20 Alimentos ideais para ter uma pele perfeita

Cada vez mais os cuidados com a pele são importantes e levados bastante em contas por muita gente. Vejamos aqui alguns alimentos para uma pele perfeita, que são alimentos que possuem substâncias que favorecem a manutenção de uma pele bonita e saudável.

chá verde

De forma muito genérica, as frutas, legumes e verduras em geral são alimentos que propiciam a manutenção de uma pele bem cuidada.

Isto acontece porque são alimentos geralmente ricos em antioxidantes que ajudam a proteger as células existentes na pele contra agressões.

De uma forma mais concreta, poderemos aqui listar alguns alimentos importantes para que possa ter uma pele perfeita, nomeadamente:

oxicoco, arando vermelho (vaccinium macrocarpon)

  • Chá verde e frutas vermelhas em geral (especialmente frutas como o mirtilo ou a amora), porque são alimentos ricos em antioxidantes e ajudam a combater o envelhecimento da pele. Especialmente, estes alimentos são bons para evitar o envelhecimento da pele da zona do rosto;
  • Peixes gordos (salmão, sardinha, etc.), que são ricos em omega 3, uma substância que possui um bom efeito anti-inflamatório;
  • Vegetais e frutas alaranjadas, como é o caso da cenoura. Estes alimentos possuem geralmente uma boa quantidade de betacarotenos, que ajudam a combater significativamente os efeitos nocivos na pele dos raios UV-A e dos raios UV-B, o que ajuda a proteger a pele e a mantê-la mais bonita e brilhante (no bom sentido, não brilhante no sentido relacionado com oleosidade);
  • Frutas cítricas como a laranja, o limão e o kiwi. Estes frutos são ricos em vitamina C que ajudam a formar colagénio, que é uma substância muito importante para o rejuvenescimento da pele;
  • Frutas secas, como é o caso das amêndoas e da avelã. Estas fruta são ricas em vitamina E, que é responsável pela regeneração da pele.

amora silvestre

Para além de todos os alimentos aqui referidos, a hidratação da pele é um factor também extremamente importante. Nomeadamente, a ingestão diária de 1,5 a 2 L de água é fundamental para que a pele se mantenha saudável.

Alimentos para pele com acne

Para pessoas que possuam acne, isto é, espinhas que aparecem fundamentalmente na zona do rosto, existe também uma boa lista de alimentos a ter em conta.

Semente de Chia

Nomeadamente, deverá beneficiar-se uma dieta que inclua salmão, atum, sardinha e sementes de chia (leia » Chia: Para que Serve, Benefícios, ContraIndicações e Informação Nutricional), entre outros tipos de alimentos. No geral, alimentos que sejam ricos em omega 3, que tem uma acção anti-inflamatória bastante importante.

Todos os alimentos que possam, de uma forma ou de outra, contribuir para um aumento da oleosidade da pele, deverão ser evitados.

Nomeadamente, falamos aqui de alimentos como as nozes, produtos de origem láctea, chocolate, açúcares e alimentos gordurosos deverão ser alguns dos alimentos a evitar de todo, sempre que possível.

Evite também alimentos que sejam muito processados e industrializados, beneficiando uma dieta mais rica em alimentos naturais, como é o caso das frutas, verduras e legumes.

Alimentos para pele seca

Os grandes benefícios de comer melancia

Para quem possui uma pele seca, existem também alguns alimentos que deverão ser especificamente preferidos em relação a outros. Nomeadamente, falamos aqui da melancia, tomate, rabanete e melão.

Estes alimentos são bastante ricos em água, e por isso irão ajudar a que a pele fique mais hidratada e consequentemente menos seca.

Deveremos ainda procurar alimentos que sejam ricos em vitamina E, que tem uma boa acção reparadora da pele. Entre outros, alguns dos alimentos que podem ser utilizados para obter vitamina E são as avelãs, amêndoas, amendoim, sementes de girassol e castanhas.

amendoas

A ingestão de muita água é essencial para a hidratação da pele. Idealmente, deverá ser bebida água ao longo de todo o dia. Evite adicionar açúcar na água, pois o açúcar é prejudicial para a pele.

Alimentos para pele flácida

Para quem possui uma pele com alguma flacidez, recomenda-se o consumo da laranja, kiwi, limão, tangerina e outros frutos cítricos em geral. Isto porque estes frutos são ricos em colagénio, o que ajuda a manter a pele mais firme e menos flácida.

foto de kiwi

Alguns alimentos antioxidantes são também muito importantes, pois ajudam a combater o envelhecimento precoce da pele. Entre estes alimentos encontram-se o chá verde e os frutos vermelhos, por exemplo.