5 Incríveis Alimentos que Estragam os dentes

Revisado por Drª Raquel Camelo (Dentista - CRO MG nº 45914) a 20 novembro 2018

Nós todos sabemos que os doces e refrigerantes não são bons para os dentes, mas os açúcares e os ácidos encontrados em outros alimentos, aparentemente inócuos (e até mesmo saudáveis) também podem prejudicar a nossa saúde dental.

alimentos-que-estragam-os-dentes

Marc Lowenberg, uma estética especializada com sede em Nova York dentista, fez uma palestra sobre os 5 principais elementos que danificam os dentes sem você perceber, e como prevenir a deterioração ocorrer.

Sumos Artificiais

Enquanto as garrafas de sumos prensadas em frio podem conter nutrientes benéficos para a saúde, a bebida também tem um elevado teor de açúcar prejudicial para os dentes. Além disso, dependendo da marca, muitos sumos de conter uma quantidade muito maior do que a de um batido de chocolate ou açúcares de soda.

De acordo com LOWENBERG, este açúcar é consumido pelas bactérias na boca e torna-se um esmalte do dente ácido desgasta e pode causar cavidades, de modo que o excesso de bebida é prejudicial para a saúde.

Solução: beber o sumo com a ajuda de uma palhinha ajuda a manter o açúcar para longe da superfície dos dentes. Além disso, não esperar mais de 45 minutos para escovar os dentes depois de ter utilizado este tipo de bebida. O importante é começar imediatamente limpas porque o ácido amolece o esmalte e os deixam ainda mais vulneráveis para danificar os dentes.

dentes-estragados

Vitaminas mastigáveis

Seu sabor e textura é um prazer, e não são bons para os dentes. Na verdade, a sua composição e o pegajoso açúcar adere muito bem aos dentes e pode causar cáries quase imediatamente.

Solução: Tome vitamina em forma de pílulas ou comprimidos diluídos em água. Seu sabor não é tão bom como vitaminas mastigáveis, mas irá salvar uma viagem ao dentista.

Molho Barbecue

Este molho é essencial para churrascos de verão e churrasqueiras. Mas a maioria das pessoas não sabem que este molho que banha o frango e as costelas também está banhando os dentes de açúcar (mais de um terço do produto (34%) é puro açúcar), o que poderia causar a descoloração dos dentes e danificá-los se você o tiver na boca durante muito tempo.

A solução: Os cientistas recomendam colocar sobre os dentes uma fina camada de vaselina antes de tomar este molho, criando uma barreira entre o molho e o esmalte dos dentes. No entanto, a sensação gelatinosa que é criada com a Vaselina nos dentes não é nada agradável, por isso a solução mais eficaz é a de escovar os dentes imediatamente após o jantar.

Frutas cristalizadas

Enquanto algumas frutas frescas são bons para os dentes (como as maçãs e peras), as cristalizadas podem se tornar realmente prejudiciais para os nossos dentes. As frutas cristalizadas que são comercializados muitas vezes são ricas em açúcar, que facilmente adere aos dentes.

Solução: Você deve beber água depois de comer e escovar os dentes 20 minutos após escovação e fio dental para se livrar de qualquer restante do açúcar entre os dentes.

Vinho branco

O Vinho tinto tende piorar a coloração dos nossos dentes, no entanto, o vinho branco também não é muito melhor em termos de saúde bucal: O ácido presente no vinho branco corrói o esmalte dos dentes deixando-os vulneráveis a manchas que outros alimentos ou bebidas podem causar.

Solução: comer queijo com vinho! É rico em proteínas, cálcio e fósforo, os elementos que ajudam a tamponar os ácidos que o vinho deixa sobre os dentes. Outra possibilidade é realizar um gargarejo com água depois de beber, para eliminar acidez dos dentes.