Alimentos Que Fazem Bem ao Cabelo

Revisado por Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692). Publicado em 6 de maio de 2011

Diga-me o que come? Não é preciso! O seu cabelo fala por si. E se quer que fale em saúde, alimente-o bem.

Conheça alguns alimentos bons para fortalecer o cabelo.

Agredidos diariamente por factores incontroláveis, os cabelos sofrem e a sua beleza ressente-se.

A poluição, o sol, as secagens e os apertões, fazem-no perder o brilho.

Mas os alimentos podem trazê-lo de volta! Dietas deficientes em proteínas, vitaminas e aminoácidos são muitas vezes responsáveis por um cabelo fraco, sem brilho e quebradiço, afectando ainda o seu crescimento.

Estes nutrientes, quando são necessários, e não existem em reserva no organismo, são “sugados” dos cabelos, que por sua vez se ressentem.

Até mesmo a queda de cabelo pode não ter origem nem no stress, nem nas hormonas, mas sim naquilo que anda, ou melhor não anda, a comer.

Pode ser o resultado de uma carência acentuada de oligoelementos; tais como o ferro, o magnésio, o cálcio, o potássio e o zinco; e de proteínas animais.

Quando pensar em perder peso, não se esqueça que há nutrientes que não podem faltar.

E que a sua falta pode pesar não só na sua saúde como também na beleza do seu cabelo.

O tabaco também se reflecte no seu cabelo, não só pelo odor desagradável que fica, mas também porque reduz o fluxo de sangue no couro cabeludo, deixando-o pobre em nutrientes.

A ingestão de álcool, por sua vez, rouba do organismo uma série de vitaminas.

Vitaminas para os cabelos

Para ter cabelos bonitos é importante que mantenha uma dieta rica em proteínas e vitaminas, vitamina A, vitamina E, vitamina C e vitamina B.

O excesso de gorduras pode ser prejudicial, especialmente para quem tem cabelo oleoso.

No entanto, o azeite e a margarina, ricos em gorduras insaturadas, podem ser uma importante fonte de brilho, garantindo a lubrificação capilar.

Existem ainda outros alimentos que deve incluir na sua dieta, pela saúde dos seus cabelos. Conheça-os!

  1. Crustáceos, gema de ovo, fígado e vegetais com folhas escuras – são ricos em ferro, mineral que influencia o processo de crescimento do cabelo.
  2. Cereais integrais, carnes, leite, peixes e vegetais folhosos- têm vitaminas do complexo B, que ajudam na nutrição do couro cabeludo.
  3. Fígado, gema de ovo, pêssego, melão, vegetais amarelos e verde-escuros – são ricos em vitamina A, que fortalece os fios.
  4. Citrinos e tomate – têm vitamina C, que estimula o crescimento e melhora a irrigação sanguínea.
    Lembre-se: comece por cuidar da sua alimentação e orgulhe-se dos seus cabelos!

Saiba O que São e Para que Servem os Alimentos Funcionais

A informação foi útil? Sim / Não

Ajude-nos a melhorar a informação do Educar Saúde.

O texto contém informações incorretas? Está faltando a informação que você está procurando? Se ficou com alguma dúvida ou encontrou algum erro escreva-nos para que possamos verificar e melhorar o conteúdo. Não lhe iremos responder diretamente. Se pretende uma resposta use a nossa página de Contato.


Nota: O Educar Saúde não é um prestador de cuidados de saúde. Não podemos responder a perguntas de saúde ou aconselhá-lo nesse sentido.
Autores
Reinaldo Rodrigues (Enfermeiro - Coren nº 491692)

Enfermeiro - Coren nº 491692

O Reinaldo Rodrigues formou-se em agosto de 2016, pela Universidade Padre Anchieta, em Jundiai. Fez curso de especialização em APH (Atendimento Pré-Hospitalar), pela escola 22Brasil Treinamentos, em Barueri, curso de 200 horas práticas, com foco em acidentes de trânsito.

Trabalha como Cuidador de Idosos há 5 anos, e possui experiência em aspiração de vias aéreas, banho de aspersão, curativos, tratamento e prevenção de Lesão por Pressão, gerenciamento de Equipe de cuidadores com elaboração de escalas. Treinamento e acompanhamento de cuidadores nas casas dos pacientes.

Também pode encontrar o Reinaldo no Linkedin.

Última atualização da página em 08/08/19