Alimentação rápida e saudável

Alimentação rápida e saudável

Normalmente, não tenho muito tempo para almoçar. Costumo comer uma sopa, uma sandes de carne assada ou de frango e bebo um sumo de laranja natural. Um destes dias disseram-me que era melhor comer a fruta em vez de beber o seu sumo. Gostaria de saber se isto é verdade e se esta teoria se aplica a todos os frutos ou só à laranja.

Marília Correia

Antes de mais deixe-me que lhe diga que, se almoça assim todos os dias, corre o risco de estar a fazer uma alimentação bastante monótona. No entanto, mais vale comer assim, do que comer fritos e outros alimentos mais gordos e açucarados.

Quanto à fruta, pode-se de facto comer em sumo ou inteira. A vantagem de comer uma peça de fruta inteira, está na quantidade de vitaminas e fibras que a sua casca contém (maior concentração na casca do que na polpa do fruto). Isto, evidentemente, no caso da maçã, pêra ou outros frutos cuja casca se come. No caso das laranjas, rejeitam-se por vezes as cascas brancas que são excelentes fornecedoras de fibra e óptimas reguladoras do nosso intestino.

Existem, ainda, outros inconvenientes em relação ao sumo. Por exemplo, em relação ao seu teor de frescura, quanto mais velho for o sumo maior a perda de vitaminas; a adição de água e de açúcar reduz o conteúdo em vitaminas e aumenta o valor calórico, respectivamente.

Em resumo, se pensarmos bem mais vale comer a fruta! Mas, entre beber sumo ou não comer fruta, mais vale beber o sumo natural da fruta.