Alimentos para uma Pele Saudável e Bonita

Revisado por Dr Pedro Secchin (Dermatologista CRM-SP 195965) a 16 dezembro 2018

Conheça alguns alimentos para uma pele saudável, bonita e sempre jovem.

A maioria das pessoas acredita que para ter uma pele saudável tem que usar produtos extremamente caros, realizar limpezas de pele diariamente e seguir alguns dos tratamentos mais complexos que existem nas clínicas e salões de estética.

Todavia, um dos factores mais importantes para quem deseja ter uma pele saudável é a sua alimentação e as escolhas que faz no dia-a-dia.

A alimentação da maioria das pessoas de hoje em dia, principalmente nas sociedades mais avançadas, é deixada de lado e são poucos os cuidados que se tem, pois o tempo é pouco e é das primeiras coisas a esquecer. A comida rápida, as refeições encomendadas e até mesmo a falta destas são bastante comuns nas pessoas que têm horários muito apertados, dando assim prioridade a outras tarefas do que a alimentação diária.

Com essa falha na alimentação do dia-a-dia, começam a surgir vários problemas de saúde, sendo um dos mais comuns, mas talvez menos importantes para a maioria das pessoas, está as doenças de pele. Assim, para ter uma pele saudável, uma das primeiras coisas a ter em atenção é a alimentação e os alimentos escolhidos para esta.

Por outro lado, a nossa pele está constantemente a ser bombardeada por produtos químicos e agentes nocivos, mesmo quando existem os maiores cuidados, por isso nada mais importante do que escolher alguns alimentos saudáveis, incluindo-os na dieta diária, para conseguir chegar aos resultados pretendidos.

Melhores alimentos para uma pele saudável, bonita e sempre jovem

Quando se fala em pele saudável, a referência é feita à diminuição da existência das rugas, à eliminação por completo da pele seca e das células mortas, assim como ao aumento da elasticidade, conseguindo assim reverter as linhas do tempo, sendo que tudo isso é possível fazer através de uma escolha acertada dos alimentos ingeridos diariamente.

Existem muitos alimentos que se destacam pelas suas características e composição, contudo destacamos os principais no que diz respeito à pele saudável:

Legumes

Os legumes são recomendados por todos os nutricionistas, no entanto no que diz respeito à pele, são fundamentais para quem quer evitar ao máximo as borbulhas. Dar preferência às folhas verdes, como couves ou espinafres, pois estas têm antioxidantes anti-inflamatórios e produtos alcalinos, que têm funções essenciais para quem quer ter uma pele saudável.

Iogurtes

Os iogurtes são ricos num tipo de bactérias boas, que geralmente se encontram no intestino, no entanto quando estes são ingeridos aumentam a quantidade de probióticos, estimulando o sistema imunitário e promovendo a digestão fácil.

Omega 3

É provavelmente uma das substâncias mais faladas pelos nutricionistas, pelas inúmeras vantagens que apresenta para a saúde em geral do organismo, presente em sementes e até alguns peixes.

No que diz respeito às sementes, destaque para as sementes de girassol, chia e linhaça, que são óptimas para a pele, podendo misturar com o iogurte e conseguem assim aumentar a proteção.

Já no que diz respeito aos peixes, destaca-se o atum, salmão e sardinha, devendo estes ser grelhados para que conduza também a uma alimentação equilibrada.

Vitamina B3

Não é das mais referidas, no entanto está presente em alimentos que ingerimos quase diariamente, nomeadamente os ovos e o leite. Esta vitamina é responsável por regular a oleosidade, algo essencial para a pele, principalmente do rosto.

Vitamina C

Esta sim, uma das vitaminas mais comuns e procurada pela maioria das pessoas devido às suas funções, auxilia também o combate à flacidez, algo essencial à pele. Está presente em frutas, nomeadamente sumos de frutas, como acerola, morango, caju, laranjas e limão.

Frutos Secos

Cada vez mais presentes nas dietas aconselhadas por especialistas, contém no seu interior uma vitamina fundamental para que o organismo processe os carboidratos e a gordura, ingeridos na restante dieta, a biotina. Quando existe uma quantidade inferior ao desejado desta vitamina no organismo, a pele fica seca e o cabelo e unhas começam também a ficar fracos.

Chá verde

Essencial para qualquer pessoa que tem uma longa exposição solar diária, pois o chá verde é um dos mais poderosos antioxidantes que podemos encontrar na natureza, ajudando assim a eliminar quase por completo os malefícios dos radicais livres, provocados pelo próprio oxigénio e, como referido antes, exposição solar.

Tomate

Preferencialmente em forma de pasta de tomate concentrada, é ideal para eliminar os efeitos nocivos da exposição solar, mantendo a pele saudável e jovem por mais tempo.

Romã

Poderá ser usada de duas formas, ou ingerindo em forma de fruta, ou fazendo uma pasta e aplicando directamente na pele, serve para melhorar os sinais da idade, ajudando a mesma a produzir mais colagénio, essencial para uma pele saudável.

Além disso, não é propriamente um alimento que seja necessário indicar, até porque é aconselhado por qualquer médico a sua ingestão em boas quantidades diariamente, para o bem da saúde geral do organismo, a água apresenta funções extremamente importantes para quem quer uma pele saudável. Mantém a mesma hidratada e ajuda a que esta consiga aguentar os agentes nocivos que surgem diariamente.