverá proceder a uma infusão (irrigação) do interior do mesmo. Também deverá limpar a pele em torno do tubo PEG. Finalmente, deverá limpar o equipamento usado para a refeição.

Apoio:

É difícil aceitar que se tem uma doença ou lesão que nos obriga a necessitar de um tubo PEG. É possível que você e as pessoas que lhe estão mais próximas se sintam revoltados, tristes ou assustados. Estes sentimentos são normais. Desabafe com o seu médico, familiares ou amigos. Deixe que eles o ajudem. Incentive as pessoas que lhe estão mais próximas a falar com o seu médico sobre a forma como as coisas estão a correr em casa. Ele poderá ajudar os seus familiares a encontrar a melhor forma de apoiar um portador de um Tubo PEG.

Poderá, eventualmente, querer juntar-se a um grupo de apoio um grupo de pessoas que também tenham uma lesão ou doença como a sua. Solicite ao seu médico o nome e o contacto deste tipo de grupos na sua cidade ou contacte uma das seguintes organizações nacionais para obter mais informações.

Nota: Este conteúdo, desenvolvido com a colaboração de profissionais médicos licenciados e colaboradores externos, é de natureza geral e apenas para fins informativos e não constitui aconselhamento médico. Este Conteúdo não pretende substituir o aconselhamento médico profissional, diagnóstico ou tratamento. Consulte sempre o seu médico ou outro profissional de saúde qualificado sobre a sua condição, procedimento ou tratamento, seja um medicamento prescrito, de venda livre, vitamina, suplemento ou alternativa à base de ervas.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

Encontrou um erro? Está faltando a informação que está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


    Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a questões sobre a sua saúde ou aconselhá-lo/a nesse sentido.
    Última atualização da página em 08/09/24